TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Administração

Por:   •  25/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

NAP 1 – Introdução a Administração

Professora: Venoura Ismenia

Aluno: Gabriel Assunção Serra de Sousa

Respostas:

1. R. Bom, podemos afirmar que a valorização da Administração se deve, em grande parte, ao processo da Globalização. Pois ao decorrer dos anos as coisas foram mudando para melhor e este processo de crescimento e mudança contribui para que as organizações pudessem expandir os seus negócios a nível global e para o aumento da competitividade empresarial.

2. R. Elevando o nível da produtividade fazendo com que o trabalhador produza mais em menos tempo, com o intuito de garantir o melhor custo-benefício ao sistema produtivo, através da administração produzir mais em menos tempo, de uma forma organizada e mais lucrativa.

3. R. Empresas são formadas por pessoas e para pessoas, portanto, a competência no relacionamento interpessoal é uma das habilidades do administrador que mais fazem a diferença em sua gestão empresarial e no alcance efetivo de sucesso em seu trabalho. Na prática, as habilidades humanas ajudam na liderança dos colaboradores, numa comunicação mais assertiva, no gerenciamento de expectativas, na delegação correta das tarefas, nos processos de negociação e feedbacks, bem como a dirimir os conflitos na equipe, resolver os problemas de forma conjunta e a impulsionar os resultados dos profissionais. Entretanto, é preciso ter também uma visão sistêmica e saber enxergar com inteligência e assertividade as informações que estão contidas no todo. Na prática, estas habilidades conceituais dizem respeito à capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças e, especialmente, de tomar as melhores decisões para a organização, obviamente que, o conjunto de conhecimentos técnicos que o administrador dispõe e que o torna especialista em determinada área, na realização de todos os tipos de tarefas, das mais operacionais às mais estratégicas. Também possibilitam a realização de atividades que possuem uma rotina bem definida, ou seja, que seguem padrões também técnicos e que precisam seguir certa coerência lógica em sua execução.

5. R. Teoria cientifica da administração, ou taylorismo é uma teoria de gerenciamento industrial que ressalva o aumento de produtividade por meio da aplicação de princípios científicos. Critica: Pouca atenção ao elemento humano, foco apenas nas tarefas e trabalho, organização vista como uma máquina, operários age para incentivo financeiro.

Teoria clássica caracteriza-se pela grande ênfase na estrutura organizacional da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Critica: apenas leva a parte logica em detrimento da parte social e psicológica.

Teoria de relações humanas tem como necessidade de tornar a administração mais humana e democrática, pois assim que as ciências humanas começam a influenciar as organizações. Critica: a preocupação maior foi tornando as atividades e operações mais agradáveis e menos desgastantes não tendo a visão voltada as causas verdadeiras. 

6. R. Foi somente após uma maior modernização da sociedade através da Revolução Industrial que o pensamento administrativo teve início, com isso foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das  primeiras teorias da Administração Científica (Taylorismo). As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com