TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Análise de Oferta e Demanda e o Seu Impacto nos Negócios

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Disciplina: Gestão Financeira

Módulo: Economia Empresarial

Aluno: Caroline de Lourdes Silveira Nogueira

Turma: CES02284-PGPGF01

Tarefa: Realizar a análise do atual cenário do mercado de trabalho da maior commodity brasileira, a soja.

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fale sobre o seu trabalho em linhas gerais.

 O presente trabalho, tem como objetivo apresentar o atual cenário do mercado das commodities, um dos setores mais importantes economicamente para o Brasil, já que a economia do nosso país é afetada diretamente pela oscilação de preço dessas matérias-primas. Commodity é um termo em inglês, onde sua tradução para a língua portuguesa é “Mercadoria”, e seu significado no mercado financeiro se refere a um produto básico, seja em seu estado bruto ou com baixo nível de transformação. 

Conforme a demanda desses produtos cresce ou diminui, o preço das commodities sofre variações no cenário internacional diariamente, pois são produtos utilizados como matéria-prima para outras indústrias, além de serem negociados globalmente.

Como principal commodity do Brasil, temos a Soja, cujo tema iremos nos aprofundar durante o trabalho. Segundo IBGE, “A liderança da soja na agricultura brasileira se deve principalmente pelo retorno econômico e versatilidade do grão, que pode ser utilizado pela indústria, como fonte de proteína para a criação animal, produção de óleo vegetal ou até mesmo na produção de biocombustíveis. Esses fatos entre outros, fazem da soja uma cultura amplamente difundida, responsável por alavancar o PIB do país, em conjunto com as demais cadeias do agronegócio.”

Temos a soja hoje, então, como referência por ser responsável por uma significativa parcela do PIB brasileiro. Segundo a agência da ONU, no Brasil, as exportações de commodities respondem por 6,5% do PIB, sendo a soja responsável por mais da metade dessa porcentagem.

[pic 3]

Conforme os dados abaixo, podemos verificar a importância e grandiosidade da produção de soja no Brasil:

[pic 4]

A soja vem liderando o ranking de produtos mais exportados há mais de 22 anos. Ela é considerada a principal cultura agrícola do país, e consequentemente, tem uma grandiosa importância econômica para a balança comercial brasileira. Também é conhecida em alguns pontos do país como feijão-soja e feijão-chinês, porém, seu nome científico é Glycine max L.. Além da grande geração de divisas para o país, a cultura da soja, gera milhares de empregos, considerando-se o processamento em toda a sua cadeia produtiva.

Durante nossa pesquisa, iremos abordar o atual cenário de mercado da planta que conquistou o Brasil, e sua oferta e demanda, diante da análise macroeconômica e microeconômica.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

Além da importância da soja no mercado financeiro brasileiro, ela também é responsável pela criação de um combustível bastante atrativo atualmente, o biodiesel. O biodiesel está cada vez mais em alta em nosso país, pois ele queima de maneira limpa e pode ser feito de material orgânico que seja considerado indesejável, ajudando o meio ambiente e poupando energia. A soja é responsável por mais de 82% da produção de biodiesel no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (ANP). A soja é a principal fonte para a produção do biodiesel no Brasil, mas a produção para combustível é apenas o quarto produto, atrás do grão para exportação, do farelo e do óleo de cozinha. Abaixo, podemos observar o tamanho de sua importância como matéria-prima na produção do biodiesel:[pic 5]

Fonte: https://www.mercadosagricolas.com.br/oleos-vegetais/producao-de-biodiesel-avanca-9-em-2020-mesmo-com-pandemia-e-reducoes-temporarias-da-mistura-obrigatoria/

De acordo com a Cogo – Inteligência em Agronegócio, a demanda por óleo de soja para a produção do biocombustível pode chegar a 6,5 milhões de toneladas em 2023. Mesmo com o potencial de uso de outros óleos/gorduras, estima-se que até lá, o óleo de soja ainda será uma das principais matérias-primas para a produção do biodiesel, isso porque a cada 1% de aumento na mistura, se exige mais 570 mil toneladas de óleo de soja, ou 3 milhões de toneladas de soja em grãos esmagadas.

Em análise da Cogo, “a demanda pelo derivado da soja pode superar as 6 milhões de toneladas, considerando que se mantenha uma participação de 70% do óleo de soja na produção de biodiesel até a entrada em vigor da mistura de 15% de biodiesel ao diesel (B15), em 2023.”

Apesar da estimativa alta de oferta e demanda para a soja em 2023, relatórios atuais nos trazem a informação de redução de oferta e demanda para os principais players (Argentina, Brasil e Estados Unidos), referente estimativa para safra de soja 2021/2022.

[pic 6]

Segundo análise da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), “foi prevista uma redução de 5,2% na produção de soja 2021/2022, reduzindo a oferta em 4,3%. Além de uma exportação reduzida em 5,5% e o consumo em 1,3%. A demanda, portanto, reduziu 4%. O estoque final por sua vez foi reduzido em 6%, o que deve impactar a quantidade ofertada da próxima safra de soja 2022/2023.
Os valores são em comparação ao relatório de fevereiro de 2022. Se compararmos a safra de 2020/2021, a estimativa encontra-se com redução de 8% na produção e aumento de 4,7% na exportação, culminando em uma demanda 2,6% maior e uma oferta 2,3% menor.”

Essa previsão de redução deve-se pelos problemas climáticos que tivemos, impactando a colheita da soja. O La Nina é a questão principal de todo esse problema, fenômeno causado quando há um resfriamento das águas no Oceano Pacífico, influenciando profundamente a agricultura, e consequentemente, diminuindo a oferta mundial da soja e aumentando ainda mais o seu preço. Porém, como a soja foi plantada mais cedo este ano, ao que tudo indica, será possível semear o milho dentro da janela ideal, diferentemente do que foi visto na última safra, que atrasou o ciclo da soja e a safrinha de milho ficou mais exposta aos efeitos do inverno mais frio e seco. “Além de contribuir para as preocupações com o abastecimento mais restrito, o La Niña se desenvolve e deve persistir durante o inverno do Hemisfério Norte, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA, o que aumenta a probabilidade de interferência na produção de soja mais uma vez.”, segundo a revista Globo Rural.

Antes da alta do ano de 2021, a soja apresentou "destruição da demanda causada pelo novo coronavírus e pela peste suína na China, previsões de excesso de oferta global e um dólar americano mais forte", destacou Klearman. Fábricas de produção de carne foram forçadas em todo o mundo a fechar para conter a disseminação da Covid-19, reduzindo a demanda por bovinos e suínos, consequentemente levando à menor demanda de soja para ração animal.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Como principal indicador macroeconômico para nossa análise, podemos citar o PIB, já comentado acima.

O Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também é um indicador econômico de bastante importante para analisarmos no mercado da soja, pois considera na conta gastos em alimentação e bebidas, despesas pessoais, educação, moradia, saúde e cuidados pessoais.

Segundo análise do mercado de safras, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril de 2022 foi 1,06% e ficou 0,56 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de março (1,62%). Foi a maior variação para um mês de abril desde 1996 (1,26%). Com isso, tivemos o aumento expressivo do óleo de soja, sendo de 11,47%.

Já o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,41% em abril, ante 1,74% no mês anterior, segundo análise da FGV. “Importantes commodities agrícolas contribuíram para o arrefecimento da inflação ao produtor cuja variação passou de 2,07% em março para 1,45% em abril. Soja, milho e café, grãos que respondem por 13% do IPA, apresentaram queda média de 7,3% e contribuíram para o recuo de 1 ponto percentual na taxa do IPA.”

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado à qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

Na microeconomia, a elasticidade do preço do produto mede a sensibilidade da demanda e também da oferta diante de inúmeras variáveis que as afetam, como: a renda (Elasticidade-renda da demanda), o preço de outros produtos “substitutos ou complementares”, o preço do próprio produto. Ou seja, esta variável pode também ser aplicada tanto para a demanda quanto para a oferta.

Já sabemos que a soja, é a anos a commoditie mais importante para o mercado financeiro brasileiro. Veja a seguir a participação da cultura da soja na produção total de grãos no Brasil – safra 2009/10 (em milhões de toneladas).

[pic 7]

Fonte: CONAB (2011).

Na tabela a seguir, é demonstrada a evolução da oferta, da demanda e do preço da soja no Brasil entre as safras 2003/2004 e 2009/2010, bem como as respectivas variações em termos absolutos.

[pic 8]

Como mostram os dados, o impacto da soja na economia nacional é indiscutível. De acordo com a CONAB, 2021, “Os preços médios (spot) de soja na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT) de junho de 2021 foram calculados a UScents 1.462,33/bu, com queda de -2,76% em relação a maio do ano em curso, com média de UScents 1.503/bu. Porém, cabe destacar que esse valor é 68,63% mais elevado que o calculado em junho de 2020. Isso reflete diretamente na economia nacional, uma vez que a soja é considerada “carro chefe” de diversas propriedades produtoras de grãos. Além disso, um de cada quatro dólares exportados pelo complexo agroindustrial brasileiro provém da soja (Embrapa). Sendo assim, a exportação é um dos principais destinos da soja brasileira e responsável por boa parte da arrecadação do agronegócio do país.”

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

No presente trabalho, analisamos o setor da soja, a principal commoditie do mercado brasileiro em anos, bem como o seu atual cenário econômico.

Podemos observar que a oferta da soja sofre total impacto e consequência de acordo com os problemas climáticos que sofremos no país na época da safra (como por exemplo, o La Nina), pois fica difícil a sua colheita, podendo sofrer atrasos.

A soja vem se tornando ainda mais importante por questão também do biodiesel, onde comentamos sobre o produto durante nossa análise, o que faz a oferta da soja ser ainda mais elevada, pois a soja é um contribuinte de extrema importância na produção do biodiesel.

Durante nossa análise, abordamos também as altas porcentagens que temos com a soja em questão dos indicadores econômicos que impactam diretamente em toda a economia do país, entre eles, o IPCA, IGP-M e o PIB, dados que contribuem para a conclusão de que a macroeconomia é extremamente influenciada pela movimentação do mercado da soja.

Em questão da microeconomia, podemos analisar os impactos diretamente afetados no mercado interno e externo diante da oferta e demanda da soja, uma vez que, conforme nos mostraram os dados, a elasticidade do preço da soja varia com a oferta e demanda que temos no momento em questão.

Fontes: https://jus.com.br/artigos/72455/a-importancia-da-soja-na-producao-de-biodiesel

https://www.revistasober.org/article/5d9e7f560e8825a14ec12059

https://www.canalrural.com.br/noticias/demanda-oleo-soja-biodiesel-2023/

https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2022/04/safra-de-graos-deve-ser-recorde-com-producao-de-258-9-milhoes-de-toneladas-em-2022

https://www.satis.ind.br/blog/interna/la-nina-entenda-como-este-fenomeno-pode-afetar-a-safra-de-soja-e-milho-em-2022

https://www.stoller.com.br/importancia-da-soja-para-a-agricultura-brasileira/#:~:text=Impacto%20da%20soja%20na%20economia,m%C3%A9dia%20de

%20UScents%201.503%2Fbu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (573.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com