TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.107 Palavras (17 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 17

   [pic 1]

[pic 2]CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

[pic 3]

SALVADOR

2020


 NOMES DOS COMPONENTES DA EQUIPE[pic 4]

 (CAIXA ALTA, fonte Arial 12, centralizado)[pic 5]

TÍTULO DO TRABALHO:

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

(Título em CAIXA ALTA, fonte Arial 16, em negrito;

subtítulo em CAIXA ALTA, fonte Arial 14, sem negrito)

Pré-projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Centro Universitário UNIFTC, como requisito parcial de avaliação da 2ª Unidade.


SALVADOR

2020

EPÍGRAFE

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

0

1.1

PROBLEMA DE PESQUISA

0

2

OBJETIVOS

0

2.1

OBJETIVO GERAL

0

2.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

0

3

JUSTIFICATIVA

0

4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

0

5

METODOLOGIA

0

6

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

0

REFERÊNCIAS

0

No sumário, os títulos são colocados em negrito (SEÇÃO PRIMÁRIA) e em CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), enquanto que AS SEÇÕES SECUNDÁRIAS são apresentadas em CAIXA ALTA, contudo, sem destaque de negrito.

Importante:  lembre-se de atualizar o número das páginas do sumário, além de ocultar as linhas da sua grade.

1 INTRODUÇÃO

Todo o texto com fundo amarelo é explicativo, e ele deve ser apagado depois de lidas as considerações de cada item.  A introdução deve ter de 3 a 4 parágrafos bem elaborados descrevendo de maneira geral seu tema. Não faça parágrafos com uma frase apenas, eles devem ter pelo menos dois períodos (4 a 6 linhas). Frases soltas também devem ser evitadas.

A formatação do seu trabalho deve ser fonte Arial 12, recuo da primeira linha em 1,25, alinhamento justificado (Ctrl+J), espaçamento de linha (Espaçamento Entrelinhas) em 1,5 e entre parágrafos simples, conforme indicado na Figura 1 (abaixo). Devem ser feitos sem negrito, sem itálico e sem sublinhado. Caso queira ressaltar apenas algum trecho, utilize negrito. Utilizamos o itálico para palavras apresentadas em outros idiomas, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A paginação (números das páginas), só deve aparecer a partir da Introdução, seguindo o presente modelo.

Figura 1  Normas de formatação para o corpo do texto.

[pic 6]

Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nesta etapa do projeto piloto, você está propondo à disciplina MTC, assim como se estivesse propondo à sua faculdade, a pesquisa que deseja realizar no seu “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC). Tenha sempre isso em mente quando estiver escrevendo, e lembre-se que o texto precisa ser claro e objetivo. O trabalho não deve ser redigido em primeira pessoa, assim, escreva-o de forma impessoal, sempre em 3ª pessoa, como recomendado institucionalmente. Por exemplo: Entende-se que, Analisa-se, Compreende-se.

Na introdução você deve fazer uma contextualização do tema e a apresentação do seu projeto. Explique brevemente do que trata a proposta da pesquisa. Para deixar o seu texto mais conciso, evite realizar na sua introdução citações diretas – para saber mais sobre os tipos de citações, veja o tópico Fundamentação teórica.  Sempre que utilizar citações em seu trabalho (diretas ou indiretas) elas devem estar de acordo com as Normas da ABNT.

Verifique o seu material de apoio (NBR 6023/2018 e NBR 10520/2020), já disponibilizado no BlackBoard.

Lembre-se que é como se o seu Projeto de Pesquisa fosse submetido para avaliação da sua instituição, já que aqui, estamos tratando de um “projeto piloto”.

ATENÇÃO: A introdução deve ser escrita com as suas próprias palavras e nunca deve ser copiada de obra com tema semelhante. Construa o seu projeto de forma autoral, embasando-se no método de revisão de literatura, na pesquisa bibliográfica, geralmente com abordagens das pesquisas descritiva, explicativa e qualitativa, atentando às normas da ABNT e da boa redação científica. Conforme previsto, os arquivos  devem estar no formato .doc ou .docx editáveis (WORD). Cada trabalho poderá ser elaborado em grupos de 4 a 6 componentes, basta que vocês se organizem frente à necessária comunicação entre os integrantes do grupo. Fique atento à forma correta de NOMEAÇÃO DO SEU ARQUIVO E DO ASSUNTO DO EMAIL (Projeto MTC - dia da semana – horário da aula – Nomes dos componentes).[pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (343.5 Kb)   docx (92.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com