TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Administração

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Administração

A História da Administração começa a 5000 AC na Suméria, passando pelo método dos chineses, pelo feudalismo, até chegarmos no que chamamos de Administração Clássica com Henry Fayol, e com o tempo veio evoluindo até chegarmos aos dias de hoje.

Com a evolução também surgiu a Administração cientifica que nos trouxe nome conhecidos como Frederik Taylor com o Taylorismo, Carl Barth, Henry Gantt, Henry Ford (Fordismo), entre outros.

A Administração tem diversas Teorias e podemos classifica-las em:

        - Clássica com Jules Henri Fayol, que tinha como princípios da administração: divisão do trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade, unidade do comando, centralização, hierarquia, remuneração do pessoal, iniciativa, ordem e união do pessoal.

        - Relações Humanas com Elton Mayo, que tirando o foco dos aspectos técnicos e formais e direcionando para os psicológicos e sociológicos.

        - Burocrática por Max Weber, como uma forma racional de adaptar os meios de operação ao objetivo final de uma organização, com a finalidade de atingir o máximo de eficiência. 

        - Neoclássica com Peter Drucker que faz uma releitura da teoria Clássica e aproveita pontos das demais teorias e é utilizada até os dias de hoje.

        - Sistêmica pelo biólogo Karl Ludwig, a teoria prega que para que se entenda a realidade de uma organização há que se considerar suas inter-relações e não somente partes isoladas. 

- Contingencial, que nos diz que é preciso uma análise de cada situação para que se encontre a melhor solução organizacional.

Como podemos definir o que é uma empresa, pois bem, empresa é um empreendimento que reúne recursos e competências em busca de lucratividade pela produção e comercialização de algum tipo de bens ou serviços.

Podemos classificar o Ambiente das empresas em dois ramos:

- Geral que envolve toda a sociedade. Toda organização opera em um ambiente geral, definido por elementos que podem ter influência nas decisões estratégicas. Ele se divide nos seguintes componentes: cultural, político, legal, econômico, tecnológico, demográfico, social e natural. 

- Especifico, que dizem respeito ao ambiente mais imediato da organização. Cada empresa funciona em um ambiente competitivo mais próximo e abrange organizações específicas com as quais tem interação. O microambiente é formado pelos componentes: concorrentes, agências reguladoras, fornecedores, consumidores.

As características das empresas falam que elas são voltadas para o lucro, devem ser reconhecidas como negócios, constituem propriedade privada, são dirigidas por uma teoria de negócios.

Assim como o ambiente das empresas, a organização delas se dá de duas maneiras:

Formal, conduzida por uma política de gestão, pela lei, por normas, por padrões e todos outros aspectos que direcionem as ações. Tem caráter lógico e racional.

Informal, se dá pela espontaneidade, pela associação de pessoas que têm interesses, ideias ou normas sociais em comum, pela simpatia etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com