TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança em Gestão de Projetos

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 17

LIDERANÇA EM GESTÃO DE PROJETOS

Marcelo Rímoli Martins Santos

Curso de MBA em Gestão de Projetos

Polo de Indaiatuba, SP

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da liderança em Gestão de Projetos. Em qualquer área ou ramo de atividade, são desenvolvidos projetos, até mesmo em nossa vida pessoal. Para um gestor de projetos obter sucesso e alcançar os resultados devidos a ele, é necessário saber liderar, essa fusão é importante para alcançar as metas desejadas. Com as técnicas de recursos humanos e liderança, somando-se as ferramentas de gestão de projeto, pode se alcançar bons resultados no projeto. Identificando os temas, gestão de pessoas e gestão de projetos, conclui-se a necessidade de juntar os dois temas para o sucesso na entrega de um projeto. Considerando a necessidade de realizar bons projetos com equipes multifuncionais, é preciso identificar e aplicar as ferramentas de Liderança, para que o gestor de projetos possa alcançar os resultados independente da equipe de trabalho. É necessário identificar as necessidades pessoais, habilidades e deficiências das equipes de trabalho, afim de extrair o melhor resultado dos liderados.

Para muitos Líderes de Projetos, a responsabilidade dele se restringe somente a cuidar do Cronograma, Custo e Qualidade na entrega do projeto, no entanto um líder que tem dificuldade em desenvolver habilidades de Liderança, tem dificuldades na condução do projeto. O Líder de Projetos precisa entender que ele precisa conseguir se comunicar com vários níveis hierárquicos e ter a capacidade de um negociador, pois durante a fase de projetos, ele irá precisar resolver questões de outros membros da equipe que precisam entregar suas tarefas para sucesso do projeto.

Conclui-se que todo profissional que se prepara para ser um líder, gestor ou gerente de projetos, necessita se preparar para ser um líder, mesmo com o desafio de muitas vezes não estar acima da equipe de forma hierárquica, mas precisará desenvolver bom relacionamento e ser um profissional influente para conduzir o projeto.

        

        

INTRODUÇÃO

Liderança em gestão de projetos é um tema no qual quando ouvimos falar, nos parece ser algo óbvio. No entanto a liderança por vezes é ignorada, por se entender que cada membro da equipe de projeto tem a sua própria responsabilidade para cumprir o que lhe foi designado, no entanto, em projetos, as coisas não acontecem como deveriam ser na teoria, e dessa forma aparece à necessidade de um gestor que tenha perfil e habilidade de líder para organizar as questões que fogem à normalidade.

Os projetos são planejados e executados pelas empresas a fim de criar novos serviços e produtos, implementando inovações no mercado. Projetos são milenares, se considerarmos grandes cidades antigas, e alguns monumentos históricos como pirâmides do Egito e a grande muralha da China. No entanto, com o passar dos anos e a necessidade de produção em escala global, junto a revolução industrial, percebeu-se a necessidade de se organizar a fim de conseguir controlar a mão de obra, qualidade, matéria prima, tempo de execução e entrega final gerando resultados. Desta forma o Gerenciamento de Projetos começou a se desenvolver se mostrando necessário para se obter resultados satisfatórios. Em fim, na década de 60 o Gerenciamento de Projetos foi reconhecido como uma ciência, e continua se aprimorando com novas metodologias para acompanhar a modernidade e desenvolvimento da sociedade.

Um Gestor, Líder ou Gerente de projetos, pode dominar as nove áreas de gestão, conhecer o produto, dominar as ferramentas de gestão, controlar os cronogramas e prazos do projeto, mas se ele não souber ser um líder, alguém que direcione a equipe, que consiga identificar onde é necessário atuar como tal, ele pode colocar todo o programa do projeto em risco. O gestor do projeto pode ter, conhecimento, pode ter habilidade, mas a atitude que completa as qualidades requeridas, está ligada em ser um bom líder.

Para ter bons resultados em um projeto,o gestor precisa estar capacitado para liderar a equipe, ele precisa passar confiança, ter respeito, saber motivar e entender as necessidades de recursos humanos, desta forma, unindo boa liderança e dominando bem as ferramentas de gestão de projeto, os objetivos serão alcançados com sucesso.

Justifica-se a elaboração deste artigo, pelo interesse do autor em estudar o tema: Liderança em Gestão de Projetos, visto que esse tema tem uma grande relevância no cotidiano das empresas que aplicam as ferramentas de liderança e de gestão de projetos. Com o objetivo de utilizar as ferramentas de Liderança juntamente a Gestão de Projetos, para que essa consolidação de habilidades possa alcançar resultados mais satisfatórios nos projetos.

  1. LIDERANÇA

Pode-se conceituar a palavra Liderança como a arte de comandar pessoas, podendo atrair seguidores e conseguir influenciar de forma positiva o comportamento e a mentalidade dos liderados.

Para Chiavenato (1999), a liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.

1.1 TIPOS DE LIDERANÇA

Para White e Lippitt (1939), existem 3 tipos de liderança:

Liderança Autocrática: O líder é centralizador,trazendo para si toda a autoridade e tomada de decisões, o líder autocrático tem por característica ser dominador, ele emite as ordens e espera plena obediência plena de seus liderados. 

Liderança Liberal: O líder não interfere nas decisões por conta própria e permite total liberdade para seus liderados, ele somente participa das tomadas de decisões no momento que é solicitado. Tem o comportamento evasivo e falta postura firme sobre os liderados.

Liderança Democrática:Comunicação e relacionamento de perto são características desse líder, sabe ouvir a opinião das pessoas, encorajando a participação dos liderados,ele cuida simultaneamente do trabalho e do grupo liderado. O líder é aberto a ideias, tanto para orientar quanto para ajudar a por em prática as ideias dos liderados afim de solucionar problemas trabalhando em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com