TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE VAREJISTA EM LENÇÓIS PAULISTA

Por:   •  26/4/2020  •  Monografia  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC CIDADE DO LIVRO

Técnico em Administração

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE VAREJISTA EM LENÇÓIS PAULISTA

Bruno Boaventura Morelli[1]

Caio Cesar de Oliveira[2]

Gabriel Oliveira Feitoza[3]

Resumo: O presente trabalho busca nas empresas varejistas de Lençóis Paulista os colaboradores, sobre o conceito da motivação, como ela é utilizada a motivação dos empregados dentro da empresa, o que é preciso para motivar, como as empresas entendem sobre o assunto proposto, como elas aplicam sobre seus funcionários e quais resultados eles obtiveram. Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam. Literalmente falando, é dar motivos para si ou alguém para que ela possa atingir tal objetivo. Hoje para o colaborador manter seu emprego e sua postura diante a seus serviços é fundamental para manter o comportamento emocional e motivacional, é através dos trabalhos que os empregados podem atingir um poder sobre ele mesmo ou seu meio. Esse meio vem de cada pessoa estar associado com suas habilidades e competências. Um dos métodos que motiva o colaborador em um determinado tempo, não pode ter interesses depois de um certo tempo, a motivação é usada para auxiliar o comportamento do ser humano, a eles terem força de vontade de exercer suas funções na empresa. Para identificar essas técnicas aplicamos uma pesquisa de campo com um formulário de 12 questões aos funcionários, que foi aplicada em 8 empresas, envolvendo dados pessoais, sobre sua situação profissional, e como a empresa os auxiliam para motivá-los, assim teremos uma colocação ampla dos colaboradores das empresas.

Palavras-chave: Motivação. Comportamento Motivacional. Colaboradores. Empresas.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da motivação no ambiente varejista de Lençóis Paulista, sobre o conceito de motivação, o que é preciso para motivar um funcionário, o que as empresas da cidade entendem sobre motivação, o que elas aplicam sobre os seus funcionários e que resultados tais ações têm obtido.

Segundo Lopes (2003), nota-se nas empresas as diferentes culturas organizacionais, estilos e costumes no ambiente de trabalho, que alguns colaboradores são mais dedicados e exercem suas tarefas com alto desempenho, já outros são menos pontuais, têm baixa produtividade podendo até atrasar em suas tarefas.

O desempenho está relacionado a motivação, se um colaborador tem um alto desempenho pode ser que ele esteja muito motivado.

A motivação é um dos fatores que mais influenciam diretamente na produtividade.

Muitos executivos ainda acreditam que é possível gerar motivação condicionando os comportamentos por meio de prêmios e punições. Mas a verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos. Não há fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja. O líder não pode motivar seus liderados. Sua eficácia depende de sua competência em liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si (BERGAMINI. 2003, p.1).

O ofício ocupa uma grande parte do tempo das pessoas em, durante a maior parte de suas vidas, consequentemente, as recompensas concluídas definam um padrão de vida e status social do colaborador.

Os colaboradores motivados são procurados pelas empresas, mas é complicado encontrar funcionários motivados. A organização nem sempre cria uma expectativa de condições motivacionais para aperfeiçoar a qualidade de vida das pessoas e trazer interesse no trabalho.

Ainda não se sabe explicar o que é a causa no comportamento motivacional, e também, se o comportamento é dado como fatores específicos, efetuados pela oportunidade ou situação em que o indivíduo se encontra ou ao grupo em si.

É através do trabalho que os indivíduos podem atingir um poder ou entendimento sobre ele mesmo ou seu meio. O desempenho de cada colaborador vem de cada pessoa estar fortemente associado com suas habilidades e competências.

O que pode incentivar as pessoas é o desejo de produzir um ótimo trabalho e fazê-lo cada vez melhor, mas quando as empresas tentam aplicar tal fórmula geral em cada colaborador em particular, corre-se o risco de desmotivar um ou mais funcionários, prejudicando assim o desempenho deles.

O que motiva a pessoa em um determinado período de tempo pode não ter interesses depois de uma boa época. Há um elemento que provoca uma complicação imensa. A motivação é usada para impulsionar o comportamento do ser humano, a eles terem força de vontade de desempenhar suas funções dentro da empresa.

1.1. PROBLEMATIZAÇÃO DE PESQUISA

De acordo com este estudo segundo Schultz (2013, p.15) obter colaboradores motivados dentro de uma equipe tornou-se algo essencial para qualquer empresa que quer desenvolver-se por meio de seu trabalho. Atualmente, propor um ambiente agradável nas organizações, passou a ser uma obrigação do gestor, ao buscar uma resposta recíproca com dedicação e comprometimento dentro do espaço que seus colaboradores estão inseridos e desta maneira saber se possui ao seu lado pessoas trabalhando satisfeitas, motivadas e dispostas a dar o melhor de si em prol do grupo.

 É possível notar, no momento em que ocorre o atendimento, o quão motivado o colaborador está, isso pode ser o fator chave para o fechamento de uma venda, por outro lado, a desmotivação pode ser um fator fundamental no não fechamento de uma venda, causando prejuízos à empresa.

1.2. OBJETIVOS

Verificar se os métodos que utilizam para desenvolver motivação em sua empresa são de fato postos em prática.

1.2.1. Objetivo Geral

Identificar de que forma as empresas do comércio varejista de Lençóis Paulista motivam seus colaboradores.

1.2.2. Objetivos Específicos

Fazer um levantamento dos dados realizados da pesquisa para descrever a motivação nas empresas analisadas.

1.3. JUSTIFICATIVA

Para identificarmos se os atendentes estão motivados no ambiente de trabalho e se isso é comum em locais de lojas de varejo, e se de fato os gerentes realmente fazem para lidar com isso.

Pesquisamos para mostrar que motivação não está relacionada somente às grandes empresas, mas sim também ao comércio local de uma cidade.

Identificar a motivação de como os atendentes o utilizam no ambiente de trabalho, como eles fazem para lidar com esse aspecto, se o colaborador é favorecido ao tempo de trabalho com a renda mensal, entre outras relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com