TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Análise de Oferta e Demanda e o Seu Impacto nos Negócios

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Mônica Jesus da Silva

Disciplina: Economia Empresarial-0322-2_6

Turma: ONL021SI-ENMKDFT04T1 - 283248/2021

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

 O setor elétrico brasileiro, perspectivas 2022.

Entre todos os setores de infraestrutura, a eletricidade é o serviço mais comum.  E está estruturado para garantir a segurança do suprimento de energia elétrica do país. O setor elétrico no Brasil é dividido em 4 grupos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. De uma forma simples, as geradoras produzem a energia, as transmissoras a transportam do ponto de geração até subestações nos grandes centros consumidores, de onde as distribuidoras a levam até a casa dos cidadãos e até as empresas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o órgão regulador do setor. É a Aneel que fiscaliza a prestação do fornecimento de energia elétrica à sociedade e tembém define as tarifas de energia para os consumidores cativos, de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas pelo governo federal para o setor e o que está estabelecido em lei e nos contratos de concessão assinados com as empresas.

De acordo a Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética PLAN 2022-2026, divulgado pelo Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS, em conjunto acom a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Em 2022 aumento previsto é de 1,7% na carga, atingindo o valor 70.739 MW médios, considerando um incremento do Produto Interno Bruto - PIB de 0,6%.

Por fim, o setor elétrico brasileiro, infelizmente teve o ano de 2021 marcado pela escassez hídrica e que ainda tem suas consequências extendidas ao ano 2022. Com auto valor das tarifas de energia.  Previsão é que tenhamos melhorias nas tarifas a partir do mês de maio/2022 devido ao aumento no volume de chuvas e regularização dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

 Seguir vamos falar um pouco sobre composição, oferta e demanda do setor elétrico:

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

O setor elétrico brasileiro possui sua matriz energética maioritariamente composta por fontes de energia renováveis com baixa ou nenhuma emissão de Co². Isso é muito bom, porém ainda se faz necessário uma maior diversificação da matriz energética, como pode verificar logo abaixo segundo fontes ANEEL/ABSOLAR temos uma matriz ainda fortemente dependente de recursos hídricos.

Hídrica: 57,3%

Eólica: 11,2%

Gás Natural: 8,6%

Biomassa: 8,3%

Petróleo e outros fósseis: 4,8%

Solar fotovoltaica/Centraluzadas: 2,6%

Carvão Mineral:1,9%

Nuclear:1,0%

Undi-Elétrica: 0,00003%

Importação: 4,3%

E quem usa a energia gerada por essas fontes?

Em 2021 com reflexo de inicio de recuperação da pandemia, o consumo de energia aumentou em torno de 4% em relação ao ano anterior segundo a CCEE- Câmara de Comercialização de Energia Elétrica esse aumento pode ser considerado um reflexo de recuperação da pandemia.

Também segundo a Câmara, o mercado livre de energia cresceu em torno de 13%, o mercado livre de energia é o grande responsável por abastecer a energia de empresas de grande porte e indústrias brasileiras. Já no mercado regulado, responsável pelo abastecimento dos consumidores residêciais, escritórios, teve um recuo de 0,2%.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Fazendo uma analise entre o ano de 2021 e o ano de 220 o setor de obteve uma expansão moderada 1,0%. Esse crescimento foi compatível com o PIB   que segundo o IBGE Cresceu 1,6% no quarto trimestre de 2021 em relação ao mesmo period do ano anterior. Também vale mencionanr o aumento nas importações (+3,7%) e exportações de ( +2,2%).

Falando de comportamento entreas classes de consumo, o consumo residencial apresentou uma queda de 3% esse comportamento pode ser explicado pela reabertura da economia e avanço da vacinação o que fez com que as famílias voltassem a redução da permanência em casa.

Dentro do ambimto Empregatissio, ressaltamos a lenta recuperação, tivemos um auto índice na perca de postos de trabalhos durante a pandemia e o mercado segue com uma recuperação lenta.

No ano de 2021 o IPCA- Índice de preços ao consumidor encerrou o ano de 2021 em 10,6 alta histórica desde 2015 Para 2022 esse índice tem previsão de chegar á 5,6% segundo relatório do Banco Central -BC.

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

O consumo de energia elétrica segue em crescimento em 2022. A categoria comercial lidera a expansão no setor. O consumo da indústria é estável. segundo mês no ano consecutivo, os alimentos foram os que mais cresceram, enquanto têxteis, a maior recessão. Afetado pela alta temperatura, principalmente No Sul, consumo das famílias sobe após quatro quedas continuamente. O desenvolvimento da indústria nacional de serviços continua a impulsionar Consumo comercial. As regiões Sul e Norte têm Ponto mais alto.

O setor tem a perspectiva da redução de uso das termelétricas e o aumento do uso das hidrelétricas com grandes chances de retorno a banderia verde ainda em 2022, o que é bom para o consumidor, onde as taxas extras de energia deixarão de ser cobradas.

Os consumidores vêm a oito meses sendo cobrados com a banderirá tarifária de escazzes hídrica.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Portanto, as perspectivas para 2022 são mais otimistas do que experimentamos no ano de 2021 no setor de energia. Além disso, o risco de racionamento é relativamente baixo. A olhar pela situação atual, o excesso de oferta em termos de capacidade instalada, reforço de transmissão e ações governamentais pode ser mantido. Nesse sentido, o governo deve permanecer vigilante. Além disso, as agências setoriais não podem deixar de planejar para evitar ou pelo menos minimizar a situação ocorrida no ano anterior.

É de extrema importância a exploração e diversificação da matriz energética, um país continetal como o Brasil tem um enorme potencial energético a ser incentivado, bem regulado e disseminado entre a população. A exemplo o grande potencial eólico e solar onde temos grande chance de crescimento.

Fontes de energia também proveniente de aterros santinarios como o biogas devem ser melhores exploradas, para que evitemos cada vez mais a dependência majoritaria de uma fonte geradora de energia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

  • https://www.absolar.org.br/mercado/infografico/ Consulta em 15.04.2022
  • http://www.ons.org.br/paginas/energia-no-futuro/suprimento.    Consulta em 16.04.2022
  • https://www.ecomenergia.com.br/blog/setor-eletrico-brasileiro  - Consulta em 16.04.2022
  • https://www.epe.gov.br/sites-pt - Consulta em 17.04.2022
  • https://www.canalenergia.com.br/noticias/53200129/ccee-consumo-de-energia-eletrica-cresceu-41-em-2021 - Consulta em 17.04.2022

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (804.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com