TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modernidade Líquida

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas:

1 - Explique o que se entende como Modernidade líquida no pensamento de Bauman.

Bauman ao investigar o espírito inquieto da modernidade, diagnosticou que na vida contemporânea, os indivíduos, em seu cotidiano, interiorizam a perspectiva do “eternamente novo” e por isso não aprofundam seus relacionamentos, “os sólidos laços sociais e afetivos são liquefeitos, fragilizados, descompromissados” – citação segundo as Configurações Institucionais na Contemporaneidade, nada é duradouro e tudo é facilmente substituído.

Segundo Bauman, a modernidade líquida está relacionada ao esfriamento das relações humanas, na qual, tudo é instável, passageiro, nada dura para sempre, são relações inseguras, tanto no trabalho, tanto na vida pessoal e amorosa. Uma nova época na qual as relações sociais, são fragilizadas pelo individualismo; as econômicas, pelo consumismo e trabalhos instáveis; os meios de produção, pela obsolescência programada, sendo assim, todas são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. “Tudo é temporário, a modernidade (…) – tal como os líquidos – caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma”.

2 - Justifique porque, segundo Bauman, o consumo na modernidade líquida está relacionado ao que é efêmero, instável e descartável.

Parafraseando Vida para Consumo (Bauman, Zygmunt, 1925), a sociedade contemporânea é constituída essencialmente por consumidores, na qual o processo de construção da identidade das pessoas na sociedade de consumidores, se baseia unicamente em mercadorias. De acordo com o autor, na hierarquia herdada de valores reconhecidos, a síndrome consumista degradou a duração e elevou a efemeridade; ela ergue o valor da novidade acima do valor da permanência (pag 111). Desta forma, o consumo na modernidade líquida é instável, muda constantemente, tudo é divulgado e consumido rapidamente, logo após é descartado e substituído por algo mais novo, recém lançado e sempre é adquirido com base no mesmo discurso, o intuito das pessoas estarem sempre à frente e atualizadas.

3 - Diferencie os significados estabelecidos por Bauman entre a modernidade sólida e líquida.

Segundo Bauman, a modernidade sólida é caracterizada pela rigidez e solidificação das relações, são duradouras, fortes, em todos os aspectos, em todos os âmbitos, seja trabalho, família e até mesmo objetos de consumos, como móveis. Já a modernidade líquida, de acordo com as Configurações Institucionais na Contemporaneidade, Bauman ao investigar o espírito inquieto da modernidade, diagnosticou que a vida contemporânea se apresenta aos indivíduos de uma determinada forma que desestimula o aprofundamento nas relações interpessoais, não há espaço para laços sólidos e duradouros. Os indivíduos, na vida cotidiana, interiorizaram a perspectiva do “eternamente novo” e por isso não aprofundam os seus relacionamentos, “os sólidos laços sociais e afetivos são liquefeitos, fragilizados, descompromissados”. Em suma, na modernidade sólida, as relações são mais duradouras e firmes; já na modernidade líquida, as relações são maleáveis e facilmente substituídas.

4 - Estabeleça qual a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com