TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Marca Zara Pertence ao Grupo Inditex

Por:   •  29/8/2019  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

A marca Zara pertence ao grupo Inditex, Industria de Diseño Textil, grupo espanhol que fabricava e vendia vestuário, sapato e acessórios para mulheres, homens e crianças. Presente ao redor do mundo, no ano fiscal de 2001 operava 1.284 lojas, sendo que 515 fora da Espanha. O grupo era formando por seis redes independentes: a Zara, a Massimo Dutti, a Pull & Bear, a Berhka, a Stardivarius e a Oysho.  

Em todo mundo, o setor de vestuário movimentou no ano 2000 US$ 900 bilhões de dólares. A cadeia é controlada pelo comprador, diferente de outros setores, como por exemplo, a de automóveis que o fabricante que tem o controle. A lucratividade do vestuário é baseada em designer, vendas, marketing e serviços, e os fabricantes de marca são os intermediários entre o consumidor e os fabricantes. Como mercado da moda é altamente competitivo, para alguns analistas as maiores concorrentes do grupo Inditex eram a americana Gap, o grupo sueco Hennes & Mauritz e a italiana Benneton.  

Cada concorrente do grupo Inditex, trabalhava de uma maneira, a Benneton fabricava seus produtos e vendia em lojas de terceiros, enquanto a H&M e a Gap terceirizava sua produção e vendia em lojas próprias. Já o grupo Inditex, fabricava boa parte de seus produtos e a maioria das suas lojas. Com a marca  Zara, o grupo espanhol iniciou sua expansão para o exterior e em 2001, administrava 507 lojas em todo o mundo, sendo responsável por 76% das vendas do grupo.

O sistema de negócios da marca Zara era particularmente distinto, fabricava internamente os produtos mais sensíveis a variações do mercado, em pequenos lotes. Todos os produtos passavam pelo centro de distribuição (CD) para chegar até as lojas, com isso, mantinha estoque baixo. Suas lojas eram bem localizadas e atrativas, recebiam mercadorias do CD duas vezes por semana, eliminando a necessidade de depósitos.

A Zara era capaz de criar um design e ter os produtos acabados dentro das lojas em quatro ou cinco semanas, enquanto a concorrência levava até seis meses para o design, e mais três meses para a produção.  Essa redução no tempo do ciclo de produção eliminava o efeito chicote, reduzia capital de giro e facilitava a fabricação contínua de novas mercadorias. O resultado era uma margem de lucro liquido em torno de 10%.

As lojas Zara ficam em áreas nobres, bem localizadas. São locais muito visíveis em ruas de comércio. Quinta avenida, Champs Elysées, Regent Street são alguns endereços. Baseado no principio que a loja deve mostrar a cara da empresa e ser uma fonte de informação, alguns imóveis foram adquiridos pela Indetex, porém, a empresa passou a preferir os contratos de aluguel de longo prazo.

As lojas são grandes, e são reformadas a cada três ou quatro anos. De acordo com o tamanho era definido o número de funcionários. O cargo de assistente de vendas é definido pelo volume e área de venda. A contratação e avaliação dos colaboradores são responsabilidade do gerente de loja. Cada setor, feminino, masculino e infantil tem um gerente de seção e o gerente do feminino acumula a gerência da loja. O treinamento de novos colaboradores é realizado somente na loja, pelo gerente de seção.

O papel do gerente de loja era fundamental, além da supervisão de funcionários, os gerentes são responsáveis por encomendar as mercadorias, informar os estilistas sobre a procura da demanda e informar ao cliente a Sensação de escassez, compre agora, pois não verá essa peça depois. A Zara promovia 90% dos gerentes do seu próprio quadro, investia em treinamento em outras lojas e na sede. Para no CEO da companhia, a disponibilidade de gerentes de lojas capazes de assumir responsabilidade era a limitação mais importante na taxa de abertura de novas lojas. O salário é composto de um valor fixo, e um valor variável podendo chegar à metade do valor fixo, bem atrativo. Os diretores tinham a missão de fazer com que o gerente sentisse dono do negócio, determinavam os custos, lucro e crescimento para cada loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com