TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Análise de Oferta e Demanda e o seu Impacto nos Negócios

Por:   •  5/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Thays Poffo

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: Economia Empresarial-1122-29

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

Neste trabalho irei comentar sobre o setor secundário do Brasil, um setor que gera muito emprego e renda para a economia brasileira.

O setor metalúrgico, é extremamente importante na economia brasileira e global, dele vem outros importantes setores, como o automotivo.

O setor metalúrgico, se mostrou muito volátil nos últimos anos, principalmente devido à pandemia de Covid-19, seus índices e dados estatísticos nos mostram o impacto que causou na economia e no mercado.

O Brasil é destaque dentro da metalurgia, por ser uns dos principais fornecedores e principalmente por participar com players importantes.

Neste trabalho, apresentarei o setor, uma análise sucinta da macro e microeconomia do país.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

O setor metalúrgico no Brasil é dividido em subsetores, como automobilístico, naval, construção civil, entre outros. É um importante setor, que vive de comodities ofertados no mercado nacional e internacional. É um setor vinculado ao de mineração, pois os insumos estão ligados diretamente a este outro setor.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Economica Aplicada), a transformação mineral do aço bruto, vinha num crescimento durante o ano de 2019 em em 2020, devido à COVID-19, teve uma queda brusca, conforme a figura abaixo, podemos também anaçisar que ela se recuperou a partir do segundo trimestre do mesmo ano.

[pic 3]

Segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), em seu anuário de 2020, nos ilustra que o ferro tem 72,8% da participação do mercado brasileiro, já os demais metálicos, tem uma parcela menor e 20% são atribuídos aos não metálicos, conforme a figura abaixo.

[pic 4]

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. É um insumo que vem crescendo nos últimos 20 anos e se demonstra em uma crescente, segundo o Instituto Aço Brasil (2021), o Brasil está me primeiro lugar na produção na américa latina, sendo a China a maior representante no mundo. Este dado é muito importante, pois durante a pandemia houveram grandes importações da China desse commodity, que por conta da alta demanda, ficou escasso no Brasil.

Entretanto, segundo ainda o Instituto do aço Brasil, a produção apresentou-se em forte elevação em 2021, logo após o auge da pandemia, chegando em 35 milhões de toneladas até o final de 2022.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

A macroeconomia consiste na análise do funcionamento dos mercados e das unidades econômicas, sempre se baseando no comportamento dos agentes, analisando as variáveis-chave que irão estabelecer os objetivos da política macroeconômica (STOCKER, 2020). Na análise macroeconômica para o setor citado, serão apresentados os indicadores de maior relevância: PIB (Produto Interno Bruto), Inflação e Taxa de juros, Taxa de câmbio, valor de commodities, preço do aço e a Taxa de desemprego.

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador macroeconômico que tem uma relação direta com a produção industrial e principalmente é o que nos guia no Brasil a termos uma noção de como as atividades estão evoluindo.

Conforme o IPEA, o PIB voltou a crescer a partir do segundo trimestre de 2020, o grafico apresenta os principais estágios do PIB, mostra a queda de -4,1%. A tendência é de crescimento, despois que conseguimos estabilizar a economia brasileira, isto é, após a pandemia o crescimento é significativo, conforme a figura abaixo.

[pic 5]

A Inflação é medida pelos índices de preços, são eles que dão base para o aumento do valor de serviços e bens. A inflação é medida por diversos índices, iremos apresentar o que mais significa para o setor de metalurgia, que é o IPCA (Indice de preços ao Consumidor Ampliado), é calculado com base no preço médio necessário para comprar um conjunto de bens e serviços, comparando com períodos anteriores.

[pic 6]

Na figura acima, verificamos que a com a pandemia tivemos picos de instabilidade da inflação, chegamos a ter deflações com a redução dos preços entre abril e maio de 2020.

Começamos a estabilizar em meados de 2020, a taxa da SELIC em 2020 estava em 4,4%, uma queda considerável, ao longo do ano foi crescendo e estabilizando entre 9 e 10%.

[pic 7]

A Taxa de câmbio é medida pela volatilidade do dólar, e relacionada também à desvalorização do real no mercado global perante o dólar. Para o setor, é de extrema importância a ta de câmbio, é ele quem vai estabilizar as importações. Segundo IBGE, o dólar chegou a R$ 5,7, em 2021 e tende

[pic 8]

O Valor de commodity, é classificado pelo principal minério, o ferro, um insumo muito utilizado na fabricação da liga do aço. O Brasil, tem destaque nesse minério e tem a china como principal comprador pelo mundo.  

Com a queda do valor do insumo, o valor do commodity aumentou, pois os estoques estavam cheios e a redução da fabricação de produtos foi alta, gerando assim o aumento do Preço do aço, que desde 2009 o Brasil é o principal comprador da China, e na pandemia com a alta do dólar, a oferta e demanda sofreu influência, conforme figura ilustrativa abaixo.

[pic 9]

E por fim temos a taxa de desemprego, que no início de 2020 estava em 11,2%, teve aumento devida à pandemia e com as sansões e programas de incentivo do governo foi estabilizado, em 13,9 e após o mercado voltar a aquecer, o índice foi caindo chegando a 8,3 em 2022, conforme figura abaixo.

[pic 10]

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

A análise microeconômica busca estudar o funcionamento dos mercados com ênfase nos princípios da oferta e demanda. Tem também como objetivo focar no consumidor, no mercado e na empresa. Para Stocker(2020), o contexto microeconômico destaca-se a oferta e demanda do sertor e o poder aquisitivo da população, além do grau de individamento dos brasileiros.

O grau de endividamento das famílias, de acordo com o BACEN (Banco Central), causou alto índice, devida a pandemia, pois como a taxa de desemprego aumentou, o endividamento também aumenta, conforme figura abixo mostramos que teve séries históricas, mesmo com o governo tomando medidas para auxiliar as famílias.

[pic 11]

Para a oferta e demanda de Aço no mercado Brasileiro, segundo o site da Sidergia Brasil,

“A Worldsteel prevê que a demanda por aço se contrairá 2,3% em 2022 para atingir 1.796,7 Mt após aumentar 2,8% em 2021. Já a demanda por aço em 2023 terá uma recuperação de 1,0% para atingir 1.814,7 Mt. A previsão atual representa uma revisão para baixo em relação à previsão anterior, refletindo a repercussão da inflação persistentemente alta e do aumento das taxas de juros globalmente”. 

Para o consumo de bens, o IPEA, apresenta que os bens industriais regrediram para 7,1% contra fevereiro de 2020. O trimestre apresentou queda de 6,1% em relação à 2021. Tendo como base o acumulado de 12 meses, a demanda cresceu 5,7%, conforme mostramos no gráfico abaixo.

[pic 12]

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Apresentamos diversos fatos que evidenciam como a pandemia liderada pelo Covid-19, gerou instabilidades nos diversos índices do cenário interno e externo.

Não só o segundo setor, mas todos os setores foram afetados economicamente. Podemos verificar que o PIB Brasileiro só começa a se estabilizar após meados de 2020 a início de 2021 e que outros índices ainda estão tendo desconfortos em seus números.

A taxa de desemprego e a de endividamento é a que mais sofre ainda, pois há um aumento nos gastos da população em geral, mesmo com um maior endividamento. A estabilidade ainda será um desafio para o governo não só brasileiro, visto que a pandemia atingiu o mundo.

Vale ressaltar que a economia tem melhorado desde o início de 2021, retomando todos os setores econômicos do Brasil, com o aquecimento da oferta e demanda.

Dentro do cenário metalúrgico, o aumento da importação do aço e de demais insumos, mostra que a produção teve crescimento e assim, equilibrando o setor, isso gera expectativa de melhora em todos os índices de orientação para o mercado do aço.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

Anuário Mineral Brasileiro: principais substâncias metálicas / Agência Nacional de Mineração; coordenação técnica de Marina Dalla Costa. – Brasília: ANM, 2020.

BANCO CENTRAL. Banco Central. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/. Acesso em: 10 de janeiro de 2023.

INSTITUTO DO AÇO. Mercado Brasileiro do Aço. Disponivel em: https://acobrasil.org.br/site/wp-content/uploads/2022/08/MBA_Edi%C3%A7%C3%A3o_2022.pdf. Acesso em: 05 de janeiro de 2023.

IPEA. Indicador IPEA de consumo aparente de bens industriais. Disponivel em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2022/09/indicador-ipea-de-consumo-aparente-de-bens-industriais-julho-de-2022. Acesso em: 10 de janeiro de 2023.

SIDERURGIA BRASIL. Perspectivas mundiais para a produção do aço. Disponível em: https://siderurgiabrasil.com.br/2022/10/20/perspectivas-mundiais-para-producao-do-aco/. Acesso em: 10 de janeiro de 2023.

STOCKER, Fabrício. Economia Empresarial. Rio de Janeiro: FGV, 2020. 83 p. E-book.

TRADING ECONOMICS. Dados Brasil. Disponível em: https://pt.tradingeconomics.com/brazil/. Acesso em: 10 de janeiro de 2023.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (575.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com