TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA EM ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

FATEC PROFESSOR JESSEN VIDAL

ALAN FELIPE ALVES DE AZEVEDO

ÁLVARO AUGUSTO RIBEIRO SOUZA

EDVAN RICARDO DE SOUSA JUNIOR

LEONARDO LUCAS CORREA

JOSEANE MACIEL PEREIRA

GESTÃO DE SEGURANÇA

LOGÍSTICA EM ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

São José dos Campos

2017



GESTÃO DE SEGURANÇA

LOGISTICA EM ABASTECIMENTO DE COMBUSTIVEL

Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de nota para aprovação na disciplina de metodologia.

Orientador Interno ou Orientador: Prof(a) Dra.Eliana Mergulhão

              Orientador Externo ou Coorientador: Prof(a) Dra.Sanzara Hasmun

São José dos Campos

2017

Dedicatória

Dedicamos este trabalho à Professoras Dras. Eliana Mergulhão e Sanzara Hasmun e a todos da sala que incentivam e apoiam uns aos outros.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a prestatividade do Bruno e Joviana representante do Autoposto Tucano empresa que visitamos para elaborar este trabalho; e dos colegas de grupo que participaram diretamente para que esse trabalho fosse concluído.

Epígrafe

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a o seu tamanho original”

Albert Einstein

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar de forma sucinta o caminho logístico do combustível, e os riscos pertinentes a atividades de transporte e distribuição de produtos líquidos inflamáveis. Foi analizado normas reguladoras, bem como a importância de práticas de segurança adotadas para prevenção de danos e perdas. Como a quantidade de produtos é abrangente daremos importância ao segundo maior tipo de combustível consumido no País.

A gerência de riscos visa à proteção dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, quer através da eliminação ou redução de seus riscos, quer através do financiamento dos riscos remanescentes (Fantazzini, 1994).

Palavras-Chave: logística, combustível, gerenciamento, segurança

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1. Objetivo do Geral        8

1.2. Objetivos Específicos        8

1.3. Proposta Metodológica        8

2. REVISÃO DA LITERATURA        8

2.1. Título 2.1        9

2.2. Título 2.2        9

3. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        9

3.1 Recursos humanos        9

3.2 Atuação no Mercado        10

3.3 Logística de distribuição        10

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES        11

5. CONSIDERAÇOES FINAIS        12



  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do trabalho foi baseado na importancia das etapas do fluxo logistico de liquidos inflamaveis, desde o ponto em que é feito o pedido pela rede de revenda até a entrega. Fazendo um gerenciamento dos riscos e aplicação de normas, mensurando o impacto de possiveis ocorrencias ligadas ao processo e como elas podem influenciar no andamento da atividade de transporte, abordaremos tipos modais, distribuição , transferencias e revenda.  Sendo aqui aplicada a logistica como gestão, onde é agrupada as atividades do fluxo de produtos e serviços como, planejamento, processamento de pedidos , riscos inerentes a carga, manuseio , qualidade do produto,logistica reversa,bem como as normas que regem este tipo de atividade.

 E devido a grande importância que essa forma de energia representa para a sociedade e os riscos à segurança e à saúde oriunda do comércio de combustíveis e aos quais os trabalhadores dos postos de revenda possam estar expostos, surgiu o interesse de realizar o presente trabalho.

“Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando a entrega das necessidades na qualidade desejada no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade nos serviços. (Ballou, 1999)

1.1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é conhecer o processo da cadeia logística de um posto de abastecimento combustível.

1.2. Objetivos Específicos

O objetivo específico deste trabalho é conhecer a gestão de segurança dentro do processo logístico de um posto de abastecimento de combustíveis, desde a produção passando pela distribuição, revenda até o consumidor final

1.3. Proposta Metodológica

Este estudo foi realizado na empresa Autoposto Tucano e se caracteriza como sendo uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o tema. Foi realizada uma entrevista estruturada, com o auxílio de um questionário.

2. REVISÃO DA LITERATURA

  1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

O objeto do trabalho inicia na empresa de abastecimento de combustíveis Auto Posto Tucano, ligado a distribuidora BR, conhecido como “posto bandeirado”.

O trabalho de distribuir combustíveis não significa apenas o abastecimento no posto de revenda, mas também transferência, transporte, armazenamento e por fim a comercialização.

Dessa forma conhecer os riscos e o manejo de produtos que oferecem qualquer risco exige uma série de cuidados. Por isso, a comercialização dos materiais inflamáveis em postos de gasolina exige adaptações e medidas de segurança para prevenir acidentes, incêndios e explosões.

Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (CARVALHO, 2002, p. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com