TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de Gerenciamento Balancend Scorecard (BSC) Six Sigma

Trabalho acadêmico: Ferramentas de Gerenciamento Balancend Scorecard (BSC) Six Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade colaborativa da aula tema 07: Ferramentas de Gestão Balancend Scorecard (BSC) Seis Sigma

Disciplina: Tecnologia e Ferramentas de Gestão.

Tutora: Gláucia Marins Moreira.

Nome RA

Jamilo pinto de carvalho....................................................6238203719

Naila Maiane dos santos silva...........................................6238197683

São Paulo 2013.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a utilização e aplicação das ferramentas de gestão “Balanced Scorecard e Seis Sigma”, que são úteis na empresa. Analisar oportunidades e ameaças, identificado nessas ferramentas de tal forma que venha a acompanhar e adequar seus processos. Esse propósito está em ajudar e auxiliar em alcance de metas, melhoria contínua em seu desempenho, ajustes nos processos, visando sempre um bom desempenho e qualidade, desta forma garantindo sucesso, credibilidade e estabilidade no mercado de trabalho. De acordo com a leitura do livro-texto “Tecnologia de Gestão” podemos identificar e compreender que atualmente nas empresas tanto privadas quanto públicas, muitos são os fatores e causas que necessitam do BSC (Balanced Scorecard) e o SEIS SIGMA. Sabemos que e a o BSC é uma ferramenta de gestão importante, que por sua vez, auxilia na tomada de decisão dos gestores, além de estar diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional.

Sumário

 Passo 01

 Passo 02

 Passo 03

 Passo 05

Passo 01: Faça uma pesquisa que ajude a identificar e compreender:

 O processo das seis segma

A força da globalização nas empresas faz com que cada vez mais processos sejam analisados e melhorados, pois em função da dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não diferenciais. O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca. O grande engano é supor que o seis sigma trate de controle de qualidade e de fórmulas estatisticas em parte é isso,mais nao fica só nisso. Vai mutissimo além. Em última instancia, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumento para que se raciocine osobre assuntos dificeis. No âmago so seis sigma, agita-se uma idéia capas de virar uma empresas pelo avess, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o cliente.

 Como as ferramentas de gestão BSC e seis sigma estão relacionadas a gestão estrategica e a gestão pelo qualidade

O programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente aplicada tanto em processo de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando os ambientes Seis Sigmas é um conjunto de ferramentas e técnicas baseada em fatos e orientadas a ajudar um negocio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhoria tecnicamente, seis sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar á tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de qualidade e estratégia são dois assuntos que despertam o interesses dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividades tão competitivos. Esses dois temas são amplamente discutidos nas empresas há pelo menos duas décadas.

Com a globalização, as fronteiras no mundo dos negócios não existem mais; então, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Assim, os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforços para manter a melhoria continua.

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC este diretamente ligado é implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivo organizacional definido pelas empresas.

Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Passo 02:

Amplie a pesquisa identificando estudos de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC e seis sigmas encontrem:

 Um caso de sucesso

 Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramentas.

A globalização é um dos fatos mais significativos das últimas décadas, com a abertura dos blocos econômicos, os choques de competitividade das economias e, principalmente, das empresas que buscam novos desafios, com o objetivo de posicionar sua marca em ambientes externos e maximizar seus lucros, mesmo porque estas mesmas empresas também estão competindo dentro do seu próprio país com empresas que resolveram internacionalizar-se, visto que, atualmente, é uma oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com