TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia na Administração

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

Data: 16/08/2021

Aluno: João Victor Andrade Magalhães

Professora: Caroline de Andrade Gomes da Cunha Moraes

Metodologia de Pesquisa

Mapa Conceitual - Estratégias de Aprendizagem dos alunos na Universidade

[pic 1]

Mapa desenvolvido no site LucidApp: https://lucid.app/documents#/dashboard

Resumo - Estratégias de Aprendizagem dos alunos na Universidade

A princípio, o maior objetivo do trabalho era justamente ter a informação de quais eram as principais ferramentas usadas pelos alunos no processo de estudo, destacando, claro, a leitura e a escrita como principais métodos usados neste processo.

Logo no início é destacada a transição de responsabilidade que, durante a maior parte da vida acadêmica do aluno era exclusivamente da escola, mas com a ingressão na universidade, passa a ser também do estudante, que deve ter autonomia para buscar outras fontes de conhecimentos.

Em uma determinada parte do material, é citada outra etapa de transição muito importante na vida acadêmica, a busca pelo entendimento de como seria a maneira ideal de se encerrar o ensino superior e ingressar no mercado de trabalho, que depende diretamente da formação profissional.

Foram citados também no material os trabalhos de Piaget e Vigosky, que propõe que a construção do conhecimento se dá a partir da interação do indivíduo com o meio através da ação, fomentando a formação de estruturas cognitivas e esquemas funcionais. Trabalhos esses que passaram por um processo de maior aceitação no meio da Psicologia educacional.

Uma outra citação muito importante foi a de uma ideia de Gandé que, em relação ao desenvolvimento dos indivíduos, dava muito valor a dois princípios: o crescimento e aprendizagem, e suas interações ao longo da vida. Segundo ele, o indivíduo se desenvolve através da aprendizagem que vai incorporando durante seu crescimento. E ele ainda diz que o processo de aprendizagem quando a situação estimuladora altera a performance do indivíduo.

Segundo a pesquisa, o processo de aprendizagem requer muitos fatores sejam levando em consideração pela escola, e não só a composição curricular: “Todos os alunos trazem uma bagagem de experiências diferentes que podem ser valiosas para o processo de aprendizagem. Mas é preciso reforçar que o processo de aprendizagem não deve ser de forma empírica, mas que seja uma construção entre o aluno, seus professores e os próprios colegas, em todos os seus níveis de ensino.”

Logo em seguida é dito que, na educação superior, o aluno basicamente passa a ser o grande responsável do seu aprendizado, o que é uma grande diferença se comparado ao ensino médio, onde a escola era quem detinha desta função, fato que agrega muito tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal do aluno, pelo fato de tornar o aluno mais responsável e autônomo, como coloca Ramos et al (2011, p.364), “a transição do ensino médio para a educação superior é marcada pela confrontação com novas formas de avaliação, métodos de ensino diferentes daqueles a que o aluno estava acostumado, o que exige modificação de sua rotina e de seus hábitos de estudo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com