TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A M. Luiza Avaliação

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI-SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

ALYSSON BRUNO DE CASTRO DAVI

Projeto Integrado Multidisciplinar

MAGAZINE LUIZA

Fortaleza

2020

ALYSSON BRUNO DE CASTRO DAVI

Projeto Integrado Multidisciplinar

MAGAZINE LUIZA

Fortaleza

2020

RESUMO

O setor de varejo no Brasil representa a maioria dos empregos formais e se conectam aos diversos níveis de cadeias produtivas. Os varejistas estão entre os primeiros a responder às mudanças de mercado e consumo. Após a pandemia de covid-19 iniciada em março no Brasil foi este o setor a largar na frente em busca da recuperação econômica. Inserida neste contexto está a Magazine Luiza, empresa varejista fundada em 1957 em que possui mais de 740 lojas espalhadas por 16 estados brasileiro além de uma forte atuação no e-commerce brasileiro. O objetivo deste trabalho é, por meio de uma pesquisa teórica, analisar a estrutura organizacional desta empresa a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnica de Informática do curso de Gestão de Processos Gerenciais da Universidade Paulista-UNIP.

Palavras Chave: Magazine Luiza; varejo; estrutura organizacional.

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................5

1- Fundamentos de Administração..................................................................6

1.1 - Denominação...............................................................................................6

1.2 - Origem da Organização...............................................................................6

1.3.- Porte da empresa........................................................................................6

1.4- Principais produtos.......................................................................................7

1.5- Principais fornecedores e sua relação..........................................................7

1.6-Principais concorrentes da organização........................................................8

1.7- Estrutura organizacional da empresa...........................................................8

2 - Comunicação Empresarial.........................................................................10

2.1- Comunicação interna e estratégica da organização...................................10

3 - Tecnologia da Informação.........................................................................11

3.1- Sistema de informações.............................................................................11

4. Considerações Finais....................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a estrutura organizacional da empresa atuante no setor de varejo Magazine Luiza. Para esta analise serão considerados os conhecimentos obtidos ao decorrer do período letivo com a conclusão das disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Pretende-se ainda com esta analise demonstrar o grau de aproveitamento destas matérias além de ampliar o conhecimento teórico tratados nestas disciplinas por meio da pesquisa.

A empresa escolhida foi a Magazine Luiza por conta de seu porte no mercado que abrange mais de 16 estados brasileiros com mais de 740 lojas físicas de acordo com o próprio site da empresa, além de sua ampla atuação no setor de e-commerce. A empresa atua próximo ao cliente através de suas redes na internet, com suas campanhas e ações. A empresa tem a sua frente a imagem de Luiza Trajano Donato que em 1957 fundou esta empresa junto de seu esposo.

Para a elaboração deste trabalho será feito uma pesquisa online considerando jornais, revistas, o site da própria loja e trabalhos encontrados na plataforma Google Acadêmico. As fontes usadas serão devidamente listadas ao fim deste trabalho teórico. Para a formatação serão consideradas as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e para sua construção o manual fornecido pela Universidade Paulista para orientação deste projeto.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 Denominação

A Magazine Luiza é uma empresa que atua na área de varejo e, de acordo com o site da própria empresa, tem em seu plano, a missão de ser uma empresa competitiva e inovadora que visa o bem-estar comum. Para a visão do negocio, ficou estabelecido que a empresa seria o grupo mais inovador do varejo nacional, com diversos tipos de produtos e serviços em seus canais. Além de estar presente onde, quando e como o cliente desejar. Ter a melhor equipe de varejo para satisfazer o cliente, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Entre os valores da empresa estão o Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento para a valorização das pessoas. Ética para embasar as ações e relações. Simplicidade e Liberdade de Expressão tanto nas relações quanto nos processos. Inovação e Ousadia para que sejam feitas criadas coisas diferentes. Crença e por fim a Regra de Ouro, que é fazer ao outro o que gostaria que fizessem a você.

1.2 Origem da organização

A empresa foi fundada em 16 de novembro de 1957, pelo Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato em Franca no estado de São Pulo. Na oportunidade o casal adquiriu uma pequena loja de presentes que tinha o nome de A Cristaleira. O atual nome, Magazine Luiza, surgiu em um concurso cultural promovido na rádio em que os participantes eram os próprios clientes.

1.3 Porte da empresa

A empresa é de grande porte sendo constituída por mais de 740 lojas, 9 centros de distribuição, distribuídos em 16 estados brasileiros. A empresa está entre as maiores varejistas do País, onde seu negocio é vender produtos para as famílias brasileiras, por meio de lojas físicas, virtuais, televendas, marketplace e redes sociais.

A empresa expandiu-se por meio de 13, mas preservou as boas características administrativas no trato dos clientes e colaboradores. Crescer de forma sustentável, visando à inovação e o respeito às pessoas e fez desta empresa uma referência nacional em gestão empresarial. Desta mesma maneira a empresa visa continuar sua expansão nos anos futuros..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com