TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Empreendedorismo

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

Tema:  Liderança e Empreendedorismo

Os dois temas que vamos abordar aqui muitas de confundem. Assim Luca também está um pouco confuso sobre eles, já ouviu muito falar a respeito de liderança e de empreendedorismo mas acredita que não conseguiria defini-los.

Fórum

É hora  de mais uma parada estratégica para acessar o fórum!!!

Para saber mais sobre o empreendedorismo no Brasil e no Mundo acesse o link abaixo:

http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/estudos-e-pesquisas/empreendedorismo-no-brasil-pesquisa-gem

A liderança é a capacidade que um individuo tem de exercer influência sobre outros. A liderança é relacional só existem líderes quando existem liderados. 

Mesmo que você não perceba assim, em algum momento de sua vida você já exerceu liderança, pense um pouco e com certeza encontrará alguns exemplos.

Antes de continuarmos acesse na Biblioteca Virtual o seguinte livro:

CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C..   Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson, 2006. 572p. (Administração).

E leia na página 505 “A natureza da liderança”. 

Boa leitura

Exercer influência! Muitas vezes um empreendedor precisará influenciar outras pessoas para conseguir atingir os seus objetivos.

Mas o que faz um indivíduo conseguir influenciar outros? A influência está relacionada com o poder exercido pelas pessoas dentro de uma relação, o líder exerce poder sobre os seus liderados.

Vamos conhecer os cinco tipos de poder de acordo com Chiavenato (1999):

Coercitivo: é o poder baseado na punição, na coerção. As pessoas obedecem por medo de serem punidas ou sofrerem algum tipo de sanção.

Imagine se Luca estabelecer em seu escritório a seguinte política, para cada minuto de atraso o funcionário deverá compensar com uma hora a mais de trabalho no final de semana. Provavelmente o seu funcionário irá pensar duas vezes antes de se atrasar.

Mas não é esse tipo de ambiente de trabalho que Luca deseja. Então vamos prosseguir. 

De recompensa: está baseado na recompensa esperada pelo liderado, geralmente exercida por lideres controladores, que exercem a sua influência pelas recompensas que podem ser materiais ou não como elogios.

Caso Luca estimule em seu funcionário a atitude de sempre lhe solicitar autorização para tudo o que precisar fazer, está exercendo a liderança controladora. Se por um lado ele mantém o controle por outro desestimula a criatividade e a iniciativa de seus colaboradores. Ops!! Isso não, pois iniciativa é tudo o que ele espera de seus funcionários.

Legitimado: apoiado no cargo em que a pessoa ocupa, diz-se que é uma liderança emprestada, estabelecida pelo nível hierárquico que o líder ocupa.

Você já ouviu aquela frase –“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”? Ela caracteriza muito bem este estilo de poder, o líder é seguido porque está ocupando um determinado cargo. Seria mais ou menos assim – o funcionário de Luca diria – “Vamo obedece porque ele é o patrão”. Só de pensar nisso Luca já torce o nariz. Não é essa atitude que ele espera em sua empresa.

De Competência: baseado no conhecimento e aptidões do líder, normalmente visto como um mentor pelos liderados. Alguém que conhece muito e tem uma rede de relacionamentos dentro de sua área. 

Esse tipo de liderança pode facilmente aparecer em um escritório de contabilidade. Luca poderá exercer liderança baseada em seu conhecimento técnico sobre contabilidade.

Agora começou a soar melhor no ouvido de Luca. A liderança está circulando, todos estão sendo ouvidos, interessante, pensou ele. 

De Referência: é o chamado poder não intencional, os liderados é quem decidem seguir e serem influenciados pelo líder. Pois esse é visto como alguém que possui características marcantes e magnetismo pessoal, denominado de carisma.  

Definitivamente é assim que Luca espera que seus funcionários sejam influenciados, através de suas atitudes. Sem que ele precise exercer muita pressão, deixando espaço para que a criatividade, inovação e iniciativa possam ser empregadas por eles diariamente. Ele sabe que só assim poderá contar com a capacidade de cada um. Ele considera que não há nada mais triste do que pessoas acomodadas e desmotivadas, pois todos tem algo a oferecer e de algum forma podem contribuir. Ele espera conseguir promover um ambiente propicio para que isso aconteça. 

Antes de prosseguir acesse o link abaixo e leia a reportagem - Como lidar com chefes tóxicos

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/como-lidar-chefes-toxicos-484904.shtml

Mas nem todos os liderados possuem as mesmas características. Você pode imaginar que isso é algo obvio, pois todos somos seres humanos e não existem duas pessoas iguais, cada um de nós é único. 

Que trabalho complicado esse do líder!! Como ele irá lidar com tantas diferenças? 

Não é a toa que uma das características do líder é a percepção. Um líder deve ser um bom observador e estar atento para as necessidades de seus liderados. Antes de ser um privilegio a liderança deve ser encarada como uma responsabilidade. Cabe ao líder ajudar no desenvolvimento de seus liderados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com