TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz SWOT AMBEV

Por:   •  5/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  3.124 Visualizações

Página 1 de 4

Análise SWOT

Força (Strength)

A força de uma empresa é um traço relacionada ao seu ambiente interno e podemos definir como aqueles pontos onde a companhia se destaca em comparação com as demais empresas do mesmo ramo, ao mercado, à adversidades, entre outros.

A empresa AmBev, possuí três pontos fortes principais, dentre muitos pontos que podem ser destacados: o capital da empresa, o espírito competitivo e a capacidade de produção da empresa. Essas propriedades, naturais da companhia, são algumas o que fazem a AmBev ser, digamos, "A AmBev". Abaixo alguns motivos que contribuem para isso.

AmBev mesmo com a crise causada pela pandemia, tem o valor de mercado estimado de R$ 228,136. De acordo com a revista InfoMoney. Esse elevado capital que a empresa possui possibilita aquisições de outras companhias que poderiam surgir como “futuras ameaças”. A estratégia de compra de concorrentes menores também poderia servir como um investimento em tempos de crise, onde, possivelmente, essas organizações menores seriam adquiridas com um menor preço. Esse capital permite o investimento na capacidade produtiva da empresa, e aumentar ainda mais o seu rendimento. Mas apenas "ter dinheiro" não significa que a empresa irá investi-lo de forma correta, certo? É aí que entra o espírito competitivo da empresa.

O apetite da AmBev pela competitividade é o que a mantém numa posição de liderança no mercado de bebidas no mundo. Essa característica é evidente quando pensamos no número de empresas concorrentes que a AmBev já adquiriu - sendo seis adquiridas em plena crise do ano de 2016. Mas a competição da AmBev não se restringe apenas às outras empresas, ela compete consigo mesma. Essa "auto competição" torna processos de correção de pontos fracos mais natural e mantém a empresa numa posição de destaque no mercado e na sociedade.

Esse triângulo de pontos fortes pode ser fechado com a capacidade produtiva da empresa. A AmBev opera em 19 países, tendo apenas no Brasil 35.000 colaboradores, responsáveis pela produção de mais de 200 bilhões de litros de toda a sua linha de produtos. Essa capacidade de produção contribui para que a empresa atinja uma grande fatia do mercado brasileiro, cerca de 62% deste mercado.

Fraquezas (Weakness).

Ao contrário destes pontos fortes, temos as fraquezas, também relacionadas ao ambiente interno da empresa, que podem ser vistas como algum obstáculo interno que atrapalha a dinâmica de negócios da empresa e um melhor posicionamento no mercado.

A empresa AmBev possui uma vasta linha de produtos no mercado que inclui refrigerantes, isotônicos, água, chás, sucos e, principalmente, cervejas. Apesar das grandes variedades de marcas diferentes, muitas delas concorrem entre si com o mesmo produto, ou tipos muito semelhantes. As principais marcas (Skol e Brahma) têm grande popularidade entre os brasileiros e são muito parecidas entre si. Devido essa invariabilidade na questão de cervejas populares, que é o produto líder da empresa, facilita o surgimento de algumas ameaças

Ameaças (Threats).

As ameaças, como a fraqueza, são pontos onde a empresa encontra obstáculo para a sua dinâmica de negócios e melhora no seu posicionamento de mercado. Contudo, esses fatores anteriormente citados, dessa vez, são devido à fatores externos.

Sendo um dos principais motivos que faz a AmBev diminuir a porcentagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com