TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integridade nas pequenas empresas

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

IFSP-Campus São Roque   [pic 1]

João Victor Albergaria Molina

Marcelo Rodrigues de Araújo

Vinicius Eduardo Adriano de Carvalho

Integridade nas pequenas empresas

São Roque-SP

2018

João Victor Albergaria Molina

Marcelo Rodrigues de Araújo

Vinicius Eduardo Adriano de Carvalho

Integridade nas pequenas empresas

Trabalho de Gestão de pequenas empresas

 apresentado ao Professor Alberto

Pascoal Trez referente ao curso de

Bacharelado em Administração do

IFSP-Campus São Roque

São Roque-SP

2018

Sumário

Introdução:        5

Panorama das pequenas empresas brasileiras:        6

Os desafios e benefícios de agir eticamente:        7

Complince:        7

Benefícios da integridade:        7

A vulnerabilidade das Pequenas Empresas:        8

Limite da integridade:        8

Integridade numa economia em expansão:        9

Integridade na internet:        9

Questões de integridade de âmbito internacional:        10

Construindo Uma Empresa com integridade        11

Fundamentos fortes:        11

Liderança com integridade:        12

Cultura organizacional apoiadora:        12

Conclusão:        14

Referências:        15


Introdução

Neste trabalho iremos apresentar um panorama de como as pequenas empresas brasileiras podem elaborar um programa de integridade e além disso seus benefícios, dentre eles uma credibilidade maior que pode ser um diferencial nesse mercado globalizado e cada vez mais dinâmico e competitivo.

Este trabalho tem como base a literatura norte americana e depois da análise deste material, aplicamos ou adaptamos a nossa situação política e econômica, com modelos que podem e devem ser acessados por gestores de pequenas empresas que pretendem e devem aplicar um programa de integridade para se manter em conformidade com a lei anticorrupção. 

Panorama das pequenas empresas brasileiras:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Integridade: em geral, é definida como a qualidade daquele que se comporta de maneira correta, honesta e contrária a corrupção. Essa pessoa honesta e integra é tida como exemplo a ser seguido, a integridade traz confiança, conforto e lealdade.

Os desafios e benefícios de agir eticamente:

Complince

        

É uma palavra de origem inglesa que significa conformidade. Adotar o complince significa agir de acordo com o previsto na lei e em obediência a regras éticas e morais, sem transgressões.

A lei 12.846 chamada de lei anticorrupção, publicado em 2013, e regulamentada em 2015 pelo decreto 8.420, coloca as pequenas e grandes empresas de antes das mesmas exigências, a obrigatoriedade de seguir o complince como um conjunto de esforços para prevenir e combater atos de corrupção.

Não se trata apenas de não cometer nenhuma irregularidade, já que a lei prevê a responsabilização objetiva, ou sela, as empresas poderão ser responsabilizados por práticas de Atos que prejudicam a administração pública, não somente o funcionário ou pessoas que praticaram o ato serão penalizados, o simples fato de a empresa se beneficiar já é o suficiente para determinar sua punição, independente a comprovação de culpa ou intenção da empresa envolvida.

A lei prevê uma multa que varia entre 0,1% a 20% do faturamento bruto da empresa no ano anterior, sendo de no mínimo R$ 6 mil e de no máximo R$ 60 milhões.

O Rigor é o mesmo, mas abordagem recebeu uma versão simplificada pela Portaria 2.279 da Controladoria Geral da União (CGU). Quem retirou algumas especificações que não abrange os pequenos negócios. Simplificando atendimento e facilitando o comprometimento e fazendo das Pequenas Empresas amigas da sociedade.

Benefícios da integridade

O comportamento antiético pode levar a vendas imediatas, mas, com o tempo, a reputação da empresa pode sofrer graves consequências, causando principalmente impactos à sua imagem e à sua marca.
As pessoas que se comportam de acordo com os mais elevados padrões éticos veem sua reputação subir devido à confiança e a credibilidade transmitidas.
Uma reputação favorável fará mais pela criação de vendas e por um sucesso duradouro do que qualquer comportamento antiético.

As principais vantagens obtidas por empresas éticas são:


• Desenvolvimento e fortalecimento das relações de confiança, tornando-as mais estáveis, produtivas e lucrativas para seus clientes e colaboradores, atraindo fortes parcerias comerciais;


• Criação de um ambiente de trabalho saudável e consequentemente mais produtivo, atraindo e retendo talentos; 


• Torna positivas as experiências de compra e venda nas transações comerciais;


• Aumento da confiança e da reciprocidade, por consequência melhorará também sua imagem, tornando mais sólida sua marca;


• Melhora a disposição para o trabalho de equipe, aumentando o diálogo, a integridade e a sensação de comunidade e de valores compartilhados, apoiando o crescimento e o amadurecimento dos colaboradores;


• Facilita o acesso a financiamentos, pois é tendência dos fundos de investimentos financiarem apenas empresas éticas e socialmente responsáveis;


• Contribui para sua legitimidade perante o Estado e a sociedade;


Além de ser fonte de maior valor agregado para as marcas, ética significa obtenção de resultados que favorecem a empresa no jogo competitivo do mercado.


Essa é a principal vantagem que uma empresa pode querer, uma vez que esses benefícios podem significar sustentabilidade e longevidade (sobrevivência) maiores nos negócios, principalmente, em mercados altamente competitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (492 Kb)   docx (931.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com