TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gerenciamento: Balanced Scorecard (BSC) e Six Sigma

Seminário: Ferramentas de gerenciamento: Balanced Scorecard (BSC) e Six Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Seminário  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Nessa economia de mercados fomos possíveis identificar duas formas de pensamentos no ramo da administração, em busca da criação de valor, onde as empresas procuram lucro máximo para os acionistas com inclusão dos interesses da empresa que são os clientes e os próprios acionistas, como os administradores, funcionários, fornecedores, concorrentes etc.

A complexidade entre as variáveis do desempenho de uma empresa torna-se necessário a elaboração de ferramentas gerencias no processo da tomada de decisão. O Balanced Scorecard permite o estudo qualitativo do desempenho empresarial incluindo as não financeiras .O Balanced integrou as medidas financeiras com as não financeiras e o principal efeito dessa ferramenta é a sua capacidade de possibilitar aos gerentes o poder de mensuração , fazendo com que tudo na organização passe a ser medido e o BSC é um sistema de gestão estratégica com a finalidade de ajudar as empresas traduzirem suas estratégias em ações.

Aula-tema 07 – Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

PASSO 1

Faça uma pesquisa que o ajude a identificar e compreender:

O processo de Seis Sigma

De acordo com Breyfogle (1999) Seis Sigma é uma estratégia de negócios envolvendo o uso de ferramentas estatísticas dentro de uma metodologia estruturada para ganho do conhecimento, com o objetivo de obter produtos e serviços de qualidade, mais rápido e com menor custo de diminuir as perdas, com otimização dos recursos e aumentando a satisfação dos clientes.

"Trata-se de uma técnica simples, que consiste, basicamente, em adotar cinco passos principais. "Chamamos isso de DMAIC: D de define (definir o problema), M demeasure (medir), A de analize (analisar), I de improve(melhorar) e C de control (controlar). Baseado nestes passos, é possível identificar o que é mais importante, o que faz falta, o que está gerando problemas na empresa."

E ferramenta que auxilia nos negócios, a entender e melhorar a competitividade dos seus processos, através do seu alinhamento com os requisitos do mercado, buscando a rentabilidade, através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.

Originalmente desenvolvido pela Motorola, nos anos 80. 1998: Motorola foi reconhecida com o Prêmio "Malcolm Baldridge" pelo uso da metodologia Seis Sigma.

Benefícios do Seis Sigma O objetivo de qualquer negocio empresarial é buscar lucratividade. Segundo Pande, Newman e Cavanagh, as empresas estão sendo cada vez mais atraídas as tais novas estratégias de gerar o sucesso sustentado, determina uma meta de desempenho comum, intensifica o valor para os clientes, acelera a taxa de melhoria, promove o aprendizado e executa mudanças estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com