TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS

Por:   •  25/9/2018  •  Tese  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI[pic 1]

PRE- RELATÓRIO  DE ENSINO E GRADUAÇÃO-PREG

COORDENAÇÃO GERAL DO  PLANO NACIONAL

 DE FORMAÇÃO DE PROFESSORRES

   DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS

FRANCINETE ALVES MOREIRA

A importância da literatura infantil na formação do aluno leitores na unidade escolar da paz povoado santa rosa município de uruçui-pi

Uruçuí- PI 2018

FRACINETE ALVES MOREIRA

A importância da literatura infantil na formação  do aluno leitores na unidade escolar da paz povoado santa rosa município de

 Uruçuí-pi

projeto de pesquisa apresentado como

 requisito parcial para a obtenção do titulo

 de licenciado em letra português pela

universidade estadual do piaui. PARFOR

orientadora: Luziane de Sousa feitosa

Uruçuí- Pi

Sumário

1 . Tema

2 . Delimitação do tema

3 . Problema

4 . Hipóteses

5 . Objetivo

6 . Justificativa

7 . Fundamentação teórica

8 . Metodologia

9 . Recursos

10. Cronograma

11. Referências

  1. Tema

A importância da literatura infantil na formação da aluno leitores

  1. Delimitação do tema

A importância da literatura infantil na formação do aluno leitores na unidade escolar da paz povoado santa rosa município de Uruçuí- pi

  1. Problema

Qual a importância do incentivo a leitura para formação de alunos leitores ?

  1. Hipóteses

O aluno do  6° ano da escola da paz sabem ler fluentemente

O professor é um grande motivador da leitura para as crianças

  1. Objetivos  Geral

Conhecer e analisar a importância da literatura infantil na formação de alunos leitores

Objetivos Específicos

  • Refletir sobre a importância da leitura
  • Incentiva a literatura infantil
  • Conhecer a literatura infantil é fundamental para forma alunos leitores

  1. Justificativa

O estudo tem por finalidades destacar a importância da literatura infantil na formação de alunos leitores, levando em consideração a participação de pais e professores nessa inserção da leitura no cotidiano escolar.

         A participação da criança em um ambiente que lhe proporcione o contato com a leitura possibilita o exercício de sua  capacidade cognitivas, efetivas, intelectuais.

        A pesquisa será voltada para os alunos do 6° ano do ensino fundamental maior da unidade escolar da paz localizado na santa rosa zona rural município de Uruçuí- pi.

        As crianças que estão envolvidos com historias no seu cotidiano, sejam elas orais ou escritas, serão as que mais tem chances de serem leitores fluentes que despertarão o gosto pela leitura geralmente o contato das crianças com o universo da leitura é na escola após o seu contato com os livros, elas poderão reproduzir através de suas próprias imagens fatos que viram de sua imaginação através da historias que escutou, ou dos pais.

Esse tema desperta em mim uma curiosidade pelo mundo da leitura , um trabalho engajado pelos educadores para nortear este trabalho de pesquisa.

  1. Fundação Teórica

O processo de formação de alunos em conjunto com a literatura um trabalho desafiador, pois é necessário formar alunos leitores fluentes capazes de interpretar, questionar, analisar e compreender o que esta escrito .

        A literatura infantil em parceria com a leitura são importante para alunos leitores, pois ambas são magicas, lúdicas, questionadoras e desafiadoras, juntas, elas fazem com que o professor propõe um aprendizagem significativa tornando o aluno mas culto, desenvolvendo suas habilidades, atributos fantasia no processo de imaginação, criação e aprendizagem pela leitura.

        Ao professor cabe desperta o “adormecido” no prazer pela leitura de maneira que motive o seu aluno dizendo com que deixe de pensar que ler e um simples obrigação. Assim questiona mas o professor se apropria da literatura infantil para forma? existe participação da família da inserção da leitura? as crianças já trazem contato com o mundo da leitura infantil?

        Diante das considerações acima pode-se dizer que o contato com as historia infantis é um momento para convidar o pequeno leitor a participar de um processo interativo as crianças nessa faixa necessitam ser despertadas uma aprendizagem mas prazerosa.

        Atualmente tem se falado sobre a formação de leitores e como introduzir a literatura dentro da sala de aula. Regina Zilbermam  fala em seu livro “ A literatura infantil na escola ” que são muitos os textos que abordam esse tema , m mesmo assim no ambiente escolar encontramos alunos com dificuldades em adquirir o habito da leitura segundo o livro de zilbermam : “...preservar as relações entre a literatura e a escola, ou o uso do livro na sala de aula, decorre de ambas compartilharem um aspecto em comum;

         A natureza formativa , de fato, tanto a obra de ficção como a instituição se ensino estão voltada a formação do individuo ao qual se dirigem...”

pag 173

        Assim  podemos ver a importância da literatura na sala de aula a meta da educação, é transformar a realidade a parte distintas disciplinas ou áreas de conhecimentos apresentadas ao estudante. Assim a literatura infantil, nessa medida, é levada a  realizar sua função formadora, a autora Regina Zilbermam

         Pesquisa sobre “A importância da literatura infantil dentro da sala de aula principalmente na formação de leitores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com