TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MACROECONOMIA

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

 15 – A MACROECONOMIA

A Macroeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo. Seu objetivo é identificar as variáveis que determinam o volume de produção total de bens e serviços, o nível de emprego e o nível geral de preços do sistema econômico.

O que se considera na Macroeconomia, é o somatório das transações que são realizadas pelas entidades que intervêm no processo produtivo da economia. O somatório é denominado de agregado. As entidades intervenientes são chamadas de agentes econômicos.

Na categoria de agentes econômicos, são inseridas as empresas, as famílias, o governo e o “resto do mundo”. Esta última categoria compreende todas as entidades que pratiquem atos econômicos com o país e cuja “residência” esteja situada fora de suas fronteiras.

A mensuração da atividade econômica por meio dos agregados é denominada Contabilidade Nacional ou Social, e sua efetivação se dá por meio da transformação dos bens e serviços produzidos, em equivalentes em moeda, pois é a moeda que permite a sistematização e a contabilidade.

Para entendermos a formação do produto da economia (bens e serviços produzidos) e a renda nacional, é necessário relembrarmos que a atividade econômica se dá a partir dos fatores de produção, que são terra, trabalho e capital, e que a remuneração desses fatores origina a renda que seus detentores percebem – salários, juros, aluguéis e lucros.

15.1 – Fluxo Circular de Renda

A coleta de informações sistematizadas das atividades econômicas, propicia a ação do governo e dos agentes econômicos, no sentido da obtenção de melhores resultados.

Para compreendermos o Fluxo Circular de Renda, consideremos, primeiro, uma economia simplificada, que não tenha governo e nem realize transações com outros países.

Economia fechada e sem governo

 As famílias entregam às empresas, fatores de produção

 Em troca, recebem salários, aluguéis, juros e lucros

 Para a sua sobrevivência, as famílias – pessoas físicas – precisam adquirir bens e serviços produzidos pelas empresas

 Para adquirir esses bens e serviços, as famílias cedem, em troca, aquilo que receberam como salários, aluguéis, juros e lucros.


FAMÍLIAS

EMPRESAS

Fatores de Produção

Salários,Aluguéis, Juros e Lucros

Bens e Serviços

Pagamentos de Bens e Serviços

Fluxo Circular da Renda

Economia fechada e sem governo

Nesse processo podem ser identificados dois fluxos:

- Um de produtos (bens e serviços), chamado de Fluxo Real;

- Outro de renda (salários, aluguéis, juros e lucros, denominado Fluxo Monetário

Pode-se analisar o Fluxo Circular de Renda do ponto de vista do Fluxo Real – entendido como o fluxo físico de fatores de produção e fluxo de bens e serviços finais ou de sua expressão em moeda, o Fluxo Monetário, que é medido pelo dispêndio das famílias em bens e serviços finais produzidos pelas empresas ou pela remuneração percebida pelas famílias em troca dos fatores de produção.

Este estudo demonstra que há uma equivalência entre o fluxo de dispêndio de bens e serviços finais (produtos) e o fluxo da remuneração dos fatores produtivos, concluindo-se que:

PRODUTO = RENDA

Assim, quando o objetivo é contabilizar a produção de um determinado país, em determinado período de tempo, o fluxo admite duas formas de análise:

- Pelo lado da renda, denominado de Renda a Custo de Fatores: soma de salários, aluguéis, juros e lucros pagos em determinado período e;

- Pelo lado de bens e serviços, chamado de Produto a Custo de Fatores: somatório de bens e serviços produzidos no mesmo período.

Alguns cuidados devem ser observados no levantamento e medição dos agregados macroeconômicos:

- Consideram-se apenas as transações com bens e serviços finais, não sendo computados bens e serviços intermediários;


- Mede-se apenas a produção corrente do próprio período;

- As transações referem-se a um fluxo, ou seja, são definidas ao longo de um período de tempo determinado.

Economia fechada e com governo

O estabelecimento de um governo, exige uma estrutura, mínima que seja, para cuidar dos encargos governamentais. Isso representa gastos, que exigem receita correspondente. Para consegui-la, o governo lança tributos diretos, pagos pelas empresas e pelas famílias, e tributos indiretos, que incidem sobre bens e serviços. Por outro lado, concede subsídios para determinados segmentos da economia, como reflexo de sua política econômica.

Essa situação implica alteração dos preços pagos pelos consumidores (custo dos fatores), pois o preço dos bens e serviços fica acrescido dos tributos indiretos, e reduzido pelos subsídios. Para efeito de classificação e apuração, é introduzido o conceito de Produto ou Renda a Preço de Mercado.

EMPRESAS

GOVERNO

Fluxo Circular da Renda

Economia fechada e com governo

FAMÍLIAS

Subsídios

Tributos

Remuneração dos

Fatores

Fatores de Produção

Tributos

Transferências

Economia Aberta


Quando há a interação de um país com o resto do mundo, temos o caso de uma economia aberta, cujo grau de abertura é variável de acordo com as diretrizes de política adotadas.

O governo concederá permissão para que estrangeiros aqui se estabeleçam, trazendo fatores de produção de sua propriedade, para produzir bens e serviços. Da mesma forma,


seus habitantes se estabelecerão no exterior, levando seus fatores produtivos, e lá também produzirão bens e serviços.

EMPRESAS

GOVERNO

Fluxo Circular da Renda

Economia Aberta

FAMÍLIAS

Subsídios

Tributos

Remuneração dos

Fatores

Fatores de Produção

Tributos

Transferências

Receita enviada ao Resto do Mundo

Receita recebida do Resto do Mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com