TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A loja da esquina gestão Estratégica

Por:   •  29/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  2.175 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

Adriana Santos

MMP018AJ-ZOG

Gestão Estratégica

Matriz de Atividades

Esta apresentação tem por objetivo propor uma estratégia de negócios para uma livraria existente há 42 anos no mercado, denominada Loja da Esquina, que passa no momento por concorrência antes desconhecida, com a entrada de uma grande livraria no mesmo bairro (FOX BOOKS).

A proprietária Kelly vê seu faturamento  cair rapidamente.

O mercado externo de modificou, e a realidade inclui novas oportunidades e riscos diferentes de 42 anos atrás.

O objetivo deste trabalho é recuperar faturamento e manter de forma sustentável a Loja da Esquina no mercado.

 

Definição de visão, missão e valores (pelo menos 3 valores)  para a Loja da Esquina.

Visão: Ser a melhor empresa a oferecer livros e produtos de entretenimento infanto juvenil do bairro de Upper West Side.

Missão: Contribuir com o desenvolvimento psico social de crianças e adolescentes, incentivando a leitura e o entretenimento saudável.

Valores:

  • Oferecer produtos específicos para o público crianças e adolescentes, totalmente em linha com os direitos garantidos em constituição de crianças e adolescentes.

  • Oferecer produtos que ajudem no desenvolvimento psico social de crianças e adolescentes, recomendados e aprovados por entidades afins.

  • Respeitar, e tratar com igualdade todos os clientes durante os atendimentos dentro da livraria e nas escolas.

Análise do ambiente competitivo (5 forças competitivas) da empresa, considerando-se a entrada do novo competidor no mercado;

Compradores: identificado como crianças e famílias. Poder de barganha dos compradores: aumentou, pois há mais fornecedores com mesmos produtos.

Fornecedores: livrarias e vendas por internet. Poder de barganha dos fornecedores: diminuiu, pois agora existem mais opções para a compra como, outras livrarias – FOX Books, venda por Internet, venda à varejo focadas em category killer.

Entrantes potenciais: Havia barreira inicial para entrada , pois , Kelly tinha muito bom gosto e conseguia identificar livros com alta venda. Além da Loja da Esquina ter um histórico longo (42 anos ), uma loja tradicional e conhecida, com clientes cativos (3 mil famílias cadastradas), e havia medo de guerra de preços. Porém, não foram as barreiras suficientes para bloquear a entrada da FOX Books.

Substitutos: identificados como jogos de computadores, leituras virtuais, outras lojas.

A concorrência aumentou, devido à novos entrantes, e vemos uma disputa por preço e valor agregado ao cliente (cafés)

Proposta de uma estratégia competitiva para a Loja da Esquina.

Penso na estratégia baseada em enfoque. O grupo comprador são crianças e adolescentes em idade escolar, no bairro de Upper Side, em NY. A estratégia é atingir este público de forma mais eficaz,  na diferenciação do serviço de venda. Atendimento especial, com opções de produtos não só de livros, mas também de pequenos brinquedos sazonais, como io-io, spiners, ou pokemon, dependendo da “moda”.

Venda também de álbum de figurinhas, com dias determinados para troca de figurinhas na frente da loja. – Posicionamento baseado em necessidades.

Desta forma a estratégia é focada em um melhor serviço, como agregar mais valor ao serviço de vender livros. O contexto do entretenimento fica muito mais amplo, quando se oferecem um ambiente com contadores de histórias, brinquedos da moda, troca de figurinhas, e ainda boas parcerias com lanchonetes e cafés para oferecer um algo mais nos descontos de compras.

Outro ponto a agregar são vendas de livros requeridos pelas escolas, onde tem-se um vendedor  dentro das escolas em dias definidos, para venda para classes inteiras de um livro específico.

A idéia é inovação pois a estratégia é baseada em serviço de venda de material de entretenimento à crianças e adolescentes.

Dentro do mapa estratégico estão calcados objetivos focados no cliente: opções de produtos alvo ao público infanto-juvenil, inovação destes produtos, busca rápida por modismos.

Desta forma, as quatro frentes ( econômica, cliente, processos e capital humano) se adequam à visão e missão voltados à melhores serviços e focados em clientes.

1. Para o redirecionamento estratégico da Loja da Esquina, deve-se reformular a área da loja, deixando pequeno espaço próximo ao caixa contendo pequenos brinquedos da moda à venda ( como ioiôs, pokemon, spiners)

2. Manter pequeno espaço para venda poucos itens de banca de jornal, principalmente álbum de figurinhas da moda. Manter também pequeno espaço para itens caros de papelaria, como canetas, lapiseiras e borrachas de grande atrativo aos clientes.

3. Buscar cafés e lanchonetes que sejam frequentados pelos clientes de público alvo, para fazer convênio de descontos em conjunto, para clientes em comum.

4.Manter em uma parede da loja um painel contendo dados de eventos importantes, como por exemplo, futuras apresentações de atores fantasiados para contar estórias no interior da loja, ou dia da troca de figurinhas na frente da loja. Ou lançamentos de best sellers infanto-juvenis.

Da forma apresentada nos tópicos anteriores, a Loja da Esquina vai direcionar seu público alvo para crianças e adolescentes em idade escolar. Vai busca-los com atrativos de entretenimento agregadores como artigos de luxo de papelarias, brinquedos da moda, e álbum de figurinhas.

Em outra frente, a Loja da Esquina, agendará dia certo para ir até as escolas e vender o livro indicado pelo professor para grade escolar, e em um dia venderá livros para classes inteiras.

Com estas alternativas, pensa-se em aumentar as visitas do público alvo, alavancando a venda de livros para este mesmo público.

A loja passa a ser um lugar de entretenimento e diversão.

Toda esta mudança visa aumentar o faturamento, aumentar as margens de lucro, e diversificar os produtos oferecidos e se manter no mercado.

LOBATO, David Menezes. Gestão Estratégica

Material de Gestão Estratégica da FGV, Módulos do 01 ao 8 e vídeo aulas.

Agradeço a atenção para este trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com