TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL VISANDO MAIOR PRODUTIVIDADE PARA EMPRESAS PRIVADAS

Por:   •  8/9/2015  •  Artigo  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 15

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL VISANDO MAIOR PRODUTIVIDADE PARA EMPRESAS PRIVADAS[pic 1][pic 2][pic 3]

Cássio da Silva Ramos*

Renato Campos Faustino**

RESUMO

O presente artigo discute sobre o comportamento de motivação nas organizações relacionado este conceito a uma melhora nos resultados das empresas. Assim, observa-se que há possibilidade de gestores compreenderem que, quando os indivíduos estão motivados contribuem de muitas formas para o desenvolvimento organizacional. Diante disso, o objetivo é apontar os fatores que incitam a motivação dos colaboradores e mostrar como estes elementos, quando presentes no contexto organizacional, colaboram para a produtividade e para isto este estudo avaliou 100 participantes por meio de um instrumento de pesquisa elaborado com essa finalidade. Um dos fatos mais interessantes da pesquisa aplicada foi à constatação de que, o salário nem sempre está diretamente relacionado ao bom desempenho dos colaboradores se comparado aos outros fatores avaliados como: reconhecimento, benefícios e oportunidades de crescimento. As descobertas contidas neste trabalho apontam um caminho eficiente e inovador à nova gestão de talentos.

Key-words: Motivação. Desenvolvimento Organizacional. Produtividade.

1 INTRODUÇÃO

Com todo o processo de desenvolvimento tecnológico, mudanças nos cenários econômico e social, competitividade e inovação, as organizações passam a observar a possibilidade de obter melhores recursos humanos. Com a necessidade de uma mão-de-obra cada vez mais qualificada, torna-se importante as pessoas dispor a colaborar no bom desempenho produtivo das empresas, assim é possível que, os gestores identifiquem nas próprias organizações, fatores que contribuam para a integralização dos objetivos organizacionais aos objetivos individuais.

Bergamini, Maslow, e Chiavenato são os principais autores que, empenharam em entender o comportamento motivado dos indivíduos no ambiente de trabalho, suas características e influências, sendo assim, é exatamente em suas obras que está fundamentado o conteúdo da pesquisa.

           O interesse pelo tema é a possibilidade de expor aos gestores de grandes e pequenas empresas, a influência da motivação sobre o comportamento humano e

________________________________

*Acadêmico de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela FAR - Faculdade Almeida Rodrigues.

** Professor Orientador Mestre em psicologia e análise do comportamento. Professor pela FAR. Email: rcfpsi@gmail.com

principalmente, as vantagens da motivação em relação à produtividade e o desenvolvimento organizacional.

Diante disso, torna - se relevante os seguintes questionamentos: Será que realmente a motivação influencia de forma positiva a produtividade nas empresas?  Caso sim, quais são os fatores que podem contribuir para o comportamento motivado dos colaboradores?

Dessa maneira, os objetivos desse trabalho são: compreender os fatores que ativam o comportamento motivado dos colaboradores e apontar vantagens da motivação para um melhor desempenho produtivo das organizações.

2 CONCEITOS DE MOTIVAÇÃO

Ao observar um cenário de constantes mudanças no mercado, inovação, avanço da tecnologia, globalização e ainda, bastante competitividade, a necessidade das organizações buscarem pessoas empenhadas para enfrentar todas essas situações é crescente.

Nesse contexto, a motivação dos colaboradores ganhou destaque nas principais discussões sobre a nova gestão de pessoas.

Chiavenato (2009, p. 50) descreve motivo como: "tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento especifico”.

Robbins; Judge e Sobral (2010, p. 196 a 197), definem motivação como: “processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta”.

Para Hilgard & Atkinson (1967 citado por Todorov; Moreira, ano) afirma que motivo pode ser entendido como algo que estimula o organismo humano às ações ou que direciona à ação quando uma vez que organismo tenha sido ativado.

Todavia, Davis & Newstrom (1992, citado por Junior 2001) relaciona motivação a cultura do indivíduo quando afirma que as pessoas são predispostas a desenvolver forças motivacionais como resultado do ambiente no qual vivem sendo que, este fator cultural influencia diretamente na maneira a qual as pessoas percebem seu trabalho e encaram suas vidas.

Conforme Bergamini (1997) existe uma gama de conceitos para motivação, mas as diferentes teorias não se anulam elas apenas se complementam para que se possa ter uma visão mais ampla do ser humano, na sua complexidade que o caracteriza de conceito. O que se pode afirmar é que a motivação deve ser considerada como um processo intrínseco, ou seja, pertence ao indivíduo tal comportamento, mas é influenciada pelo ambiente organizacional representado por fatores extrínsecos como salário, estrutura, cargo desempenhado, a cultura organizacional, liderança entre outros.

3 CONTEXTO HISTÓRICO DA MOTIVAÇÃO

Estudos mais dinâmicos da motivação tiveram início após a primeira Revolução Industrial no final do século XVIII. Antes da Revolução Industrial, o processo motivacional baseava-se apenas em punições e restrições para os empregados que não conseguiam atingir altos níveis de produção.

Passado o período de crise devido à reação dos trabalhadores, as empresas começaram a investir de forma constante em seus processos de produção, na qual visaram a recuperação financeira e por isso precisaram se preocupar com o indivíduo no ambiente de trabalho. Com toda essa mudança no contexto organizacional, gerentes e administradores deveriam não apenas encontrar pessoas para comporem mão-de-obra, mas também encontrar métodos para que essas pessoas estivessem sempre aptas para o uso de ferramentas e processos mais eficientes no que tange à maior produtividade.

4 A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

As pessoas já deixaram de ser vistas apenas como recursos para controlarem máquinas, ou algum tipo de equipamento, e passaram a ter a identidade de talentos no ambiente de trabalho. Mesmo com todo o avanço tecnológico, organizações não existem sem pessoas.

Devido à competitividade empresarial, as organizações precisam cada vez mais de pessoas comprometidas com os objetivos das entidades onde trabalham e para isso é necessário que os colaboradores enxerguem através de seu trabalho oportunidades para a realização de seus desejos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com