TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Por:   •  17/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Idelvane Gomes de Souza

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: GPQ5

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

        O desenvolvimento da economia brasileira esta ligada em grande parte ao setor automotivo,  

Este que emprega vários colaboradores e devido aos salários que estão acima da media das outras

Industrias acabam por fomentar o poder de compra em outras áreas como lojas de vestuários,

Padarias, açougues, em em vários setores como o da construçã civil e outros tipos de comércios.

          A pandemia impactou negativamente todo o setor automotivo em 2021 e espera-se que em 2022 o setor recupere parte da produção perdida devido a falta de peças devido ao covid 19.

Varias empresas tiveram que suspender parte ou total a produção dos veículos devido a

Componentes que são de diversas partes dos carros vindos de inúmeros estados brasileiros e países.

Inúmeros trabalhadores que foram afetados pelo vírus, foram hospitalizados devido aos problemas

Que o vírus apresentou durante a infecção e com isso varias empresa tiverm nos seus quadros

Redução de peças acabadas para entregar para os clientes, impactando a entrega do veiculo final.

         A pandemia impactou significativamente a vida dos trabalhadores em varias partes do mundo,

Muitas empresas ficaram paradas por dias e ates mesmo meses, sendo necessário o desligamento

De vários colaboradores para a redução de custo para empresas, algumas entraram em falência

Devido a vários meses de paradas.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

          Apos a retomada da produção por algumas empresas do setor automotivo, o setor segue sobre forte impacto da crise desencadeada pela pandemia de covid 19. A produção de veiculos no país alcançou 117,9 mil unidades em outubro de 2021, queda de 24,8% em relação ao mesmo periodo de 2020, os números foram divulgados pela ANFAVEA ´´ Associação Brasileira dos Fabricantes de Autoveículos´´, Segundo a associação, outubro e o mês em que geralmente a produção e elevada para abastecer as lojas para o final do ano.

         As exportações representaram alta de 26,1% em relação a setembro e queda de 14,6% sobre outubro de 2020, no acumulado do ano já foram exportados 241,9 mil veiculos, 26,8% a mais que no mesmo período de 2020.

         Em 2020 o pib recuou 4,1% a maior queda desde o inicio da serie historica atual do IBGE, iniciado em 1996.

[pic 3]

        O crescimento do pib em 2020 chegou a 3,2% mas nao obteve melhora devido a pandemia e os numeros tendem a piorar para o proximo ano, sendo esperado um aumento nos casos de covid, e aumento de falta de peças para o setor automotivo, outros fatores que aumentaram a queda no pib foi o lockdowm e medidas restritivas impostas pelos governadores e prefeitos das cidades onde varias industrias tiveram parte ou total produção paralisandas como medidas de contenção para o covid.

       

O o cr4w

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

     No contexto atual temos varias pessoas desempregadas e que são a fonte de renda de inúmeras famílias, a pandemia pegou todos de surpresa, muitas famílias que estavam morando de aluguel foram morar de favor ou acabaram por morar em lugares que apresentam perigos para criar seus filhos como favelas, outras foram morar em casa de parentes esperando a pandemia passar para se recolocarem no mercado de trabalho,

    O desemprego subiu para 12,6% no trimeste, em abril de 2020, atingindo 12,8 milhoes de pessoas desempregadas, com fechamento de quase 5 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo o IBGE. O número de pessoas desempregadas aumentou 898 mil pessoas em 3 meses , números relacionados aos impactos da pandemia de covid -19.

      [pic 4]

       Outro indicador que podemos mencionar e da população ocupada, onde a queda foi de 5,2%, recorde em relação ao trimestre encerrado em janeiro, representando 4,9 milhões de postos de trabalhos reduzidos nas industrias em comércios.

         [pic 5]

       O trimestre encerrado em abril 4 milhões de pessoas ficaram desempregadas somando um novo                                                recorde de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Precismos de medidas urgentes para estabilizar o mercado e gerar novos empregos, reduzindo as perdas das famílias, principalmente as famílias de baixa renda que neste período de pandemia foram as que mais sofreram com a perda dos empregos, muitas das vezes apenas uma pessoa na família era responsável pelo sustento do restante da família.

  [pic 6]

Outro fator importante que causa impacto diretamente nas famílias e a inflação, onde quanto maior pior sera para as famílias, principalmente as de baixa renda onde tivemos aumento expressivos em vários alimentos necessários ao dia a dia dos familiares e itens de consumo indispensáveis para a sobrevivência, exemplo são arroz e botijão de gás.

Botijão de gaz 34,67%, energia elétrica 28,82%, gás encanado 20,36%, artigos de limpeza 6,36% e aluguel 5,42%. Desde o inicio o gás de botijão teve alta de 38,34% e a energia elétrica teve aumento de 30,38%.

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

      São vários os impactos devido a falta de componentes na produção de veículos automotores dentre eles podemos citar aumento de 20% nos valores dos automoveis usados onde o normal seria a depreciação do veiculo.

      O setor automotivo ainda sofre com os impactos causados pela pandemia, devido a falta de componentes algumas montadoras fizeram paradas nas linhas de produão.

   A produção de componentes eletrônicos ´´ chips `` e semicondutores são a principal demanda so setor neste período de pandemia para as montadoras, as fabricas que fornecem os chips e semicondutores não estão conseguindo atender a demanda das montadoras de veículos mesmo que a demanda seja gradativa.

A queda da produção de veículos em janeiro de 2021 caiu 4,6% na comparação com dezembro, mas obteve crescimento de 4,2% em relação a janeiro de 2020, a venda de veículos novos teve queda de 11,5% em janeiro em relação a mês de janeiro de 2020 segundo a FENABRAVE.

 Outro fator relevante foi o mês de abril de 2020, quando todo o setor de veículos leves e pesado parou devido a pandemia onde 1.847 veiculos leves e pesados foram produzidos.

Foram desenvolvidos nos protocolos de seguranças como uso de mascaras, distanciamento social de dentro das empresas, utilização de álcool em gel, faceshield, desinfecção dos lugares com álcool e toalhas, tudo para amenizar o contágio da pandemia.

[pic 7]

  Queda nas vendas entre 2019 e 2020 foi de 26% .

    Outro fator importante foi o fechamento de vários postos de trabalho que somados chegam a quase 68 mil postos de trabalhos somente na indústria automotiva que foi impactada diretamente no fornecimento de peças para as montadoras e concessionarias de revendas de peças.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

   

            O mercado automotivo esta enfrentando uma crise sem precedentes devido a falta de componentes eletrônicos para as montadoras, a previsão e que o setor começe a se recuperar no segundo semestre de 2022. Onde se espera que o ano de 2022 seja o ano da retomada da produção automotiva.

     Apesar das incerterzas, o setor automotivo esta otimista em relação ao ano anterior, buscando inovações e sempre suprir a falta de componentes para a produção dos carros que em algumas montadoras chegam a 7 meses de espera para que o veiculo seja entregue ao proprietário.

Estimasse que as vendas aumentem consideravelmente após o 2° semestre de 2022, onde as empresas fornecedoras de componentes estabilizem a demanda do setor automotivo. Considerando que o sertor depende muito da economia e do preço do dólar, devido vários componentes importados que são cotados em dólares, a pespectiva e promissora para os próximos anos, as expectativas são de que a indústria se recupere da falta de componentes e que a pandemia acabe para que a economia volte a crescer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/producao-de-veiculos-no-pais-registra-o-pior-outubro-dos-ultimos-5-anos-aponta-anfavea/

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/08/producao-de-veiculos-no-brasil-cai-316percent-em-2020-diz-anfavea.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/28/desemprego-sobe-para-126percent-em-abril-e-atinge-128-milhoes-diz-ibge.ghtml

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/montadoras-fechadas-e-pecas-em-falta-anfavea-diz-que-retomada-do-setor-automotivo-deve-levar-meses/

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/28/desemprego-sobe-para-126percent-em-abril-e-atinge-128-milhoes-diz-ibge.ghtml

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/producao-de-veiculos-no-pais-registra-o-pior-outubro-dos-ultimos-5-anos-aponta-anfavea/

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (573.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com