TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILITAÇÃO PARA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.948 Palavras (20 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 20

INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

HABILITAÇÃO PARA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

                   RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Cidade ano

Nome do aluno

                RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

                Relatório de Estágio Supervisionado apresentado                                                                                                                                              a disciplina de Estágio Supervisionado

                        Do curso de Licenciatura Pedagógica com ênfase em Educação Especial Inclusiva para obtenção de crédito parcial sob a orientação da professora:

Cidade ano


  1. INTRODUÇÃO

O estágio é um grande marco na vida do professor é quando ele tem contato com uma sala de aula e supervisiona problemas e estratégias utilizadas por professores que estão atuando há anos, o estágio formara um professor de Pedagogia, critico que absorva experiências e conhecimentos das diversas realidades escolares, também mudanças em seu modo de pensar e agir nos sistema de produção que exija um professor tanto docente como Pedagogo, que tenha a agilidade de analisar desafios da sociedade que está cada dia mais exigente, informada e avançada. Ser professor não tem receita você deve fazer a sua própria procurar seus métodos e colocá-los em pratica. O estágio da a base que o professor inexperiente precisa para colocá-lo no mercado de trabalho, na pratica o conhecimento é assimilado de forma mais eficaz, ou seja, é onde o estagiário incorpora-se a profissão. A Educação Infantil é conhecida como a fase da educação básica, objetiva desenvolver crianças até os seis anos de idade, em outras palavras, mostrar a criança uma imagem positiva de si reconhecendo o seu próprio corpo, brincando expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e professores.O lúdico é de extrema importância na Educação Infantil, por isso deve- se valorizar a importância do tempo que as crianças dedicam ao brincar, deve fazer parte da rotina do trabalho educativo. Vem do professor equilíbrio pedagógico para trazer o lúdico da melhor maneira, criando espaços, disponibilizando materiais, fazendo assim a ponte com o conhecimento. E diante tal importância citada foi criado o meu projeto.  

Caracterização do Campo de Estágio

A Escola Municipal brincando e Aprendendo funciona em dois turnos de manhã e à tarde, atende alunos de 4 anos e 5 anos pela manhã os alunos de 5 anos a tarde os de 4 anos assim cada turma com carga horária diária de 4horas diárias no período da manhã das 07:0 as 11:00h e a tarde 13:00 as 17:00h que deverão totalizar em 800 horas e 200 dias letivos anualmente, contem 170 alunos. Nesta escola há 7 funcionários (que normalmente estudaram até ou menos o ensino fundamental) que garantem a limpeza e a merenda.A escola, que foi fundada no ano 1999, situada a Rua: Floriano Peixoto n°499 Bairro: Esplanada. As clientelas atendidas são de todas as classes desde que a criança tenha a idade entre 4 e 5 anos, mas grande maioria são de classe média e baixa, a mesma atende várias crianças que moram em bairros próximos a escola, grande maioria são filhos de pedreiro, mecânico, atendente caixa, Serviços Gerais e entre outros, ou seja a escola está apta a receber a crianças pois a merenda é muito boa e o ensino também.

A função social da escola é complexa, ampla, diversificada, mas vale ressalta o compromisso com a educação para que aconteça de forma educativa dos alunos, no reconhecimento de valores que são assumidos coletivamente pela comunidade escolar e a família, viabilizando o cumprimento de suas finalidades e objetivos buscando a correlação entre o conteúdo acadêmico que se pretende ensinar e o compromisso social da instituição na formação de cidadãos críticos, reflexivos diante da realidade social onde se encontra inserido. A metodologia aplicada deve levar o aluno a associar o que aprende em sala de aula e o que exercita na prática diária. E também o professor fazer sempre que julgar necessário uma atualização em sua metodologia.

A proposta curricular é dar prioridade ao ensino e aprendizagem do Ensino na Educação Infantil que estes sejam de qualidade, considerando que a escola eu uma continuação da realidade vivenciada no mundo, e este processo é inacabado pois a aprendizagem é um processo continuo: assim é reconhecida a de dar novo sentido a unidade entre aprendizagem e ensino, considerando que sem aprendizagem o ensino não produz; de reformulação da Proposta Curricular, priorizando o enfoque social, político, cultural e histórico; de nova proposta da inserção e aplicação os conteúdos curriculares pois os fatos e aspectos conceituais vão além eles devem passar a incluir valores, atitudes e posturas éticas reafirmando o compromisso da Escola na formação de cidadãos críticos, integrados a seu tempo, de sua responsabilidade social, tornado cidadãos de postura.

           Projetos da escola; Carnaval, Dias das mães e dos pais; Festa Junina; dia das crianças, Nosso Folclore; Hallowen, Natal.


  1. Referencial Teórico

O âmbito escolar da educação infantil possui excelentes condições para a promoção da educação alimentar, tanto pela proximidade com o público-alvo quanto por se constituir num espaço de descobrimento de habilidades e competências fundamentais ao crescimento do ser humano, como a autonomia, relacionamento em grupo, capacidade de raciocinar logicamente, decisão, pensamento crítico etc.a escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com