TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Administração

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Administração

Disciplina: Administração e organizações

Aluno: Suziely Cunha Pinheiro

Introdução à administração e às organizações

As empresas são uma realidade do mundo atual, com a crescente expansão do mercado surge a necessidade de administração de qualidade, os profissionais assumem atividades gerenciais e precisa ter competências necessárias para o papel. A ética, a qualidade nos produtos e na prestação de serviços, a satisfação dos clientes, a agilidade, o respeito a cultura local e com o meio ambiente e o trabalho em equipe se tornam extremamente importantes para uma organização se destacar nesse mercado globalizado.

Organização é qualquer grupo de pessoas que se juntam para uma finalidade em comum, a fim de conquistar metas mais ambiciosas, tendo propósitos ou finalidades. As corporações necessitam de estruturas que diferem hierarquicamente seus indivíduos que define e delimita qual é o seu papel, a autoridade e as responsabilidades. Com a abertura de empresas, se torna necessário ter alguém para administra-las. Os administradores produzem bens ou oferece serviços, são também os responsáveis por tomar decisões e atingir os propósitos da empresa com processo, coordenação, eficácia e eficiência. Ser eficiente é minimizar a utilização de recursos e ser eficaz é maximizar a realização de objetivos.

Os administradores ou gestores estão ligados diretamente aos resultados, decidindo como aplicar recursos da empresa, tendo a responsabilidade de ajudar os funcionários a alcançar os objetivos da empresa e executar algumas atividades.

As organizações são divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Estratégico: administradores de topo, responsáveis pelas decisões da organização;

Tático: gerentes, são responsáveis pela a articulação interna entre estratégico e operacional;

Operacional: supervisores de 1ª linha, responsáveis pela execução e realização das tarefas do cotidiano.

Para administrar, necessita de funções de forma interligadas. São quatro funções: Planejar: definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcança-las; Organizar: o que deve ser feito, como deve e quem deve fazer;

Dirigir: liderar e motivar os membros da organização;

Controlar: monitorar o desempenho para que os objetivos sejam alcançados.

De acordo com Henry Mintzberg, os administradores um conjunto de padrões comportamentais. Sendo divididos em três: Interpessoais, envolve as interações e influências. Informacionais: envolve o processamento e a comunicação e o decisório que são ser empreendedor, solucionar conflitos, administrador de recursos e negociador.

Existem três tipos de habilidades necessárias para um administrador, de acordo com Robert Katz: Habilidade conceitual, humana e técnica. No estratégico, se usa a conceitual, pois tem capacidade de compreender a complexidade. No nível tático, utiliza-se a habilidade humana, pois tem que relacionar, comunicar e motivar. Por último, o nível operacional, que usa a habilidade técnica, pelos procedimentos.

A administração brasileira é formada de acordo com a cultura do Brasil. No sistema de ação cultural pode ser destacado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com