TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Funções Administrativas

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que você entende por macroeconomia? (2,5 pontos)

Podemos compreender a macroeconomia como uma parte da Ciência Econômica que é responsável pela análise de fatores do sistema econômico de determinada região ou país. Segundo Câmara (2016, p. 13) ela “dedica-se a estudar os chamados agregados macroeconômicos, ou seja, aquelas variáveis que representam de forma agregada toda a economia de um país”. Seus objetivos de estudos estão voltados para o desenvolvimento do crescimento econômico, para a geração de empregos, redução da inflação, estabilidade de preços, ou seja, ela busca estudar a economia e suas variáveis como um todo.

2. Por que é importante estudarmos os ciclos econômicos? (2,5 pontos)

Os ciclos econômicos são as mudanças que ocorrem no desenvolvimento econômico, e na instabilidade no sistema econômico, ou seja, flutuações da atividade de um país, como as flutuações no PIB, na renda, emprego, dentre outras, que ocasionam mudanças no crescimento do país. Segundo Câmara (2016, p. 19) “as economias mundiais costumam oscilar entre períodos de crescimento e de recessão; e essas oscilações trazem grandes prejuízos sociais quando o período de recessão se aprofunda e se prolonga”. Assim, se faz importante estudar os ciclos econômicos porque precisamos compreender as causas que determinas esses ciclos e estabelecer medidas que possam nos auxiliar no controle e na previsibilidade dessas flutuações.

3. A frase “não existe almoço grátis” pode ser aplicada à dinâmica macroeconômica? Justifique a sua resposta com base no que foi estudado. (2,5 pontos)

Sabemos que nada vem de graça, há sempre um custo a ser pago. Quando analisamos a frase “não existe almoço grátis” e a aplicamos à dinâmica macroeconômica, vemos que as escolhas a serem feitas são fundamentais para o crescimento econômico e ao fazermos essas escolhas, estamos sempre pagando o preço por algo. Involuntariamente, estamos sempre abrindo mão de uma coisa para alcançar outra. Estudar ou trabalhar? Economizar ou gastar? Ir de ônibus ou a pé? Estamos a todo o momento fazendo escolhas e pagando um preço por elas. Em uma sociedade onde os recursos são escassos e as necessidades inesgotáveis, essas escolhas não são diferentes, há sempre um preço a se pagar. Na disciplina de introdução a economia, nós aprendemos que a economia tem o objetivo de distribuir os recursos econômicos de forma mais eficiente possível, e são desses recursos que serão produzidos todos os bens e serviços, e independe das escolhas que serão tomadas para atender as necessidades da produção desses bens e serviços, haverá um custo a ser pago. Dessa foram, dizer que “não existe almoço grátis” é cabível e pode ser aplicada para entendemos como a economia funciona.

4. Em sua opinião, qual foi a maior contribuição de Keynes para a macroeconomia? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)

Segundo o material estudado na unidade I, eu acredito que a maior contribuição de Keynes para a macroeconomia foi através do seu livro seminal, intitulado “Teoria Geral do Emprego do juro e da Moeda” em que trouxe grandes contribuições para o campo macroeconômico, defendendo o modelo em torno do qual os governos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com