TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA A

A formação de preços dos produtos que temos no mercado depende de três fatores: Depende da Oferta e o comportamento de sua curva (quantidade, preço), a determinação de preço do produto ofertado pode ser a média dos ofertadores, casa haja concorrência, ou do único ofertador; Depende da Demanda do mercado, ou a soma das demandas individuais, e o comportamento de sua curva (quantidade, preço); e por fim a relação entre as curvas de oferta e Demanda.

A definição de preços dos produtos que temos no mercado pode dar-se pela teoria do valor da utilidade, nessa teoria o valor do produto ou serviço é formado por sua demanda, isto é, pela satisfação e valor que o percebido do consumidor ou pela teoria do trabalho, o preço é formado pela oferta, pelas despesas dos fatores de produção. E de uma maneira mais refinada, dizemos que os preços são formados pela junção das duas teorias.

. A demanda de determinado produto está relacionada a utilidade que o mesmo tem para os consumidores, ou seja, o quanto ele irá satisfazer e suprir as necessidades do consumidor. De acordo com a lei geral da demanda, a quantidade demandada de determinado produto varia em relação inversa ao seu preço (coeteris paribus), sendo assim caso o preço diminua a tendência é que o consumo aumente e caso o preço aumente a quantidade demandada diminua. A formação dos preços que a demanda espera provém de suas variáveis: riqueza, condições de aquisição de bens, preço dos outros bens, fatores climáticos e sazonais, propaganda, hábitos, gostos e preferências, expectativas acerca do produto e condições de crédito. Suponhamos uma serie de situações: quando o poder aquisitivo da população aumenta mais demanda é gerada, quando o preço de um produto concorrente é reduzido menos demanda é gerada, se uma campanha publicitária for bem sucedida é gerada mais demanda. Em relação as variações dos preços dos produtos,  a demanda tem um comportamento de reação quando algum produto substituível aumenta seu, por exemplo temos o arroz tipo A e arroz tipo B, suponhamos que Há um mês o Arroz tipo A custava 3,00/kg e era o que tinha mais demanda e o arroz tipo B custava 4,00 reais/kg, porém neste momento o Arroz tipo A elevou seu preço para 4,50/kg e o arroz tipo B menos demandado até então manteve o seu preço,  a tendência dos consumidores é trocar o arroz tipo A pelo tipo B que podemos chamar também de bem substituto, ou seja por mais que o ofertador tenha o poder de determinar os preços a demanda também pode reagir negativamente a eles trocando por outro produto.

O comportamento da oferta em relação ao mercado é descrito da seguinte forma: quando o preço de um produto é elevado o ofertador produz mais, e quando o preço de um produto é abaixado o ofertador produz menos. A formação de preços da Oferta é constituída por um conjunto de variáveis (quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos insumos de produção, preço de outros bens concorrentes e o Lucro),  e também pela estrutura de mercado  que o ofertador está inserido (explicação logo abaixo do que é estrutura e como ela influencia na determinação de preços) .  Uma das formas de determinação do preço é pelo modelo mark-up, o mesmo mostra que as empresas tomam base na determinação de preços dos seus produtos a partir do seu próprio custo, sem ater-se ao comportamento da demanda, o preço é determinado apenas pela oferta.  Mark-up é definido como: receita de vendas - custos diretos de produção, ou seja o Lucro, quanto maior o mark-up maior a porcentagem de lucro do meu bem ou serviço produzido, não só por isso o preço é determinado pelo seus custos, custos esses são constituídos por uma serie de variáveis, como: espaço, logística, mão de obra, matéria prima, gastos com terceiros (contabilidade), treinamento, e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com