TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Contabilidade Social

Por:   •  20/4/2022  •  Exam  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

1) Demonstre o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a metodologia da Contabilidade Social.

R:O fluxo circular de renda ou fluxo circular de riqueza, é um diagrama que demonstra como funciona a relação de dinheiro, bens e serviços que ocorrem entre empresas, famílias, instituições financeiras etc.

Ele mostra o fluxo contínuo de bens, como mercadorias e serviços, e fatores de produção, tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos, como o preço pelas mercadorias e serviços, e dos fatores de produção, como salários, aluguéis etc., que ocorrem entre as unidades empresas e famílias.

Com esse sistema poderemos então avaliar o resultado econômico de um país com três óticas: A da demanda, tem como foco a produção de bens finais e a venda deles, a ótica da renda, que olha para a remuneração dos fatores de produção e tendo a última ótica, a da oferta que soma os produtos finais da indústria, do comércio, do setor de serviços e da atividade agropecuária

2) Demonstre a identidade entre investimento agregado e poupança agregada.

R: Investimento agregado é os gastos com bens que tem como objetivo aumentar a capacidade produtiva no próximo período, já a poupança agregada é a parte da renda nacional que não é gasta no período.

Tendo uma economia de dois setores, o produto nacional é a soma da produção de bens de consumo (C) e bens de capital (I). Ou seja, PN = C + I. Analisando a renda nacional, ela é ou consumida ou investida RN = C + S, a partir daí podemos dizer que PN = RN e desenvolvendo I = S.

3) Defina depreciação de ativos, investimento Bruto e Investimento Líquido.

R: Investimento bruto: É todos os gastos feitos com bens de capital e estoques.

Investimento líquido:

4) Em que constituem a receita fiscal e os gastos do governo, no âmbito da Contabilidade Social.

R: Receita fiscal nada mais é que os impostos, as contribuições à previdência, multas, aluguéis etc. Os gastos do governo, são os gastos de ministérios, empresas públicas e sociedades econômicas.

5) Defina Produto Nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores.

R: O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional já com os preços finais pagos nas vendas, já a renda nacional a custos de fatores, tem como foco o que as empresas pagam, como salários, aluguéis juros e lucros. Ou seja, é a soma total do que foi gasto com os fatores de produção.

6) Demonstre e intérprete a estruturação do fluxo circular de renda ou da circulação de uma economia de mercado a partir de um modelo simplificado.

R:

7) Defina renda líquida enviada ao exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB).

R:

Renda Líquida: Ela é a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com