TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 4

  • O que é um trabalho de conclusão de curso, de acordo com o material estudado?
  1. É uma modalidade de trabalho que pode originar uma monografa ou um artigo científico. A sua elaboração refere-se a uma atividade acadêmica que faz parte da maioria dos cursos de graduação, e deve ser feito seguindo inicialmente, os mesmos procedimentos que são recomendados para os trabalhos de pesquisa. Normalmente, o TCC é uma exigência para o aluno concluir o seu curso de graduação, como também para a conclusão de cursos técnicos e MBA. O TCC depende do curso de graduação, podendo ser uma monografa, um artigo, um projeto completo de uma construção civil etc.

  • Explique o que é a monografia.
  1. A monografa é um trabalho feito a partir de um aprofundado estudo a respeito de um tema, segundo uma metodologia validada. É um trabalho de nível de graduação, que faz parte das exigências acadêmicas para o estudante concluir um curso, mas que, principalmente, tem por objetivo apresentar uma contribuição significativa para o tema abordado.

  • Explique o que é o artigo.
  1. Existem dois tipos de artigos ,o de revisão e o original .O artigo de revisão é  parte de uma publicação que resume informações  já publicadas ,já o artigo original é  parte de uma publicação que apresenta as abordagens originais .A estrutura de um artigo é  constituída de elementos pré-textuais, como por exemplo título nome do autor .
  • Qual a finalidade do seminário?
  1. O seminário possui algumas finalidades gerais, como: “aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto; desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos através do raciocínio, da reflexão.

E ainda Nérici aponta, 4 objetivos mais relevantes do seminário:
- Ensinar pesquisando;
- Ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a
objetividade acima da subjetividade;
- Introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais avançados;
- Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade
intelectual entre os educandos e entre estes e os professores;

  • O que deve conter no planejamento do seminário?
  1.  A montagem do seminário deve conter “o tema, as fontes de pesquisa, a montagem do texto-roteiro a ser entregue aos participantes, as tarefas dos membros do grupo responsável, o tempo para a exposição inicial e para o debate e os recursos didáticos que serão utilizados.

  • Quais as orientações para apresentação, você encontra no material?


• Preparar-se para vencer o medo e a timidez;
• Apresentar seu trabalho para outra pessoa, anteriormente, com o intuito
de treinar;
• Evitar gestos em exagero, objetos na mão, como canetas;
• É importante olhar para as pessoas que assistem;
• Cuidar-se para não empregar os vícios de linguagem, como: uai, aí, né,
tá, então, daí, pois podem passar uma impressão de falta de vocabulário
e de indecisão; e
• Em relação à aparência pessoal, evite: bonés, bermuda, chinelos, óculos
escuros.  Ainda sobre o visual do apresentador, tome cuidado com
alguns detalhes:
Evite roupas transparentes, blusas curtas, calças com rasgados (mesmo
que seja moda), short ou saia curtos etc. Além dos vícios de linguagem, não são
permitidas as gírias.

PÁGINA 69

Execução da pesquisa com seriedade;

Planejamento de qualidade;

Normas da abnt aplicadas adequadamente.

O processo de elaboração de um trabalho de pesquisa requer alguns requisitos a serem seguidos a fim de que se obtenha um resultado de excelência. Entre eles estão a execução da pesquisa com seriedade, considerando a transparência e integridade na construção do conhecimento científico. O trabalho deve ser feito de forma que não haja dúvidas e de forma concreta e verdadeira.  Além disso é necessário que exista um planejamento de qualidade, com a finalidade de nortear todas as etapas do trabalho, com aplicação de procedimentos e técnicas que viabilizam a construção do conhecimento. E por fim, o trabalho deverá seguir as normas da ABNT vigentes para o desenvolvimento do trabalho, visando à obtenção de um trabalho padronizado, correto e eficiente.

O planejamento de qualidade cumpre um papel fundamental no contexto do processo de ensino/aprendizagem, uma vez que enfatiza a aplicação de procedimentos e técnicas apropriadas que facilitam e até mesmo viabilizam a construção do conhecimento. Além disso, métodos e técnicas disponíveis para a realização de trabalhos e pesquisas científicas são abordados, visando à capacitação do aluno no sentido de desenvolver trabalhos acadêmico-científcos de forma correta e eficiente.

Milionários são milionários porque aprenderam que não são pagos para gastar seu dinheiro com PASSIVOS que se depreciam. Eles compram ATIVOS que se valorizam e geram renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (465.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com