TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Loja da Esquina

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Estrutura e processos organizacionais.

Módulo:

Aluno:  Karina Éllen Ferrari.

Turma: Pós em adm. (Centro Hermes Botucatu).

Tarefa: Estudo de caso.

Introdução

           Senhor Arthur de 70 anos é dono de uma tradicional e renomada livraria física localizada em um ótimo ponto da cidade cujo segmento é romances nacionais. Porém devido a época de compras de livros pela internet, o movimento de sua livraria obteve uma queda bruscamente.

Desenvolvimento

  1. O pensamento mais correto é a opção 2, pois baseado em nosso cenário atual onde vivemos um momento de grande avanço tecnológico “sobrevive” a organização que possui um diferencial competitivo em sua estratégia e se adequa ao mercado, que não tem resistência as mudanças. E essas mudanças mercadológicas geram um impacto diretamente nas organizações, neste caso, na livraria física do Sr. Arthur.

Haverá espaço para as duas opções, tanto a livraria física como a virtual, pois há consumidores para os dois tipos de comércio, porém a livraria virtual é uma contingência, flexibilidade e diferencial do negócio, ampliando e complementando as vendas de e-books pelo e-commerce, visto que livros estão entre os 15 produtos mais vendidos pela internet, portanto a procura é grande, devido a comodidade e praticidade que a internet favorece aos consumidores.

  1. A opção mais usual depende muito do tipo de pensamento e cultura da organização. No caso da livraria, a opção 1 é um pensamento possível mais resistente as mudanças, mais tradicional, no entanto a opção 2 mostra-se mais flexível a aderir a tendência de mercado e inovação da livraria.

  1. Aconselharia o senhor Arthur a não ter medo de enfrentar as mudanças, afinal, para chegar a algum lugar tem que haver planejamento focando em seus objetivos, argumentaria apresentando a ele as mudanças tecnológicas que o pais vem enfrentando e a importância de acompanhar a tecnologia. Se possível manter a livraria física, mas também aderir a virtual, implantando um sistema eficiente, elaborado e estruturado para atender seus clientes, com uma plataforma facilitada, mapeando o processo desde a aquisição dos livros até a compra por seus clientes, estipulando metas para a livraria (venda de livros), sendo eficiente e eficaz, com uma estrutura de loja física e virtual (venda de e-books).

Considerações finais

           Após análise do estudo de caso proposto foi concluído que a opção 2 é o pensamento mais correto, portanto a livraria não precisa ser extinta, mas é viável ser tanto física quanto virtual visto que para o Sr. Arthur é de extrema importância a inovação de seu modelo de negócio comercializando e-books já que  livros possui várias características que o torna interessante para a venda via internet como por exemplo o valor é interessante, a livraria tem uma especialização neste caso em romances nacionais (terá que ser a melhor oferta do mercado para ganhar cliente) que o torna diferencial, e um público significativo que compra em grandes quantidades.

Apostila – Estrutura e processos organizacionais.

https://blog.hotmart.com/pt-br/produtores/produtos-mais-vendidos-na-internet/

http://www.criarnegociosonline.com/vender-ebooks-pela-internet/

http://www.lojavirtual.org/e-rentavel-montar-uma-loja-virtual-de-livros/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (773.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com