TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE MAX PLANCK INDAIATUBA

Débora Venturelli – RA: 51406089

Monise Balbina de Moraes – RA: 51406366

Julia Ferreira Costa Cruz – RA: 51405946

A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.

INDAIATUBA

2017

Débora Venturelli – RA: 51406089

Monise Balbina de Moraes – RA: 51406366

Julia Ferreira Costa Cruz – RA: 51405946

A LIDERANÇA NA ATUALIDADE NAS RELAÇÕES HOMEM X TRABALHO.

Trabalho desenvolvido e apresentado ao curso de Administração da Faculdade Max Planck Indaiatuba como parte da avaliação do 8º semestre.

INDAIATUBA

2017


INTRODUÇÃO

Em uma época de constantes mudanças tecnológicas e de disputa acirrada por espaço no mercado, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança. Pois os velhos costumes vêm se renovando com o passar do tempo e em uma velocidade muito grande e junto vem a aplicação de novas teorias e novos conceitos relacionado ao papel do líder dentro das organizações.

Nesses novos conceitos, pode-se ver que é através do papel do líder e do seu estilo e liderança que o clima organizacional é influenciado, pois uma boa relação entre líder e colaboradores contribui para a motivação e o comprometimento da equipe, além de que os funcionários se sentem seguros e valorizados e isso é conquistado através de respeito e credibilidade dos líderes.

Para exercer o papel de líder na atualidade é preciso sabe lidar com as pessoas, é através das pessoas que são realizados as tarefas e que é através deles que os objetivos das organizações são atingidos ou não, por esse motivo torna-se imprescindível cuidar da motivação dos colaboradores, que na maioria abrange desde a satisfação pessoal até as melhorias nas condições de trabalho. Atualmente as organizações estão se preocupando com o nível de motivação dos seus colaboradores pelo fato de que isso representa os bons resultados.

A lucratividade das organizações nos dias de hoje não estão decididas pelas máquinas, nem pela capacidade de produção e sim pelas pessoas que trabalham dentro das organizações por esse motivo manter a motivação deles é de suma importância conhecer meios de manter os colaboradores motivados e também comprometidos a executarem suas tarefas de forma que a organização aumenta o sucesso e os lucros da organização.

A satisfação dos colaboradores é um dos temas que muito vem sendo discutido no mundo atual em que o aperfeiçoamento, o desenvolvimento de habilidades e o comprometimento das pessoas são fundamentais para garantir que a missão elaborada pela organização seja cumprida. O objetivo deste trabalho e da pesquisa é identificar de maneira a liderança e a motivação aplicada de forma correta influenciam nos resultados organizacionais, auxiliando o líder na obtenção dos resultados da sua equipe.

O presente trabalho tem como justificativa o grande desafio dos administradores para criar um clima organizacional propício ao desempenho de seus subordinados, especialmente no que diz respeito as necessidades de satisfação e auto – estima.

Em resposta à esse estudo é sugerido a seguinte hipótese: Como uma boa liderança motiva os colaboradores de a cumprir suas obrigações e como isso influencia na obtenção dos resultados dentro das organizações?

O trabalho a seguir está dividido em etapas sendo a primeira relativa à introdução, a segunda ao desenvolvimento teórico ao tema que influenciam a análise do estudo e a terceira quanto às considerações finais.

LIDERANÇA

Entendendo quem é o líder

O líder é a figura responsável por garantir que os colaboradores atinjam os seus objetivos e tem grande importância dentro das organizações, pois o papel do mesmo é fazer com que a empresa se movimente. O líder na maioria das vezes tem que ser aquela pessoa que primeiramente todos sintam confiança, que serve de referência para a equipe.

Para exercer esse papel são necessárias algumas qualidades como, por exemplo, o domínio total do seu trabalho, comprometimento com a organização e também com a sua equipe e principalmente sempre agir com ética perante os colaboradores. Antes de todas essas qualidades é necessário avaliar a capacidade que a pessoa candidata ao líder tem para gerir as relações interpessoais, pois é necessário precisa ser uma pessoa calma, que saiba ouvir, que saiba escutar e que saiba escutar o que as outras pessoas têm a dizer e também é necessário ter muita estabilidade emocional para contornar as mais diversas situações que pode vir a ocorrer dentro do ambiente organizacional. É através do líder que vai ser passado a confiança que a organização tem em sua equipe e vice-versa, isso é feito através do líder que deve estar disposto a sanar dúvidas e atender os seus liderados no que diz respeito ao ambiente de trabalho.

Outra tarefa árdua do dia-a-dia de um líder é a questão motivacional. Alguns indícios de que sua equipe está desmotivada é a produtividade insatisfatória pois o trabalho na rende, rotatividade de colaboradores também é fator que desmotiva muito o funcionário o que acaba gerando problemas com absenteísmo prejudicando ainda mais a produção pois causa o desfalque na equipe. Na maioria dos casos as organizações pensa que esse problema pode ser resolvido apenas com o reconhecimento monetário, mas não é bem assim, às vezes conforto, segurança e bem-estar da organização pode gerar resultados positivos em relação á desmotivação, porém este objetivo não é alcançado rapidamente por se tratar de relacionamentos interpessoais, o que pode estar bom para um colaborador pode não ser bom para outro, por isso é necessário que o líder consiga transmitir, ouvir e sensibilizar seu time para que dessa forma consiga sempre mantê-los motivados. Para manter as pessoas motivadas dentro da organização é preciso que seja conhecido o funcionamento da mesma, que cada colaborador saiba a sua tarefa e saiba da sua responsabilidade e da importância que ele tem para o processo produtivo.

Os grandes líderes são aqueles que desenvolvem grandes equipes, que acredita e busca potenciais entre seus liderados, descobre os talentos existentes dentro da organização e incentiva a fazer o melhor, pois sabem que mais cedo ou mais tarde o reconhecimento pode chegar. Segundo Camila Comitre (2012) “quando se é um bom líder, sempre há reconhecimento para as pessoas talentosas”.

MOTIVAÇÃO

Conceito de Motivação

Para Stephen Robbins (2009) a motivação é resultante da interação do indivíduo com a situação e seu nível varia tanto de indivíduo para indivíduo, quanto em um mesmo indivíduo, em diferentes situações. Sua definição foi dada como o processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar sua meta. Os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com