TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura plena em História

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Campus CCS

Disciplina: Licenciatura em Psicologia

Professora: Umbelina Saraiva

Curso: Psicologia

Bloco: VI

Alunas: Anna Karoline Gomes Dourado/ Regina Maria

Análise (Plano de Curso e Plano de Aula)

PLANO DE CURSO: Licenciatura plena em História

DISCIPLINA: História e cultura afro-brasileira e indígena – CH 60h

  1. EMENTA

Há ementa no plano de curso.

  1. OBJETIVOS

O plano de curso possui três objetivos, apenas objetivos gerais, não possui específicos.

O primeiro objetivo utiliza o verbo “refletir”, o qual não constitui um verbo inadequado, mas é preciso atentar-se ao seu uso, uma vez que este é um tanto vago e impreciso.

Outro objetivo utiliza o verbo “reconhecer”, este por sua vez é um verbo inadequado para objetivos gerais por consistir em um sentido específico, o que seria mais adequado para um plano de aula por exemplo.

  1. CONTEÚDOS

Há uma continuidade e encadeamento dos conteúdos que estão no plano. No entanto, os mesmos não contemplam conteúdos das culturas afro e indígena piauienses, o que está presente tanto na ementa quanto nos objetivos.

  1. METODOLOGIA

A metodologia apresentada atende aos objetivos propostos e utiliza dos recursos disponíveis na plataforma EAD para atender suas demandas.

  1. RECURSOS

O plano apresenta os recursos a serem utilizados, no entanto alguns destes são confundidos com metodologia, como por exemplo, “estudo de textos através de fichamento”, “realização de atividades individuais”.

  1. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá através dos recursos prova (online e presencial), atividades de estudo e fóruns. Poderia ter mais atividades em grupo para atender as demandas reflexivas as quais se propõe e além disso poderia explicar melhor como se dará a aprovação e reprodução do aluno.

  1. REFERÊNCIAS

As referências são bem ricas, mas assim como os conteúdos também falta bibliografia piauiense que atenda as demandas da ementa.

PLANO DE AULA: Conhecendo os arredores do bairro da nossa escola.

DISCIPLINA: Geografia/ Carga horária 25 min.

  • Habilidades

O professor em questão utilizou “habilidades” ao invés de “Objetivos”, desse modo deverá, portanto, produzir metas mais pontuais a serem atingidas. Percebe-se uma quantidade grande de habilidades para um tempo reduzido de aula.

  • Situação didática

Para cada habilidade uma situação didática deveria ter sido criada, no entanto as situações elaboradas não correspondem. O professor utilizará uma maquete, tal maquete deveria ter sido construída pelas próprias crianças, já que o assunto trata de algo experiencial (conhecer os arredores do bairro). Uma maquete já pronta sem participação dos alunos ou vivências externas no próprio bairro, provavelmente não será muito interessante para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com