TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Indústria Moveleira

Por:   •  2/6/2022  •  Tese  •  6.659 Palavras (27 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 27

OPERADOR LOGÍSTICO NO SETOR MOVELEIRO DO NOROESTE PAULISTA

1Carla Danielli de Oliveira Ribeiro; 2Marcio Gonzaga da Silva, ³Rafael Alberto dos Santos

1,2,3Discentes do Curso MBA em Logística do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil.

carla.oliveira85@gmail.com; gonzaga_marcio@hotmail.com; ras_ata@hotmail.com.

4M.Sc.Tarcisio Marcelo Menezes(orientador);5M.Sc. 1Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira (orientadora);

4, 5Docentes do Curso MBA em Gestão Empresarial do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil.

tarcisio@interbusiness.com.br; anaelisa@unilins.edu.br.

Resumo:

Em um cenário altamente competitivo, empresas buscam constantemente alcançar e manterem-se na liderança. Entretanto nem sempre as mesmas possuem conhecimento técnico e específico para desempenhar algumas atividades, principalmente aquelas que não fazem parte do seu foco de negócio. O setor moveleiro por ser altamente segmentado e pulverizado, depara-se com algumas dessas dificuldades, é composto principalmente por empresas de micro, pequeno e médio porte, que não possuem condição de acompanhar o dinamismo tecnológico e possuem dificuldades na ampliação de mercado, devido custos de estoque, ausência de boas práticas de armazenagem, dificuldade na formação de cargas, administração do tempo de entrega, o custo do transporte e os percalços ocorridos durante a distribuição. É neste contexto, que a terceirização das atividades logísticas tornou-se uma vantagem competitiva abrindo espaço para uma nova tendência: o operador logístico, especializado em desempenhar atividades logísticas agregando valor as mesmas e possibilitando que as empresas possam cada vez mais dedicar-se especificamente ao seu foco de negócio.

Palavras chaves: setor moveleiro, terceirização de serviços, operador logístico.

Abstract:

In a highly competitive scenario, companies constantly try to reach and keep themselves at the leadership. However they do not always have technical and specific knowledge to develop some activities, meanly the ones that are not part of their business focus. Being widely segmented and spread, the furniture sector faces some of these difficulties, it is composed by micro, small and medium size companies, which have no condition to keep up with technological dynamism and have difficulties of market expansion, due to stock costs, lack of good storage practice, loads formation difficulties, delivery time management, transportation cost and the troubles that happen during the distribution. It is at this context that the logistics activities outsourcing has become a competitive advantage opening way to a new tendency: the logistics operator, expert in performing logistics activities adding value to the companies and enabling them to dedicate themselves more and ore to their business focus.      

Key words: furniture sector, outsourcing services, logistics operator.

1. Introdução

As regiões Sul e Sudeste são à base da indústria de móveis brasileira, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina são responsáveis por 75,9% de todos os estabelecimentos e por 79,7% dos empregos. O estado de São Paulo representa um dos principais territórios produtivos para a cadeia moveleira no Brasil. Responde por 21,13% do total de estabelecimentos industriais, e gera 24,7% dos empregos do setor. FIESP/DECOMTEC (2009, p18).

O setor é pulverizado e concorrencial, sendo que a maioria das empresas atuantes no setor é de pequeno porte e de gestão familiar, aspecto este que dificulta a adoção de técnicas modernas de administração e controle. Além disso, há muitas empresas informais, como marcenarias. DEPEC (2008, p.95).

        De acordo com o relatório da consultoria Austin Asis, (2005, p.55) o setor moveleiro é intensivo em mão-de-obra e tem elevado potencial para gerar empregos, representa aproximadamente 4% do total do emprego na indústria de transformação. No entanto, os empregos gerados nesta indústria são de pouca qualificação e mal remunerados, e as inovações tecnológicas, que visam o aumento da produtividade, exigem maior qualificação do pessoal.

        O presente trabalho busca constatar a importância de se transferir os processos de logística outbound[1], aos quais as indústrias do setor moveleiro do noroeste paulista não possua estrutura técnica e tecnológica de prover, possibilitando que as mesmas concentrem esforços em seu foco de negócio, ou seja, sua produção. Mostrando as vantagens e desvantagens de transferir tais funções visando à competitividade. Para Ballou:

...vencer tempo e distância na movimentação dos bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística. Ballou (2011, p.23)

 Para o desenvolvimento do trabalho serão realizadas pesquisas bibliográficas, em revistas especializadas, sites relacionados ao setor moveleiro e artigos científicos, visando apresentar o perfil deste mercado, o conceito do operador logístico e as vantagens e desvantagens da terceirização.

2. Referencial teórico

2.1 Setor Moveleiro no Brasil

O setor moveleiro no Brasil está em expansão, no que se refere às divisas e quanto à criação de novos empregos. O setor, assim como em outros países, reúne industrias do segmento de polos regionais que estão presentes em todo território nacional, sendo sua maior presença nas regiões Sul e Sudeste.

        O setor enfrenta dificuldades que, segundo Gorini (2000, p.3), precisam ser superadas devido aos impactos negativos que poderão causar ao setor em longo prazo. As principais deficiências citadas pela autora são: a) verticalização da produção; b) ausência de fornecedores especializados; c) normas técnicas incipientes; d) grande informalidade; e) investimentos inadequados em design e pesquisa de mercado.

De acordo com o dicionário online, Priberam da língua portuguesa, define-se moveleiro como fabricação e venda de móveis; relativo à indústria, comércio ou a atividade de construção e reparação de móveis, ou seja, são firmas que elaboram móveis utilizando madeira, metal, plástico e artefatos de colchoaria e, que se destinam a residências, escritórios, escolas, auditórios, hospitais, lojas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (348.3 Kb)   docx (185.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com