TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet nos aparelhos de TV

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

SÁVIO VINÍCIUS DA S. SOUSA

A INTERNET NOS APARELHOS DE TELEVISÃO

JOÃO PESSOA – PB

2015

SÁVIO VINÍCIUS DA S. SOUSA


A INTERNET NOS APARELHOS DE TELEVISÃO

Artigo Científico apresentado como Trabalho da matéria de Metodologia do Curso de Bacharel de Administração na FAESNE – Faculdade de Ensino Superior do Nordeste.

Orientadora: Prof. Ana Flávia

JOÃO PESSOA – PB

2015

SÁVIO VINÍCIUS DA S. SOUSA


RESUMO


A tecnologia é de suma importância nas nossas vidas, ela é uma necessidade absoluta que não podemos negar. Em outras palavras ela responde a maioria dos problemas e necessidades da humanidade, ela aponta para o maior conforto de utilização de qualquer forma pois ela sempre orienta a facilitar a vida.

Na tecnologia da Smart TV não é diferente, ela surgiu para facilitar as nossas vidas dando mais funções para o jurássico aparelho de TV que só servia para ver e ouvir programas que passam na TV e muitas vezes não é o que queremos assistir naquele momento.

Com a chegada da Smart TV, o usuário faz a sua própria programação, com uma diversidade de aplicativos para escolher o que quer fazer, quando quer fazer. Além de acessar e-mails, rever programas já exibidos na TV, acessar redes sociais, a Smart TV também lhe proporciona uma loja de aplicativos para escolher o que você quer adicionar na sua TV.

Após todas essas características, entendemos o porquê de tal popularização, após experimentar tal tecnologia, o usuário percebe que ter o universo da internet na tela da TV abre um mundo de possibilidades, e elas só tendem a aumentar. Isso significa a liberdade de escolha do usuário, que cada vez mais dependem menos das grades de programação das emissoras.

Palavras-chave: Smart, Televisão; Smart TV; Tecnologia, Internet, Netflix, Youtube.


1 INTRODUÇÃO

Segundo AMORA (1999) “Tecnologia é um conjunto de princípios científicos que se aplicam aos diversos ramos de atividade”. Perante a isso pode-se dizer que a tecnologia faz parte de um composto de métodos e técnicas da ciência e da engenharia que visam resolver problemas ou facilitar a vida dos consumidores.  

Soma-se a isso, Olinto (2009) “Smart é um adjetivo em inglês que significa esperto ou inteligente em português”. Também é um termo que está relacionado com tecnologias avançadas, mais concretamente em termos como smartphone e Smart TV.

Nos dias atuais, esta pequena palavra muda totalmente a funcionalidade do seu aparelho, pois com ele é possível acessar a internet, ouvir música, ver vídeos, pagar contas, acessar as redes sociais, ler livros etc. As TVs que só servem para ver novelas e filmes, com um tempo não irão servir mais. Aquele celular que só fala e manda mensagens, não demorará muito para se tornar uma relíquia. Até as casas que hoje em dia apenas servem para dormir com um tempo vão se adequar a era Smart, surgindo funções novas como detectar se há alguém em casa, esquentar a água do chuveiro de acordo com o clima em sua região, etc.  

Antigamente levava-se anos para que uma nova tecnologia fosse descoberta, eram milhões de horas gastas estudando como deixar tais funcionalidades mais práticas, mais eficientes. Até que os anos se passaram, e descobrir uma nova tecnologia, que antes era algo complexo, já não se parecia um “milagre”, eram questão de meses, dias. E no século XXI tornou-se questão de minutos, já que a cada momento surge uma nova ideia de criar algo novo e até mesmo de “otimizar” algo que já foi feito. Grandes exemplos das tecnologias atuais foram as telas com resposta ao toque, o armazenamento em nuvem, entre outros.

Neste contexto, este artigo tem como objetivo geral abordar a revolução digital da televisão na era moderna, com ênfase nas mudanças dos meios de comunicação televisivos com a chegada da internet na TV, conhecida como Smart TV. E como objetivos específicos identificar o poder da internet sobre os meios tradicionais de comunicação, expor as mudanças que ocorreram na área televisiva, elencar os pontos positivos e negativos do uso da Smart TV.


2 A EVOLUÇÃO DOS APARELHOS DE TV

Os primeiros aparelhos de TV surgiram em 1920, eram semelhantes a aparelhos de rádio, porém acoplados com um dispositivo que possuía um tubo de neon com um disco giratório mecânico, que produzia uma imagem bastante pequena e avermelhada.

Na década de 1940, surgiu o iconoscópio, aparelho que utilizava tubos de raios catódicos que geravam uma imagem um pouco melhor que a tecnologia anterior. Dessa forma a televisão recebia as ondas de radiofrequência e as transformavam em imagem obtendo uma definição que ia de 30 linhas e chegava até 405 linhas. Até que em 1945 uma empresa americana chamada RCA produziu o   primeiro aparelho tubo de TV, denominado Orticon que se popularizou e foi vendido ao redor do mundo.

A década de 1950 é lembrada por sua marcante evolução nos aparelhos de TV, foram realizadas, nos Estados Unidos, as primeiras transmissões coloridas, com 50 linhas de definição. Esta tecnologia se expandiu rápido pelo globo, substituindo a já obsoleta, TV em preto e branco.

Em seguida após 1950 os aparelhos de TV (que ainda usavam o tubo de imagem) foram evoluindo, ficando cada vez mais portáteis e com várias opções de tamanhos, as transmissões passaram a ser via satélite, desta forma, aumentando a definição e a qualidade de sinal que chegava nas casas dos consumidores.

Até que nos anos 2000 iniciou-se a era da TV Digital, que trouxe consigo a tecnologia 3D. Atingindo níveis incríveis de definição na imagem, do mesmo modo que tornou o mercado muito mais competitivo, se tornou tendência possuir um aparelho de TV cada vez mais moderno e potente. Surgiram bastantes tecnologias como a TV de LCD, Plasma, Led e somando a isso a Smart TV.

2.1 A PROPOSTA DA SMART TV

Em toda tecnologia, busca-se a satisfação do cliente, com base nisso a proposta da Smart TV era proporcionar uma nova interação com o usuário, utilizando uma interface criativa, fácil de usar e trazendo o usuário para cada vez mais perto de seus programas ou marcas, trazendo a interatividade que só a internet é capaz. Existe TV que responde ao seu chamado, via comando de voz, também as que respondem ao simples toque do usuário na tela, e o mais importante, a facilidade que antes só se encontrava em computadores na busca por algo na internet, você não precisa mais sair da sala para fazer uma pesquisa na web no computador do seu quarto, o usuário poderá pagar suas contas, assistir seus vídeos favoritos, ver reprises, acessar suas redes sociais sem sair do sofá. A grande comodidade da Smart TV é assistir o que quer na hora que quiser, poder da pause, voltar, ver de novo, o usuário não está mais preso aquilo que está passando na TV sem poder mudar a programação, ele agora faz a sua própria programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com