TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  21/9/2022  •  Resenha  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Mariana Vieira de Souza[1]

Esse artigo tem como objetivo orientar a elaboração dos trabalhos

acadêmicos, esclarecendo dúvidas na estruturação dos processos e abordagem das diferentes metodologias científicas, agregando ao aluno um preparo maior para seus trabalhos científicos, através da padronização, ou seja, as normas da ABNT. Os diferentes tipos de pesquisas científicas abordadas neste artigo tem como base a bibliografia, metodologia qualitativa e quantitativa, gerando a estruturação entre os métodos e técnicas do projeto de pesquisa, ajudando assim na realização dos trabalhos acadêmicos.

A metodologia científica tem como objetivo analisar os fenômenos encontrados, buscando  explicar e relacionar os fatos, procurando assim descobrir suas relações. Desse modo é necessário trazer um resultado provável ou improvável dos fatos pesquisados, procurando assim identificar os erros e auxiliar na decisão dos cientistas sobre os direcionamentos técnicos e metodológicos, levando resultados confiáveis e com possibilidades de serem desenvolvidos para outros casos, sendo necessário que o pesquisador diferencie os métodos das técnicas utilizadas, para desse modo ai sim poder interligar como um conjunto de etapas realizadas através de técnicas bem definidas. Para ajudar a entender os métodos e técnicas científicas, foram destacados seis tipos de pesquisas científicas:

Pesquisa exploratória: quando busca se adaptar aos fatos que vão surgindo durante a pesquisa, investigando os novos passos, com mais rigor e com maior precisão;

Pesquisa experimental: quando envolve qualquer experimento da natureza, que possam contribuir para a evolução da pesquisa;

Pesquisa acadêmica: quando se busca geralmente um conhecimento específico para uma determinada disciplina, realizada em uma instituição de ensino;

Pesquisa empírica: quando é executada em qualquer ambiente;

Pesquisa de campo: baseada na coleta de dados que ocorrem no local da pesquisa;

Pesquisa laboratorial: geralmente ocorrem em locais fechados como um laboratório, onde se podem controlar as condições ideais para desenvolvimento da pesquisa, onde o pesquisador tenta reproduzir ou produzir determinados fatos em condições controladas.        

 Pesquisa teórica: quando a teoria é teórica e não experimental.

Após conhecer as técnicas e normas  o pesquisador poderá de maneira mais eficaz definir sua pesquisa, agregando assim um conhecimento mais eficiente no tipo de pesquisa que irá realizar.

É na universidade que o aluno começa a conhecer melhor o mundo científico, gerando assim grandes dificuldades para desenvolver os projetos de pesquisas, impostos pela universidade, na maioria das vezes devido à falta de conhecimento acadêmico, devido à baixa formação do estudante, assim como também muitas vezes a falta de interesse por parte do aluno resulta na má formação, dessa maneira somente será possível construir o conhecimento se estiver atrelado com uma educação comprometida e realmente construtiva por parte do aluno, buscando aprimorar seus conhecimentos para uma educação de qualidade.

Com isso, visando à dificuldade de muitos, as universidades criaram a matéria de metodologia científica, inclusa geralmente nos primeiros semestres do acadêmico, buscando minimizar as dificuldades  na criação dos projetos de pesquisa e através do orientador docente, peça fundamental para o estudante poder desenvolver sua pesquisa, pois, é através dele que o aluno identifica seus erros, podendo desenvolver com mais eficiência seus conhecimentos, tanto para o aluno como para o orientador, essa conexão ajuda e muito, ao aluno para construir o saber e o docente para aprimorar suas habilidades, se tornando uma troca de conhecimento, entre  aluno e orientador.  

A pesquisa científica na Universidade é um instrumento fundamental para aprimoramento do estudante, preparando ele na maioria das vezes para o mercado de trabalho, gerando a ele um potencial de destaque entre outros estudantes.

Na organização e estruturação do projeto de pesquisa, o aluno já se encontra mais familiarizado com os processos metodológicos, tendo já uma base no cronograma de execução de cada tarefa proposta no projeto de pesquisa, a fim iniciar seu trabalho de conclusão, escolhendo assim o tema a ser pesquisado,  obedecendo sempre às normas da ABNT do ano vigente.

A escolha do tema geralmente está ligada a algo do interesse pessoal do estudante, ou onde ele pretende se especializar, escolhendo também seu orientador, após definir o tema da pesquisa surgem diversas necessidades que devem ser descritas no item introdutório tais como:

A explicação clara e objetiva do problema a ser  resolvido com o projeto de pesquisa, a fim de buscar a melhor solução, pois, é através dos métodos e técnicas do projeto de pesquisa, que buscam encontrar a solução do problema.

Uma possível solução do problema é composta por uma ou mais hipóteses, podendo elas ser aceitas ou não, isso irá depender da análise dos resultados obtidos da pesquisa.

Sendo assim de uma forma mais específica é necessário definir o tema de estudo, elaborar um problema relacionado uma questão, decrescer as hipóteses prováveis, e por fim convencer o leitor, ou seja, mostrando a importância do trabalho realizado.

Na justificativa que se deve explicar a escolha do tema de estudo, o porquê da escolha, os benefícios que esta pesquisa poderá gerar. Já os objetivos do projeto de pesquisa devem abordar tanto os objetivos gerais, como os objetivos específicos, que são a contribuição que ele poderá proporcionar qual a finalidade da pesquisa, as etapas que o projeto de pesquisa pretende alcançar. Objetivo de pesquisa pode ser exploratória, baseado em bibliografias sobre o assunto estudado, descritiva, baseado em questionários, observação e levantamento de dados, ou explicativa, desenvolvendo a pesquisa de forma experimental com o objetivo de explicar o porquê das coisas.

A revisão de literatura bibliográfica é uma das etapas mais importantes do projeto de pesquisa, tem como finalidade  diferenciar os conhecimentos do tema através de outros autores, retratando as novidades e fracassos alcançados com temas  similares, buscando aprofundar as atualizações do assunto abordado por diferentes pesquisadores, pois, é através dos procedimentos técnicos bibliográficos, que podemos coletar os bancos de dados de diferentes fontes, estabelecendo critérios para composição do material estudado, através da busca de materiais bibliográficos, descritos por diferentes autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com