TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1  GESTÃO DE PESSOAS

2.2  NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS

2.3 GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

2.4 ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        

ANEXOS        

ANEXO A – Não há anexo        



  1. INTRODUÇÃO

Nesta atividade estaremos abordando quatro temas relacionados à práticas de planejamento logístico, gerenciamento de estoques, negociação em compras e gestão de pessoas de uma das maiores construtoras do país , a Construtora Norberto Odebrecht.

Com base no texto  analisaremos os questionamentos e os desafios apresentados, buscando encontrar melhor resposta para os temas propostos.

Vamos pesquisar neste trabalho os desafios da Construtora Norberto Odebrecht na Prática de Planejamento Logístico, Gerenciamento de Estoque, Negociação em Compra e Gestão de Pessoas. Nosso objetivo é buscar o entendimento correto dessas quatro áreas que estão diretamente ligadas.  


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1   Gestão de Pessoas:

Após desenvolver a pesquisa acerca do tema sobre Getão de Pessoas, pude conhecer melhor o assunto e assim desenvolver o tema solicitado pelo mestre da disciplina, sendo:

Dentro do âmbito do canteiro de obras, uma das maiores preocupações é justamente como a empresa vai gerir as pessoas, para que a obra venha a tomar forma. Diante disso é feito de imediato um contrato com Assistente social, Gerente de R.H, Gestor de Suprimentos, Gerente Administrativo e Financeiro (GAF) e por fim com o Diretor de Contratos (DC).

A preocupação com as pessoas é essencial, pois sem as mesmas, o canteiro de obra não existirá e a construção da grande obra ficará comprometida.

Pensando no conforto e bem estar do funcionário, é construído um grande canteiro operacional dotado de tecnologia de ponta, que visa prestar vários serviços ao colaborador, tais como: limpeza e higiene, ginástica laboral, cuidados com o meio ambiente, introdução contínua em segurança do trabalho e desenvolvimento em assistência social com objetivo de inserir plano de saúde, vale alimentação, ou seja, benefícios que incentivem o colaborador.

O Setor de R.H faz o cadastro de funcionários utilizando uma logística bem interessante, quando não encontram mão de obra qualificada na cidade onde está sendo instalada a obra, os membros do R.H vão em busca desses profissionais em cidades vizinhas e ao encontrá-los lhes é oferecido todo o suporte necessário, como vale transporte e alimentação, alojamento. Imediatamente inicia-se o processo de integração e as atividades diárias do novo funcionário.

Hoje a Construtora Odebrecht tem uma excelente política de cargos e salários, onde todos os colaboradores recebem treinamentos adequados à sua função se tornando preparados e motivados.

Além de todos esses incentivos a empresa oferece a todos os colaboradores a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) desde que as metas sejam atingidas e que o índice de acidentes estejam em índices aceitáveis.

2.2   Negociação em Compras:

Trata-se de um setor muito dinâmico da empresa e bastante intenso no que diz respeito a logística. O Gestor possui uma equipe de compras formada de vinte pessoas, que interagem com vários tipos de fornecedores, tais como: Alimentos, aço, equipamentos elétricos, EPI”s, etc.

Geralmente a equipe de compradores é subdividida dentro de  existem fatores que devem ser levados em consideração, como a distância da obra para a cidade que em média é de 80 Km, portanto, não deve ter atrasos nas entregas.

                            Os compradores se dividem em setores dentro do seu grupo e ali decidem quem vai comprar os tipos de materiais que vão dar forma a obra. O gestor de materiais é o responsável pelo bom desenvolvimento das compras e simplesmente não pode deixar nenhuma compra atrasar ou dependendo da falta do material no canteiro, a obra tende a parar suas atividades

                  No caso de cotação de preços o mesmo é feito da seguinte forma:

  1. O pedido e recebido no setor de compras
  2. O comprador tem a obrigação de cotar com pelo menos 03 fornecedores
  3. O critério pra aprovação e feito mediante o prazo de chegada no canteiro (vamos falar no próximo tópico), o menor preço, melhor prazo para pagamento, desconto final e por fim os impostos.

Segue um exemplo abaixo de cotação de preços com fornecedores de cimento em saco de 50 kg:

   

Saco de cimento para construção Civil

Cimento Poty - quantidade pedida: 3000 sacos de cimento

 

Fornecedor - 1

Fornecedor - 2

Fonecedor - 3

Valor Unitario

       50,00

        48,50

 52,00

Desconto final

5%

3%

8%

Imposto (ICMS)

7%

7%

18%

Prazo de pagamento

45dd

30dd

30/60dd

Prazo de entrega

imediato

imediato

imediato

 

                 Como podemos observar, se fosse para escolher a compra final dos sacos de cimento o fornecedor n° 03 vai ganhar a cotação, porque apesar do maior preço unitário, o mesmo esta concedendo um desconto de 8% em cada saco de cimento sendo assim o seu preço final vai cair pra R$ 47,80 observando assim o menor preço adquirido por unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com