TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA

            Metodologia é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica, Para Fonseca (2002), Metodologia é o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos, para se realizar uma pesquisa ou um estudo, ou para se fazer ciência.

            A pesquisa científica é a realização de um estudo planeado, sendo método de abordagem do problema, que caracteriza o aspecto científico da investigação e tem como finalidade a descoberta de respostas para questões mediante a aplicação do método científico. Será utilizado um tipo de metodologia neste artigo, a pesquisa bibliográfica.

            A metodologia inicial a ser utilizada no presente artigo será a pesquisa bibliográfica. Será feita uma análise de todo o material já existente sobre o assunto, segundo Boccato (2006), este tipo de pesquisa busca a resolução de um problema por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tal, é importante que o pesquisador realize um planeamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação.

            Para a realização desta pesquisa decorremos ao levantamento de obras científicas que se referem a Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Humanos. Enfatizamos, conceitos da dignidade, sua relevância para os processos humanos e trabalhistas, visando o envolvimento dos funcionários nas diretrizes, missão, visão e valores das instituições desta forma, considerando a pessoa humana de igual forma.  Sendo assim, a pesquisa contribui com  subsídios no cruzamento das teorias revisadas.

             

Referencias Bibliográficas

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

Jackson Ronie Sá-Silva, Cristóvão D. A., Joel F. G. (2009, Julho). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, pp 03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com