TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Por:   •  7/4/2017  •  Monografia  •  9.151 Palavras (37 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 37

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Centro de Economia e Administração

Faculdade de Administração

        

JORGE LUIS ELIAS FILHO

MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Sistemas de incentivo e compensação de desempenho dentro do varejo

Campinas, São Paulo

2016


RESUMO

O mundo empresarial e varejista está extremamente globalizado, complexo e competitivo, exigindo dos executivos e funcionários motivação constante. É importante que as organizações tenham em mente essa importante ferramenta que é a motivação.

Esta fica explícita que os organizações e varejos, têm buscado um conjunto de ferramentas para motivar e satisfazer seus funcionários e vendedores. Por isso, se propôs o desenvolvimento do tema deste trabalho, o qual tem como objetivo geral descreve sobre as ferramentas de motivação, satisfação e hierarquia de necessidades. Em relação aos objetivos secundários estão: estudar o varejo, os tipos de varejo e vendas. Este trabalho é realizado utilizando-se de pesquisa bibliográfica, é qualitativo e tem objetivos exploratórios. Também conta com um estudo de caso de uma loja da cidade de Indaiatuba/SP que vende produtos como, óculos solar, óculos de grau e lentes de contato. Através deste estudo pretende-se confirmar que o sucesso e os resultados de uma organização dependem de seus funcionários, cujas ferramentas de motivação e satisfação podem contribuir para  melhorar o desempenho e sucesso da loja em questão.

Palavras-chave: Motivação, satisfação, varejo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 Definição do Problema da Pesquisa        3

1.2 Objetivos da Pesquisa        4

1.3 Justificativa        4

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

2.1 Motivação        5

2.2 Satisfação no trabalho        7

2.3  Teorias das Necessidades        8

2.3.1 Hierarquia de Necessidades        10

2.4 Teorias Motivacionais e Programas de Motivação        11

2.5 O varejo        14

2.5.1 Tipos de Varejo        14

2.6 A Atividade de Vendas        15

2.7.1 O Componente Motivação        15

3. METODOLOGIA        15

3.1 Caracterização da Pesquisa        15

3.2 Técnicas de Coleta e Análise dos Dados        16

3.2.1 Estudo De Caso        17

3.2.2 Entrevista        17

3.2.2 Analise        19

4. DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO        27

4.1 Valores, Missão, Visão e ética da Loja        27

4.1.1 Produtos e Infraestrutura        29

5. CRONOGRAMA        30

ANEXOS        31

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        33


1. INTRODUÇÃO

                O comercio é fundamental para a economia de uma nação, e cada vez mais para a sobrevivência do ser humano, atendendo às suas necessidades e às suas expectativas provenientes de um mundo moderno e globalizado.

        Para Maximiano (2000), as organizações fornecem os meios de subsistências para muitas pessoas, como salários, lucros, bens e serviços. Sendo, portanto, seu desempenho importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Mas, para que a organização tenha um desempenho adequado a essas expectativas, precisam ser bem administradas.

        Maximiano (2000, p. 23) compreende administrar, como: “o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos.”. Sendo a maneira de como as organizações são administradas que as tornam mais ou menos capazes de usar corretamente seus recursos para alcançar aos objetivos certos.

               Segundo Chiavenato (2005), as organizações não vivem, não acontecem, não desenvolvem, não funcionam sem as pessoas, o que predomina, portanto, a necessidade de motivar com eficiência o seu capital intelectual.

        Desse modo, este trabalho propõe uma abordagem que reúne questões sobre a evolução das relações de trabalho, a motivação do funcionário para o bom desempenho de uma loja, ou uma organização.

        Este trabalho é construído por meio de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso de uma ótica que vende produtos como, óculos de sol, óculos de grau e lentes de contato, em sua unidade de Indaiatuba/SP.

1.1 Definição do Problema da Pesquisa

                Diante de várias mudanças sofridas no mercado nos últimos tempos, o mercado tem utilizado cada vez mais seus funcionários, seu capital de pessoas, como forma de vantagem competitiva. Silva (2008) afirma que, atualmente são necessárias estratégias bem formuladas e de foco constante na motivação de funcionários.

        Com base nas afirmações acima, se constitui o problema para esta pesquisa, como a motivação dos vendedores (funcionários) no ramo comercial (ótico) melhoram as vendas?

        

1.2 Objetivos da Pesquisa

                Este trabalho tem como objetivo geral identificar quais são as principais ferramentas da motivação.

Os objetivos secundários são:

  • Estudar as Necessidades Humanas;
  • Analisar a satisfação no trabalho;
  • Estudar sobre a Hierarquia das Necessidades;
  • Estudar sobre Teorias Motivacionais;
  • Varejo e seus tipos.

1.3. Justificativa

                Cada vez mais nota-se que a motivação tem um papel fundamental nas organizações pois, o maior patrimônio de uma organização são as pessoas que a compõe, com isso, um funcionário motivado se torna ainda mais eficaz para a empresa.

                 Segundo Chiavenato (2005), as organizações não vivem, não acontecem, não desenvolvem, não funcionam sem as pessoas, o que predomina, portanto, a necessidade de motivar com eficiência o seu capital intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (679.6 Kb)   docx (440.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com