TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO

1. Enumere os principais pontos de discordância entre as visões clássica e keynesiana sobre o funcionamento do sistema macroeconômico. Quais são os fundamentos da crítica de Keynes à teoria clássica?

Os principais pontos de discordância eram em primeiro lugar que a visão clássica tinha um caractere limitado e ensaísta, fruto de modelos matemáticos rigorosos e preestabelecidos de economistas de mentes brilhantes, porém que não correspondia com a realidade dos fatos. A visão clássica nos transportava para um mundo perfeito em que o mercado através de seus mecanismos de ajustes garantiriam a estabilidade do sistema e a sua eficiência, garantindo o pleno emprego, a satisfação dos consumidores e a justa remuneração dos produtores. Podemos citar como citar em suas contribuições algumas discordâncias até então tidas como certas, como que a que existe equilíbrio abaixo do sub emprego, ou seja que não necessariamente teria de haver pleno emprego para que houvesse equilíbrio, e de que a renda naturalmente se estabilizaria em retomadas de crescimento; Que a demanda gera a compra de produtos que terminam por remunerar os fatores de produção que participaram de sua produção; Que a demanda agregada é formada não somente pelo consumo e sua multiplicação, como também pelos gastos de investimentos; Que pode haver entesouramento de recursos. As poupanças poderiam não ser canalizadas para o setor bancário por haver preferência pela liquidez, ou seja, as famílias poderiam desejar manter consigo os valores monetários.

Keynes diferente de Marx que anteriormente também havia feito críticas a visão econômica clássica ou neoclássica, era por essência um reformista e diferente de Marx que propunha a eliminação do se manteve fiel as linhas gerais do pensamento econômico ortodoxo. Seu fundamento a crítica da auto regularização econômica apresentada no modelo clássico era a de que em ao se deixar o sistema econômico a sua própria sorte inexoravelmente teríamos crises crônicas de subempregos e de subconsumos.

2. Quais são as variáveis (agregados) macroeconômicas? Explique resumidamente cada uma delas.

As variáveis macroeconômicas são: nível de preços, salários, taxa de câmbio, taxa de juros, PIB e Renda Nacional Bruta (RNB) Por nível de preço na forma agregada, compreendemos como sendo a soma de todos os preços de todas as empresas em operação em um mesmo sistema econômico, tendo como uma de suas variações o que chamamos de inflação. Por salário compreendemos como aos ganhos advindos do trabalho, o salário compõe a renda do trabalhador, e esse é um fator importante para a economia, pois ele é um dos seus combustíveis. Por taxa de câmbio compreendemos como sendo o preço de uma moeda nacional ou o preço dessa mesma moeda em relação a outra moeda estrangeira, ou melhor explicando o quanto que se deve pagar em moeda nacional para se adquirir uma unidade de moeda estrangeira. Por taxa de juros que de forma resumida pode-se dizer ser o quanto o mercado embute no preços dos produtos e serviços em função de compras realizadas a crédito, em função de compensar as perdas que advém do processo inflacionário vigente e ou projetado. Por PIB compreendemos como sendo a representação da produção de todas as unidades produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com