TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  6/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

          A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTIFICA PARA

RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a importância da pesquisa cientifica na formação do acadêmico. Atualmente as universidades enfrentam o desafio de ter que preparar indivíduos que sejam capazes de buscar conhecimento, e saber aplicá-los quando necessário. Através da pesquisa os alunos tem a oportunidade de adquirir diferentes conhecimentos e os desperta para novos assuntos, trazendo como finalidade a constante busca por respostas e/ou soluções, tornando os alunos reprodutores e produtores de conhecimento, formando profissionais que estejam sempre em busca de assuntos e ideias inovadoras. A pesquisa tem uma metodologia qualitativa, por meio da análise e interpretação de material bibliográfico e informações retiradas de sites da internet, com o intuito de adquirir diferentes eixos sobre o tema proposto.

Palavra-Chave: Pesquisa. Formação. Acadêmico. Conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

          A pesquisa é uma ferramenta muito frequente em nossas vidas. Realizamos pesquisas a todo momento no nosso dia a dia, pela internet, pelo celular, nas conversas informais, estamos em constante busca por conhecimento, sempre com novas perguntas, em constante busca e investigação de respostas.

         O ato de pesquisar é uma ação indispensável na formação acadêmica, uma vez que ao ingressar no Ensino Superior, exige-se do graduando a produção de conhecimento. Este se produz por meio da pesquisa. Atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e se faz necessário profissionais que além de ter conhecimento teórico, sejam participativos, criativos, críticos e que possam produzir conhecimento.

          Por meio dos trabalhos acadêmicos os alunos tem a oportunidade de aprender a pesquisar, delimitar assuntos e obter melhores informações, além de adquirir mais conhecimento que pode ser utilizado para a formação da profissão.

          A pesquisa tem um espaço muito importante no processo de formação acadêmica, tendo como principal objetivo contribuir como a obtenção e disseminação de conhecimento. Através da pesquisa o sujeito se constitui como pesquisador, além de desenvolver e melhorar na formação dos sujeitos. Por meio dos trabalhos acadêmicos os alunos conseguiram buscar diferentes perspectivas e conhecimento sobre determinados assuntos que serão utilizados na sua formação profissional.

       A pesquisa cientifica tem como principal objetivo a produção de conhecimento, que seja válido para a sociedade e relevante teoricamente, visando o aprendizado do homem, gerando sempre conhecimento.  

         Este trabalho foi realizado por meio da pesquisa qualitativa que tem como principal metodologia a revisão e analise de materiais bibliográficos já publicados como artigos de periódicos e livros, utilizando também informações da internet. Utilizando também o trabalho de autores diversos como: Gil (2010), Rodrigues (2006), Severino (2007) entre outros para embasar e alcançar os objetivos deste trabalho.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          A pesquisa é uma atividade essencial na formação acadêmica, uma vez que ao adentrar no Ensino Superior, requer que o graduado produza conhecimento, através da pesquisa. Se estabelecendo como pesquisador por meio da desta, além de proporcionar desenvolvimento de habilidades que possam contribuir na formação profissional. De acordo com Silva (1988) a pesquisa constitui uma das maneiras pela qual uma profissão não só expressa, como também se estabelece no mundo e que a base para isso se dá através da realização da pesquisa.    

Aprender a pesquisar é fundamental na contemporaneidade, sabe-se que vem surgindo cada vez mais problemas sociais, econômicos e educacionais e por meio da pesquisa é possível encontrar explicação e solução para diversos problemas da sociedade contemporânea. A elaboração de uma pesquisa requer dedicação e organização. Tornando-se um aliado para construção científica do trabalho, Rodrigues ressalta que (2006, p.155),                                

Antes da realização da pesquisa, é indispensável que o pesquisador elabore um projeto de pesquisa. Assim, cumpre-lhe fazer um planejamento cuidadoso, informando o que será pesquisado e os procedimentos que serão necessários para a realização da pesquisa [...].

A pesquisa científica contribui para o processo de aprendizagem, já que está se resume a habilidade de adquirir conhecimento cientifico e acadêmico desenvolvendo o saber e possibilitando novas descobertas, os alunos se tornam indivíduos pensantes e independentes e deixam de ser apenas receptores de informação e nada mais.

O importante atualmente não é “dominar o conhecimento”, ter uma resposta para tudo ou se contentar apenas com determinadas soluções, mas estar preparado para saber lidar com diferentes problemas dos quais não temos respostas prontas, sabendo procurar e encontrar, nós mesmos, as respostas necessárias por meio da pesquisa.

           Segundo Rodrigues (2006) na universidade o aluno produzirá conteúdos teórico-práticos que contribuirão na sua formação profissional e intelectual, cabendo-lhe não só a adquirir esses conteúdos, mas também produzir conhecimento. O autor ainda destaca que também que os profissionais de nível superior que se envolverem na produção   conhecimentos deverão ter responsabilidade e competência que lhes permitam apresentar e entrar no complexo cenário do mundo contemporâneo.

          No âmbito acadêmico o ato de pesquisar tem diferentes etapas, que proporcionam um melhor aprofundamento no tema e um maior aproveitamento sobre as questões pesquisadas

             Cervo e Bervian e Da Silva (2007, p. 16) afirmam que:

A ciência é o modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o pesquisador a distinguir o essencial de superficial e o principal do secundário.      

 

          No campo acadêmico o ato de pesquisa produz conhecimento. Assim, o ato de pesquisar exige do pesquisador alguns passos que os ajudaram a tornar um pesquisador.

          Por meio da prática que ela é exercida, isto é, através de atividades processuais, rigorosa, sistematizadas na buscar para explicar, responder perguntas construídas pelo pesquisador ou aquelas que a própria ciência elabora. Segundo (COSTA; COSTA, 2011) para fazer pesquisa é necessário conhecimento do assunto, curiosidade, criatividade, paciência e postura ética.

          São características elencadas pelos autores as quais devem ser empregadas nos diversos instrumentos acadêmicos utilizados na produção do conhecimento. Abreu e Almeida, (2008, p. 77) que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com