TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Revisão P2 – Macroeconomia

Inflação

A inflação é o aumento persistente e generalizado no índice dos preços, isto é, o aumento de todos os produtos no mercado.

Causas da inflação: 1. Aumento da circulação do papel moeda no mercado; 2. Escassez de produtos no mercado; 3. Antecipação de taxas inflacionárias pelos próprios comerciantes (essa prática aumenta a taxa de inflação).

Uma das principais consequências da inflação é o processo de desvalorização do dinheiro, isto é, com o passar do tempo e as coisas ficando mais caras o poder de consumo reduz mesmo possuindo a mesma quantidade monetária.

Automaticamente a inflação “esfria” o consumo no mercado e isto prejudica diretamente o desenvolvimento econômico do país, já que se torna um ambiente financeiro instável.

As possíveis soluções para combater a inflação estão no estímulo do consumo, isto é, “aquecer” a economia aumentando as compras e vendas. Desta forma, o governo propõe a redução de alguns impostos, por exemplo, IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros ou produtos de linha branca; O governo pode também estimular o consumo liberando linhas de créditos para a população, facilitando assim, o financiamento de imóveis, veículos ou empréstimos.

Todo esse processo de colocar em práticas medidas de combate à inflação é denominado de desinflação. Contudo quando o governo não se preocupa em combater a inflação, os comerciantes podem tentar se proteger financeiramente antecipando valores inflacionários e repassam isso para os consumidores, repassando também o aumento de juros iniciando um aumento tão desenfreado da inflação que o poder de compra acaba se tornando pouco e a moeda em circulação no mercado é escassa, ao ponto de promover a deflação, que é a redução persistente e generalizada dos preços dos produtos. Esta redução generalizada ocorre devido a falta de investimentos, e está situação é muito comum em países que se encontram em recessão econômica.

A deflação acarreta em: 1. Desemprego generalizado no país; 2. Instabilidade econômica; 3. Baixa produtividade e por conseqüência baixos índices de consumo impactando diretamente no PIB; 4. Pouca atratividade para outros países investirem ou instalarem em solo nacional empresas multinacionais.

Em período de deflação o dinheiro acaba valorizando quando parado “em casa”, isto é, quando não existe nenhum tipo de movimentação com dinheiro, seja consumo ou empréstimo.

A forma de combater a deflação é: 1. O governo tabelar o preço dos produtos, contudo está prática estimula o surgimento de mercados negros e pirataria; e 2. Liberando linhas de crédito com o intuito de estimular novamente o consumo e com isso a produção no país (criando um ciclo de inflação).

Taxa de Câmbio

Taxa de câmbio corresponde ao valor cobrado pela troca de moedas nacionais por moedas estrangeiras, isto é, quando se realiza a compra ou venda de uma moeda estrangeira está se realizando uma operação com taxas de câmbio.

A taxa de câmbio pode ser: 1. Flutuante, que correspondem as oscilações de compra e venda no mercado, isto é, o valor de câmbio é definido pela oferta e demanda desta moeda; e 2. Fixa, que corresponde quando o governo fixa um valor de câmbio para a compra e venda da moeda estrangeira, sem respeitar as decisões de oferta e demanda praticadas no mercado, está taxa de câmbio é estipulada em países, que por motivos específicos, não possuem banco central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com