TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 13

A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de mesmo as melhorias mais simples e óbvias nas ações mais comuns serem adotadas com hesitação, relutância e lentidão. (Alexander Hamilton, 1791)

  1. INTRODUÇÃO

A Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística, é definida como:

O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente.

Para Leite (2009), a Logística Reversa: 

[...] é uma área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-vendas e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, através dos canais de distribuição reversos (CDR), agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômicos, ecológicos, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. (LEITE, 2009)

Ou seja, a Logística Reversa viabiliza a restituição dos resíduos sólidos às empresas para reaproveitamento ou para destinação final ambientalmente adequada.

Com o boom industrial e o crescimento populacional, podemos afirmar que houve nos últimos anos uma tomada de consciência mundial referente à preservação e conservação do meio ambiente, com isso, houve um aumento do interesse e da preocupação com a destinação final dos resíduos sólidos e seu desperdício, principalmente de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que, ao final de sua vida útil, tornam-se um grande problema, pela inexistência de locais apropriados para seu devido descarte.

  1. Royal Philips Electronics

A Royal Philips, com sede na Holanda, é uma empresa de tecnologia diversificada, concentrada em melhorar as vidas das pessoas por meio de inovação nas áreas de Cuidados com a saúde, Estilo de vida do consumidor e Iluminação. A empresa é líder em cuidados com o coração, doenças agudas e cuidados com a saúde em casa, soluções de iluminação com eficiência energética e novas aplicações de iluminação, assim como aparelhos para barbear e aparar pelos masculinos e saúde bucal.

No Brasil, a empresa, uma subsidiária da Royal Philips Electronics, atua desde 1924 e atualmente trabalha com produtos diversificados para todos os segmentos de clientes, inclusive profissionais da área de saúde (médicos e dentistas).

A Philips precisa lidar com cobranças por parte dos consumidores e das ONG’s, como por exemplo o Greenpeace e com a criação de Políticas Públicas, como a PNRS – Política Nacional de Recursos Sólidos, de 02/08/2010, que dispõe sobre “os princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.”

Por ser uma empresa engajada na criação de novos e eficientes canais, a Philips do Brasil desenvolveu um projeto de logística reversa de eletroeletrônicos para todo o país, principalmente diante das pressões externas e da criação de uma política voltada para o descarte responsável de resíduos sólidos.

Após a pressão dos ativistas, a Philips buscou uma solução que foi criar programas voluntários de controle em todos os países que seus produtos eram vendidos. Países estes que na época discutiam exatamente leis sobre a questão de responsabilidade individual do fabricante pelos rejeitos, apesar da Philips achar que a responsabilidade deveria ser dividida com o governo e com os consumidores, que deveriam, inclusive, pagar pela reciclagem.

1.1.2 Missão, visão e valores:

Missão:

Melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da introdução oportuna de inovações significativas.

Visão:

Lutar por um mundo mais saudável e sustentável através da inovação, tendo como meta melhorar a vida de 3 bilhões de pessoas por ano até 2025.

Valores:

  • Agradar clientes:  Antecipando e superando as expectativas do cliente.
  1. Demonstrandos paixão pela Philips e “sense and simplicity”
  2. Criando experiências superiores para os clientes, com base em ideias profundas
  3. Atuando como embaixadores da Philips, sempre
  • Fornecer ótimos resultados: sempre elevando nosso patamar.
  1. Jogando para realmente ganhar e sempre definimos metas ambiciosas
  2. Desafiando o status quo e experimentamos novas maneiras
  3. Tomando decisões claras e as implementamos com rapidez e disciplina
  • Desenvolver pessoas: Obtemos o melhor de nós mesmos e de cada um
  1. Atraindo as melhores pessoas para criar equipes fortes e diversas
  2. Assumindo riscos, dando às pessoas atribuições abrangentes para acelerar seu desenvolvimento
  3. Investindo, pessoalmente, tempo significativo para treinar e reconhecer pessoas
  • Depender uns dos outros: Fornecer mais valor trabalhando como One Philips
  1. Pensando como One Philips e atuando como proprietários
  2. Confiando uns nos outros e tendo capacidade de contribuir com seu melhor
  3. Formando equipes e alocando recursos para as oportunidades mais promissoras

1.1.3 Matriz BCG Philips – no cenário mundial:

                                                      Participação de mercado

ESTRELA

 

INTERROGAÇÃO

 

 

Cuidados com a saúde

Produtos de Cuidados Pessoais

Ex.: Equipamentos médicos

Ex.: Depiladores Elétricos

 

Crescimento de Mercado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VACA LEITEIRA

 

ABACAXI

 

 

Iluminação

 

Utilidades Domésticas

Ex.: Iluminação LED e Convencionais

Ex.: Televisores

 

Estrela – São produtos que necessitam de um maior investimento, mas que em 2012 ficaram em segundo lugar no ranking de vendas mundiais, com 3.610 milhões de euros, representando 31% do total das vendas dos produtos verdes;

Vaca Leiteira – Concentra as maiores vendas de produtos verdes, 5.752 milhões de euros em 2012, equivalente a 51% do total das vendas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com