TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem Do Processo De Bpm Na Cacau Show. Empresa De Médio Porte

Por:   •  14/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELAGEM DO PROCESSO DE BPM NA CACAU SHOW. EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

SÃO PAULO – SP

2021

   


Amanda Portes de Sarro – N591218

Camila Almeida Correa – N635339

Everton Teles da Silva Costa – F284II4

Ingrid Beatriz Silva Florentino – N6179E0

Ronald Diego Pereira Pérez – F301133

Victor Hugo Ruiz Schwenda dos Pires – N4403E9

MODELAGEM DO PROCESSO DE BPM NA CACAU SHOW. EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS –trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 4º/3º semestres, do curso  de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO PAULO – SP

2021

     


SUMÁRIO

  1. Introdução

  1. Revisão Conceitual

      2.1 Processos Organizacionais

      2.2 Tipos de Processos Organizacionais

     

      3. Perfil de Organização da Empresa

      4 Cadeia de Valor Organizacional

      5. Identificação da Hierarquia do Processo

      6. Macroprocesso

      7. Modelagem

      8. Considerações Finais

      9. Referências Bibliográficas


1        INTRODUÇÃO

Esta APS – Atividade Prática Supervisionada, tem como propósito aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino, acompanhando as demandas e compreensão que um futuro administrador terá que exercer em sua profissão em forma de analise através do conhecimento aplicado em uma empresa.

A disciplina de Processos Organizacionais trata-se do que são os processos organizacionais e da modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos e gerenciamento de desempenho de processos e transformação de processos. Permitindo uma visão das principais normas relacionadas à gestão por processos e sua aplicação nas organizações. Apresentada aos estudantes o BPM (Business Process Management). Utilizando esta gestão nas organizações é possível analisar, modelar, executar, transformar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade para alcançarmos resultados satisfatórios. Existem três tipos de processos organizacionais, sendo eles os processos primários, processos de suporte e os processos gerenciais.

O estudo de caso tem como base a empresa Cacau Show que atua nacionalmente há mais de 20 anos no mercado, tendo suas mais de 2 mil franquias espalhadas pelo Brasil. Sendo uma das principais empresas de chocolate da américa latina e uma das empresas mais importantes e influentes do mercado de chocolate nacional.

Neste desenvolvimento contém a descrição da empresa, sua formação, sua cadeia de valor, hierarquia de processos, modelagem de processo e um macroprocesso contendo informações de toda cadeia de valor organizacional da Cacau Show. Com tudo, com foco principal em mostrar todo o processo de produção e de distribuição do chocolate desde o processo primário até que ele chegue ao seu destino final que é o consumidor.


2        Revisão Conceitual

2.1. Processos Organizacionais

Uma organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos, normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia. Processo consiste em um conjunto de atividades e tarefas relacionadas a fim de atingir um resultado comum.

Processos Organizacionais é uma série de atividades relacionadas entre si, envolvendo pessoas, procedimentos, equipamentos, informações, além de outros bens tangíveis ou intangíveis, sua execução transforma insumos (entradas) no qual é chamado de input, onde haverá uma agregação de valor desses insumos, então são geradas outputs (saída) de produtos, informações, serviços para um ou mais clientes que podem ser internos ou externos, os mesmos iram receber essas saídas sendo assim, todo esse fluxo desde as entradas até o cliente final do processo, constitui juntos o chamado fluxo de processos, e são aquelas atividades que ocorrem dentro da organização de forma continua e repetitiva.

“Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.”    

Hammer e Champy, 1994  

A gestão de processos organizacionais nada mais é que a orientação de informações que visualiza as funções de uma organização com base nas sequencias de suas atividades, esta visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

2.2.        Tipos de processos organizacionais

  • Processos Primários: são as atividades que a empresa faz para transformar as entradas em saídas, ou seja, transformar matéria-prima ou informações em produtos ou serviços;                                                                                                            

  • Processos de Suporte: Para que os processos primários possam acontecer, é necessário que existam os processos de suporte, como a gestão de pessoas, que não geram valor diretamente aos clientes, mas tornam possível a execução dos processos primários, que geram valor diretamente;
  • Processos Gerenciais: Planejar, organizar, liderar e controlar são os quatros fatores fundamentais para uma empresa.

As organizações possuem uma hierarquia do processo que é a forma de classificar os processos de acordo com o seu grau de abrangência na organização.

  • Macroprocesso: Processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, cuja operação tem impactos significativos nas demais funções, dependendo da complexidade, o processo é dividido em subprocessos;
  • Processo: Conjunto de atividades que transformam insumos em resultados que representam agregação de valor.
  • Subprocessos: Divisões do processo com objetivos específicos, organizadas seguindo linhas funcionais, os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento;
  • Atividades: Os processos/subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado de tarefas.
  • Tarefas: É um conjunto de trabalhos a serem executados envolvendo rotina e prazo determinado, corresponde a um nível imediatamente inferior ao de uma atividade.

As organizações só podem agregar valor a seus clientes, a si mesma e demais partes interessadas através de processos de negócio interfuncionais, e é através de seus processos de negócios que uma empresa executa sua estratégia, portanto devem ser geridos e otimizados continuamente, isto é, BPM (Business Process Management), utilizando esta gestão nas organizações é possível analisar, modelar, executar, transformar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade para alcançarmos resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização e assim se destacando no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (349.5 Kb)   docx (333.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com