TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maioridade Moral

Por:   •  27/4/2021  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  2.265 Visualizações

Página 1 de 2

AUTONOMIA E HETERONOMIA MORAL EM KANT

De acordo com o pensamento de Immanuel Kant (1724-1804) somente as pessoas livres podem agir ou não eticamente. E somente são livres as pessoas que pensam, tomam decisões e agem por si mesmas, sem interferências de terceiros. Quem não consegue se libertar dessas amarras permanece na menoridade, pois terá a sua vida conduzida por outros, não sendo inteiramente dono dela.

Responda:

  1. Qual é o conceito kantiano de maioridade e como esse conceito pode ajudá-la(o) no futuro exercício da sua profissão?

No meu ver, ser um administrador de qualidade tem que ter o pensamento de Kant. Temos que agir e ser livres para tomar decisões. A velocidade com que as diversas situações ocorrem dentro de uma empresa, fazem com que tenhamos de tomar inúmeras decisões ao longo do dia, umas mais simples, ou um pouco mais complexas, podendo trazer resultados tanto positivos como também negativos. Mesmo diante destas duas possibilidades, nós, administradores não podemos fugir dessa responsabilidade, uma vez que as decisões que tomamos são de extrema importância para aqueles que dependem de nós no ambiente empresarial. São essas decisões que fazem com que nossas empresas saiam do lugar e mantém em constante movimentação no mercado que atuamos.

Eu acho que tomar uma decisão é algo que exige muito de todos nós. E quando levamos esta situação para o campo empresarial, as coisas se complicam um pouco mais, pois as decisões tomadas em uma empresa, geralmente, envolvem processos, custos e também pessoas. Por estas e outras razões, é que, diante deste contexto, é necessário que tenhamos bastante atenção ao fatos para lidar com o que pode acontecer após uma decisão tomada. Mesmo assim acredito na teoria de Kant que devemos nos pronunciar, agir e tomar nossas próprias decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (466 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com