TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística no Mundo Globalizado

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 9

A terceira revolução industrial trouxe a globalização extensiva, uma globalização, onde proporciona aos agentes, acessos de várias parte do mundo, seja por e-mails, telefonemas ou via satélite. Tudo ficou de fácil disponibilização de demanda, marketing, gerenciamento, inovação e etc. Porém, deixou a disputas de mercados acirradas, onde o maior meio de sobrevivência, no mercado, hoje, é a inovação e visão sistêmica.

Com tudo, o mercado se constituiu em um campo, onde a competitividade se tornou a fonte de sobrevivência. Devido a esse notável fator, as estratégias logísticas se tornaram a maior arma para a fidelização para com o cliente, transformando assim, toda e qualquer ideia inovada, em um fator de extrema importância para sua sobrevivência no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

No cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas.

O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e

fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o

estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos, cada um tenta encontrar o seu próprio caminho; porém, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino.

As organizações têm exigido mais sincronização interna, pois se todo o corpo estrutural da empresa (setores) não estiver sincronizado e ligado nas mudanças internas e externas, não fornecerão uma base sólida no desenvolvimento das atividades.

Enquanto as mudanças econômicas criam novas exigências competitivas, as tecnológicas tornam possível o gerenciamento eficaz e eficiente de operações logísticas mais complexas e demandantes. Na base dessas novas tecnologias está a revolução da Tecnologia de Informação (TI). Microcomputadores, computadores de bordo, coletores de dados, simuladores e otimizadores de rede são algumas das aplicações de hardware e software envolvidas. Combinadas, essas aplicações de tecnologia permitem otimizar o projeto do sistema logístico e gerenciar de forma integrada e eficiente seus diversos componentes.

Não adianta um conhecimento básico acerca do que é estratégia empresarial sem que saibamos também como aplicar tal conceito à pratica e à realidade de cada tipo de empresa. Considerando o ambiente competitivo e o emaranhado de empresas, produtos e serviços à disposição dos consumidores, temos a necessidade de um aprofundamento acerca de como levar as empresas aos resultados desejados dentro de cada cenário possível.

A globalização impõe uma maior competitividade, as empresas vivem um momento extremamente desafiador em que é incessante a busca por estratégias que possibilitem diferenciais. O desenvolvimento de novas metodologias associadas ao uso intensivo da Tecnologia da Informação é imprescindível para o adequado gerenciamento da cadeia de suprimentos. Dentro da estratégia empresarial, o Supply Chain pode proporcionar redução de custos, agregar valor ao consumidor e elevar os níveis de serviços.

O sistema de gerenciamento de armazéns é uma parte importante na cadeia de suprimento que fornece a cotação dirigida de estoque para maximizar o custo valioso espaço de armazéns.

O Sistema, também, dirige e otimiza a colocação do armazém baseando em informação de tempo real sobre o status do uso de prateleiras. O WMS operacional significa que empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar.

O sistema WMS, utilizam sistemas como código de barras, dispositivos móveis, rede locais sem fio e, possivelmente, identificação por rádio frequência, para motivar eficientemente o fluxo de produtos, uma vez que os dados tenham sido coletados feito uma sincronização com uma base de dados centralizados, tanto por processamento de todo lote como por transmissão em tempo real, através de rede sem fio. O banco de dados, pode, então, ser usado para oferecer relatórios úteis para o status da mercadoria no armazém.

Muitos sistemas WMS tem interface com sistema do tipo ERP, MRP, ou com outros tipos de softwares de gestão. Isso permite uma forma de se perceber automaticamente um inventário de processar pedidos e lhe dar com devoluções.

O sistema tem como funcionalidades o agendamento de recebimento, que através de informações mostra em qual horário local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação.

Na etapa do recebimento todos os volumes são conferidos, e caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema, após sendo levado para a etapa do endereçamento, que daí, uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de códigos de barras que serão colocadas nos volumes a serem armazenados. O produto já em armazenamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição. No momento da separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço, ocorre através da leitura de código de barra, fixado na estrutura e no produto, na caixa ou no volume solicitado, antes do item ser levado para a área de expedição. Já separados, são conferidos uma última vez e colocados dentro de uma área de confinamento para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS, através de equipamentos dotados de tecnologia 3G, informando que o item foi entregue.

Abastecimento de linhas de produção, tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcionar por falta de um determinado item necessário. No momento de programação da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade de item necessário e informa caso um deles seja insuficiente. O abastecimento automático de linha de produção evita que haja interrupção não programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade

A correta implementação de um WMS, permite obter uma elevada confiabilidade e minimizar o risco por parte da empresa. Esses dois fatores levam a satisfação pelo gosto do cliente, otimização para o espaço de armazenagem, melhorias da produtividade, vantagem competitiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com