TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Alpha

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  2.047 Visualizações

Página 1 de 2

Inteligência Alpha é a capacidade de compreender o significado de aspiração, de conseguir enxergar o que nos leva à felicidade, considerando o fato de que trabalhar a vida toda em algo que detestamos, sem prazer no ofício, não é razoável para nosso bem estar.

Aspiração é o elemento fundante de Inteligência Alpha. Ela é capaz de organizar nossas escolhas, de fazer com que possamos encarar o dia-a-dia com disposição, pois quando temos um objetivo, quando damos um rumo às nossas vidas na busca pela felicidade, entendemos que alguns “sacrifícios” devem ser feitos para lograrmos sucesso em nossa aspiração. Nos ajuda a responder a nós mesmos o que queremos de nossas vidas, onde queremos chegar, como queremos gastar nossa existência.

Para desenvolver a inteligência alpha precisamos acreditar em nosso potencial, e quando temos foco, absorvemos conhecimento com muito mais facilidade. Para isso, precisamos “enxergar” o motivo principal de estarmos fazendo algo em específico. Como por exemplo um aluno que se dedica a cada matéria de seu curso com a intenção de concluí-lo da melhor forma possível.

Parte para que tudo isso seja conquistado é o desenvolvimento da habilidade social. Deve haver respeito ao próximo, enxergando-os como parte de nossa história e nós mesmos como parte de suas histórias, tanto pessoais quanto profissionais. Devemos sempre buscarmos ser éticos, pois é a busca pelo bem social que faz com que nos sintamos bem conosco. A ética nos ajuda a viver melhor, harmonizar nossos desejos, nos ajuda a escolher de acordo com nossa aspiração. Precisamos descontruir preconceitos, sermos solidários, humildes e responsáveis, gentis e corajosos.

Outra parte fundamental é o desenvolvimento da habilidade emocional, sendo este o grande pilar da inteligência e da educação. Não é possível desenvolver a cognição e a habilidade social sem que a emoção seja trabalhada.

Dito isso, podemos concluir que a Inteligência Alpha é a “inteligência aspiracional”. É a compreensão de que precisamos ter um tema para viver. Algo que nos guie além das dificuldades que nos cercam. Ao trabalhar com a nossa aspiração, a Inteligência Alpha nos ajuda a resgatar o que de fato importa em nossas vidas. As pedras no caminho não devem roubar o entusiasmo de realizar nosso ofício. É exercer liderança sobre nossa própria vida e ter a capacidade de transformar nossos sonhos em realidade.

Inteligência Alpha: uma reflexão  sobre o potencial humano

Paloma M. De Oliveira, Bruno Ianino Vieira, Ana Carolina

ADM – Turma B

Profª.: Rosângela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com