TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO À PESQUISA

A Importância Social da Pesquisa

Cristiane de Carvalho Mello da Rosa¹

Giliane Silva Duarte

Jardel Magalhães Cardoso

Maria Cristina Corleta Buchaim²

        

RESUMO

Pesquisa é o conjunto de atividades relacionadas que objetivam a busca de novos conhecimentos e ou complementação de conhecimentos já existentes através do uso de ferramentas científicas. As pesquisas podem ser classificadas em três grandes tipos os quais dissertaremos ao longo do trabalho possibilitando ao leitor diferenciar umas das outras. Após entendermos o conceito de pesquisa e suas classificações podemos definir o papel social que a mesma possui na sociedade atual e concluímos ser fundamental que o ser humano seja incansável na busca por conhecimento e é através da pesquisa que alcançaremos a tão desejada evolução.

Palavras - chave: Pesquisa. Metodologia. Social

1. INTRODUÇÃO

Podemos definir pesquisa como um processo formal e sistemático com propósito fundamental de levantar respostas para problemas usando ferramentas de procedimentos científicos.

Deste modo, ao definirmos pesquisa no âmbito social e utilizando a metodologia cientifica, permite-se a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Conforme ACKOFF (1975, p. 25) “[...] Qualquer que seja o método ele deve ser explicitado afim de que se sujeite a posterior avaliação; somente encorajando tal avaliação podem ser estimulados métodos científicos para avaliar os objetivos.”.

Também podemos definir uma pesquisa científico sendo um conjunto de procedimentos sistemáticos norteados pelo raciocínio lógico objetivando encontrar resultados para os problemas levantados, segundo emprego de métodos científicos. Primeiramente se abordará os conceitos de pesquisa conforme acima, na sequência as classificações das pesquisas que nos permitem entender melhor qual tipo de pesquisa esta mais adequada ao problema que se busca resultados e pôr fim a importância social da pesquisa nos dia de hoje.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pesquisa é o conjunto de procedimentos racionais e sistemáticos que visam descoberta de novos conhecimentos em determinadas áreas, consiste em investigação metódica com o objetivo de responder adequadamente ao problema relacionado. Para uma pesquisa ser considerada científica é necessária uma avaliação do problema se o mesmo possui interesse social e se o trabalho produzirá resultados novos e relevantes.

[...] A pesquisa é desenvolvida mediante o consenso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnica e outros procedimentos científicos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo do processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados. (GIL, 2002, p. 17)

2.1 CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS

Precisa-se de alguns critérios para classificar as pesquisas, elas são classificadas quanto à natureza, quanto aos objetivos, quanto às abordagens e quanto aos procedimentos, vamos nos ater a classificação quanto aos objetivos sendo então classificadas em três grupos, esses grupos são importantes para nortear os rumos do objeto a ser pesquisado, dando mais clareza e condições de responder com mais eficácia a abordagem do problema.

2.1.1 PESQUISAS EXPLORATÓRIAS

 

        Esta pesquisa objetiva construir com certa facilidade, com vista a tornar mais claro no sentido de construir as hipóteses. Estas pesquisas tem como foco central o melhoramento de ideias ou revelações de intuições. Seu planejamento é de certa forma maleável, de maneira que haja resultados de várias formas ao objeto estudado.

2.1.2 PESQUISAS DESCRITIVAS

        As pesquisas descritivas têm como objeto principal a relação dos caracteres de certa população ou fenômeno ou então a verificação de relação entre as variáveis. Vários estudos podem ser tipificados sobre este título e suas formas mais relevantes está no uso de algumas técnicas padrões de coleta de dados, bem como questionário e a observação sistemática.

        Dentre as pesquisas descritivas, ressaltam-se o estudo de um determinado grupo: por idade, sexo, escolaridade, renda, natalidade, etc.

        Estas pesquisas são muito usadas em órgãos públicos, departamentos ou comunidades, medem índices de criminalidade, opiniões, crenças, etc.

        Elas procuram descobrir a relação entre as variáveis, como em pesquisas eleitorais que indicam a preferência por determinado partido ou candidato em relação à escolaridade, sexo, renda.

2.1.3 PESQUISAS EXPLICATIVAS

        Estuda as causas que contribuem a ocorrência de fenômenos. É um estudo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade. É o tipo de pesquisa mais completo e delicado, explica o porquê das coisas, e o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.

        O conhecimento científico está presente nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos. Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva. É usada nas ciências sociais, psicologia, é chamada de “quase experimental”. A maioria das pesquisas deste grupo pode ser classificada como experimentais e “ex. post facto”.

2.2 A PESQUISA COMO FATOR SOCIAL

Ao falar em pesquisa no censo comum, vem na mente das pessoas algo que está ligado à imagem de laboratórios ou cientistas. Pensa-se que “pesquisa” é algo ligado às ciências experimentais e técnicas.

De certo que as ciências experimentais fornecem respostas e a possibilidade de muitas interpretações dos fenômenos naturais do mundo em que vivemos. Tem a sua ligação com a ciência experimental, a pesquisa cientifica está ligada ao mundo acadêmico, de qualquer área da ciência, o professor é um pesquisador.

A pesquisa é um ato do ser humano, na insatisfação ele busca respostas: por conhecimento, realizações, felicidade, ...

[...] A busca pelo conhecimento faz com que sua consciência o projete como ser vertical. A ciência acaba resultando desse esforço. Portanto, pensarmos o papel da ciência e da pesquisa, seja ela em qualquer campo do conhecimento ou em qualquer área do saber, nos coloca sempre mais diante do desafio de pensarmos e entendermos essas questões como resultado da busca pela realização humana. E também como resultado dessa permanente capacidade do homem de superar, pela sua consciência, a si próprio e ao mundo. (Bazzanella, 2013, p. 08)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (342.4 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com