TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Corporal

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  22.514 Palavras (91 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 91

INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de trabalho está muito seletivo, as organizações querem trabalhar com pessoas que tenham além de suas habilidades técnicas que tenham também bagagem interpessoal boa e que possam trabalhar em equipe.

Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você. Também nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente. Homem ou Mulher, Jovem ou Maduro, Casado ou Solteiro, qualquer que seja sua Profissão ou Função – A linguagem serve para todos. Pois todo ser humano tem que lidar consigo mesmo e com os outros.

Lidar com muitas pessoas nunca será uma tarefa fácil, e uma das ferramentas utilizadas é de como aprender as linguagens corporais no ambiente de trabalho, nos negócios e de como ler mentes de forma eficaz, demonstrar de forma efetiva a aplicabilidade da linguagem corporal em uma liderança fazendo toda diferença no mercado tão competitivo.

A leitura da mente não é magica, muito menos algo que poucas pessoas sejam capazes de apresentar fatores e habilidades que unidos nos permitem interpretar o que as pessoas estão pensando, podendo assim "ler" suas mentes. Através da observação das atitudes, gestos, postura e até o tom de voz, é possível saber o que a pessoa pensa ou sente. Com esse aprendizado é possível colocar em prática tanto na vida pessoal quanto profissional, sendo importante para saber se podemos confiar nas pessoas que nos cercam e também conseguir controlar as situações do dia a dia à nosso favor.

A Linguagem Corporal é de grande importância desde o processo seletivo até o momento de se aposentar. Estar de fato apto para gerenciar a linguagem corporal e assim conseguir decodificar as mensagens e sinais que são enviados por outras pessoas é fundamental para o sucesso nos negócios, independente da área de atuação. Isso quer dizer que em todos os aspectos de comunicação no trabalho como: em entrevistas de emprego, avaliações anuais, reuniões de diretoria, etc.

As expressões corporais dos líderes influenciam de forma marcante os liderados, desde a alcançar resultados e metas em grandes empresas. Um líder bem centrado em suas expressões, pode levar sua equipe ao sucesso ou ao fracasso gradativamente, pois influenciam em tomadas de decisões no clima do ambiente e diz muito a respeito do que fazemos e pensamos.


OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo, pesquisar a importância da utilização de uma ferramenta inovadora em Gestão de Pessoas, como se aplicar na prática as linguagens corporais. Evidenciar que a leitura corporal em um ambiente corporativo pode ser de extrema importância no âmbito de clima organizacional, e também em relação a demonstração de resultados positivos nos negócios podendo assim identificar melhor seu cliente estudando de forma efetiva e demonstrando de fato resultados significativos possam decifrar as pessoas e suas necessidades, uma vez que trabalhamos com pessoas.

Apresentar de forma a contribuir sempre para a melhoria de uma relação interpessoal. E conhecer que o uso desse método tende a dar resultados positivos em vários âmbitos importantes, dentro e fora da organização.


JUSTIFICATIVA

O grupo escolheu esse tema por ser importante para o ambiente de recursos humanos uma vez que estudaremos o ser humano. Por ser um tema inovador, sendo uma ferramenta que pode ser de grande ajuda para a Gestão de Pessoas.

Além disso, pode representar importantes ganhos para a organização, saber entender o que o corpo fala, pois, o corpo nunca mente sendo assim se entendermos certas expressões corporais poderemos identificar de forma eficaz o que realmente o colaborador está sentindo e o que ele diz é verdade.

O grupo considera o tema escolhido relevante, pertinente, e abordará a sua viabilidade.


METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho foram usados os seguintes métodos:

  • Qualitativa: a pesquisa se desenvolveu a partir de livros referente ao tema;
  • Quantitativa: entrevista;
  • Visitas técnicas que utilizam esse método.

CAPITULO 1- LINGUAGEM CORPORAL

Citando algumas situações bastante comuns do dia-a-dia, como quando uma pessoa cruza ou descruza os braços, muda a posição dos pés, ou até mesmo deixa as palmas das mãos para cima. Afirmando que tudo isso são gestos inconscientes e que, por isso, estão diretamente relacionados com aquilo que se passa no íntimo das pessoas.

Weil e Tompakow (1986, p.21) nos introduzem aos três animais (figura 01) que são símbolos antiquíssimos que farão parte do vocabulário do leitor, de modo que ele nunca mais os esquecerá.


        Figura 1: Símbolos antigos
[pic 1]

             Fonte: Pierre Weil, Roland Tompakow (1986, p.21)        

Símbolos, ferramentas da mente. – Um símbolo antigos dá-nos a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do nosso corpo. – Vamos conhecer o boi oferecendo-lhe um prato de bolo. – O leão que estufa e encolhe. – A águia de motocicleta. – Primeiro contacto do leitor com a evidência de um conflito entre duas expressões corporais simultâneas, mas opostas! (WEIL E TOMPAKOW, 1986, p.23)

Desde tempos primordiais, usam-se símbolos como ferramentas que a inteligência humana cria e procura padronizar buscando facilitar sua tarefa de compreender.

Weil e Tompakow (1986, p.26-27) elegem então um símbolo: “Usemos, então, um símbolo: podemos comparar o corpo humano a uma esfinge; sim – àquela esfinge dos egípcios ou dos assírios.” (Figura 2)

[pic 2]

Figura 2: Esfinge assíria de khorsabad, chamada Kerub

                                     Fonte: Weil, Tompakow (1986, p.27)

Eles ainda afirmam que a esfinge era composta de quatro partes: corpo de boi (responsável pela vida instintiva e vegetativa); tórax de leão (responsável pela vida emocional); asas de águia (responsável pela vida mental, intelectual e espiritual); cabeça de homem. Em seguida adicionam que existe uma tradição de que cada uma destas partes representaria uma parte do físico do homem, bem como o seu correspondente psicológico. Salientando que estas correspondências psicológicas sofreram poucas mudanças, continuando praticamente igual nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (145.2 Kb)   pdf (823.2 Kb)   docx (396.6 Kb)  
Continuar por mais 90 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com