TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  19/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES BARRETOS

CRISTIANE REGINA GIRARDI

PRISCILA PALHANO SANTOS

LIDERANÇA

ARTIGO CIENTÍFICO

BARRETOS

2010

FACULDADES BARRETOS

CRISTIANE REGINA GIRARDI

PRISCILA PALHANO SANTOS

LIDERANÇA

ARTIGO CIENTÍFICO

Trabalho apresentado às Faculdades Barretos, na disciplina de Atividades complementares sob a orientação da Professora Luciana Guimarães

BARRETOS

2010

Introdução

O presente artigo tem por objetivo analisar como uma cultura organizacional voltada à liderança de conhecimento, contribui para que as empresas obtenham vantagens competitivas sustentáveis ao longo do tempo.

Essa vantagem competitiva sustentável deve ter como requisito fundamental a administração de conhecimento orientada para aprendizagem, criando clima que apóie a criação de valor através do processo de formação de estratégia através do aprendizado.

A justificativa para ao pesquisa do tema de Liderança se deu pela importância, originalidade e viabilidade, dessa estratégia de administrar.

A liderança constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizações em geral.

        Muito tem se estudado e pesquisado sobre os processos de formulação de estratégias e gestão estratégica. No entanto, o processo de formular, implementar estratégias é bastante influenciado por considerações de Liderança e vice-versa.

Com as mudanças rápidas no mercado de trabalho é necessário  que os líderes sejam capazes de estar atentos a todo tipo de estratégia possível para que  a empresa ou ainda organização esteja de acordo com as transformações, isto é, num mesmo nível de velocidade de aquisição d e informações para que acompanhe essa rápida transformação.

É necessário um investimento contínuo em nossa formação e treinamento do líder para poder acompanhá-la. É preciso que as pessoas que vêem o que está acontecendo e que são disciplinados continuarão procurando adquirir conhecimentos continuamente até imbuir-se da nova mentalidade e do novo conjunto de ferramentas que se fazem imprescindíveis para antecipar a se ajustarem às realidades da nova era – Era da Sabedoria, em que a informação e o conhecimento estejam impregnados de propósito e princípios.

A maioria das empresas, governos e gestores, mesmo os mais jovens, ainda está presa aos modelos da era industrial, onde os líderes continuam preocupados com a autoridade formal, quando a essência da liderança é a autoridade moral. E diante disso, a necessidade de formar profissionais do conhecimento e de saber executar as estratégias é preemente.

 Para Covey (2005) essa era pode ser denominada era da sabedoria, mas, antes dela, é preciso ingressar na era do conhecimento. Para isso o líder deve ver-se como parte de uma equipe que define a visão e os propósitos como parte da atração de talentos, e reconhecer que a cultura é a responsável pelos resultados e se autogerencia.

Diante de todas essas contradições e paradigmas, da crescente e contínua intensidade da competição, da gama de fenômenos macroeconômicos, políticos, sociais, e a preocupação com questões internas das empresas ao longo dos anos são cada vez mais aparentes. Sendo assim, é possível acreditar que o segredo para o atingimento do desempenho está associado a liderança com estratégias cabíveis ao momento.  

Neste trabalho, buscar-se explicar, com o apoio da literatura disponível como a liderança de conhecimento e a estratégia pelo aprendizado estão associadas e podem influenciar no processo de execução de uma liderança adequada.

                

Problema

O principal objetivo deste trabalho é responder a questão?

 Como ser um líder estratégico para o melhor desempenho de uma organização?

 

Fundamentação teórica

Liderança

De acordo com o autor Robbins (2002), liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos. Nem todos os líderes são administradores e nem todos os administradores são líderes.

As organizações precisam de liderança forte e administração forte para atingir sua eficácia ótima. No mundo dinâmico e competitivo atual, precisa-se de líderes que desafiem o status quo, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização a querer realizar essas visões.

        

A liderança pode ser divida em três tipos de lideranças:

- Liderança Transacional: baseada em um processo de troca na qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass & Avolio, 1993).

- Liderança Transformacional: é o processo de construção do comprometimento organizacional. É quando os líderes elevam os interesses de seus empregados garantindo a aceitação dos propósitos e da missão do grupo e estimulam seus empregados a pensar além de seus interesses em prol dos interesses da organização.

- Liderança Servidora: surge daqueles cuja motivação principal é um desejo profundo de ajudar os outros.

        

O Novo Trabalho do Líder

Senge (1990), devota um papel chave à liderança na organização que aprende. O modelo parte do pressuposto de que os tipos de liderança praticados já não conseguem obter comprometimento genuíno da organização:

O líder como projetista significa que a sua tarefa é projetar os processos de aprendizagem através dos quais as pessoas em toda a organização poderão lidar produtivamente com os problemas críticos que enfrentam e desenvolver domínio das disciplinas de aprendizagem. Como regentes, incubem-se de estar a serviço do propósito da organização e daqueles que trabalham para alcançar sua visão. Já no papel de professores ou guias em uma organização que aprende, eles são responsáveis por fomentar a construção de idéias norteadoras que orientem e alinhem os indivíduos e grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com