TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  20/5/2018  •  Monografia  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

3 - METODOLOGIA

Para realização dos objetivos propostos pelo trabalho a metodologia foi empregada tendo como norteado dois focos de pesquisa um com base na finalidade do estudo e outro com relação aos meios utilizados para conseguir as informações.

No que diz respeito aos fins à pesquisa se caracteriza como exploratória.

Segundo Prodanov e Freitas (2013) a pesquisa exploratória objetiva proporcionar uma maior informação sobre o assunto objeto de investigação, trazendo a possibilidade de definir e delimitar o tema, orientando nos objetivos e na elaboração das hipóteses, dando enfoque ao assunto

Quanto aos meios foi utilizada a pesquisa bibliográfica, já que o caminho metodológico estabelecido para coleta de dados para formação do presente artigo procurou analisar, classificar e organizar o material selecionado de forma sistemática, fazendo uma seleção dos autores e materiais de mais relevância para alcançar os objetivos traçados. Os dados foram colhidos de publicações periódicas distintas, tais como artigos científicos, livros-texto, monografias, dissertações e teses.

Segundo Lakatos e Marconi (1999) o propósito da pesquisa bibliográfica é proporcionar ao pesquisador o contato com o que foi produzido sobre determinado assunto

Gil (1999) argumenta que a pesquisa bibliográfica traz como principal beneficio o fato de possibilitar ao investigador a cobertura do assunto de forma mais detalhada e diversificado, analisando o fenômeno em toda sua aplitude.

Referente à abordagem consiste numa pesquisa de natureza qualitativa.

Com relação à abordagem qualitativa, Richardson (1999), argumenta que ela vem relatar os diversos e complexos aspectos de um determinado problema, fazendo uma analise de seu contexto e variáveis, com o propósito de compreender amplamente o problema estudado.

Para Minayo (2000), a pesquisa qualitativa deve ser encarada como método hábil para  introduzir questão amplas e proprias dos atos, relações, estruturas sociais, ou seja, construções humanas, lidando com varios significados, motivos, representações e atitudes.

De posse de todos os dados coletados foi feito a análise de conteúdo através da exploração do material, interpretação e tratamento dos resultados obtidos.

De acordo com os argumentos de Minayo (2000) a análise de conteúdo dentro da abordagem qualitativa, deve ser feita através de um processo sistemático de forma a analisar o material e as informações, com o propósito de chegar as características e conclusões referente ao objeto de estudo, em toda sua complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com